MotorDream

Testes

Teste: Ford Ka sedã Titanium - Mudança de status

12/01/2019 00:35  - FOTOS: JORGE RODRIGUES JORGE/CARTA Z NOTÍCIAS
Envie por email


Ford Ka sedã Titanium ganha conteúdo e desempenho para encarar rivais mais caros


POR EDUARDO ROCHA
AUTO PRESS
 
Virou uma espécie de missão para a Ford fazer do Ka um campeão de vendas no Brasil. Os esforços da marca foram no sentido de modernizar o modelo em relação a conteúdo e passar a oferecer os equipamentos mais desejados pelos consumidores. Isso fica evidente na configuração sedã do carrinho. Nas versões superiores, SE Plus e Titanium, ele ganhou uma nova motorização, 1.5 de três cilindros, e um câmbio automático moderno e eficiente. A estratégia vem dando certo. Em 2017, o compacto de três volumes da Ford vendeu 28 mil unidades e ele era o sétimo sedã mais vendido do país. Já no ano passado, ele ultrapassou os 41 mil emplacamentos e subiu para a quarta posição entre os sedãs – fica atrás apenas de Chevrolet Prisma, Toyota Corolla e Volkswagen Virtus. Um aumento próximo de 50% em um mercado que cresceu perto de 15%. 
As mudanças promovidas no face-lift do modelo foram fundamentais para esse desempenho. O modelo, lançado em 2014, precisava mesmo ser renovado para animar os consumidores em potencial. Além de alterações estéticas sutis, com mudanças nos para-choques e na grade dianteira, houve uma intensa melhora no conteúdo do modelo. Neste aspecto, o maior destaque é mesmo da versão de top, Titanium. Esta configuração traz de série seis airbags, bancos em couro, chave presencial para travas e ignição, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmara e sensor de ré, sistema multimídia com controle por voz, pela tela “touch” e pelo volante multifuncional, entre outros itens.
Sob o capô, o modelo traz o moderno propulsor 1.5 Dragon de três cilindros, que entrou no lugar do antigo Sigma. Ele rende 128 cv com gasolina e 136 cv com etanol, sempre a 6.500 rpm. O torque fica em 15,6/16,1 kgfm, respectivamente. Ele é gerenciado por um câmbio automático de seis marchas com modo sequencial manual com mudanças através de um botão na alavanca de marchas. Com este trem-de-força, o modelo consegue fazer o zero a 100 km/h em 10,5 segundos e chega à máxima de 180 km/h.
Com a mudança de forma e, principalmente, de conteúdo, o Ford Ka sedã perdeu o ar de carro de entrada e passou a oferecer conteúdo de compactos mais sofisticados, como o Volkswagen Virtus, Fiat Argo, Honda City e Toyota Yaris. Com a vantagem de seu preço de R$ 71.600 ficar abaixo de todos estes rivais com equipamentos semelhantes. Para a Ford, ele cumpre a função estratégica no objetivo de manter no quarto lugar no ranking das marcas no Brasil, posição que vem sendo ameaçada pela Renault nos últimos tempos.
 
Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.5 litro de 128/136 cv gera uma boa relação peso/potência, de 8 kg/cv, e não se esforça muito para animar o Ka sedã. O modelo se mostra bem-disposto a atender às solicitações do acelerador, com um ganho de velocidade uniforme. O câmbio automático conversa bem com o propulsor e em condução normal mal se percebe as mudanças de marcha. Nota 9.
 
Estabilidade – Apesar de não ter uma suspensão rígida e filtrar bem as irregularidades do piso, o Ka sedã tem um comportamento bastante neutro nas curvas. Apesar de ser até alto para um modelo de três volumes – tem 1,53 metros –, ele rola pouquíssimo e mostra um bom controle de carroceria. Para isso, conta com a ajuda dos pneus 195/55 R15, que calçam a versão Titanium de série. Nota 8.
 
Interatividade – Os recursos do nova Ka sedã oferecem muita funcionalidade. O sistema multimídia de 3ª geração, o Sync 3, traz recursos evoluídos de comando vocal e é gerenciado também através de uma tela touch, de 6,5 polegadas, instalada no alto do console frontal. O volante multifuncional comanda a central multimídia e o controle de cruzeiro. O modelo merecia, porém, um ar-condicionado automático, item esperável em um modelo que ultrapassa os R$ 70 mil. A Ford ainda não dá importância ao modo sequencial do câmbio automático e insiste em promover trocas manuais através de um incômodo botão na lateral da manopla de câmbio. Nota 8.
 
Consumo – Segundo o InMetro, o Ford Ka Titanium obteve nota B no geral e nota D na categoria, com consumo auferido em 7,6/10,9 km/l no ciclo urbano com etanol/gasolina e 10,1/14 km/l no ciclo rodoviário, com etanol e gasolina. Nota 6.
 
Conforto – A suspensão mantém um bom nível de conforto e ajuda na vida a bordo. E os bancos são bastante ergonômicos e o trabalho acústico da Ford no seu pequeno sedã é muito eficiente. O câmbio automático também contribui para tornar a vida do motorista mais fácil. Nota 8.
 
Tecnologia – Nas modificações para a segunda fase de produção do modelo, a Ford elevou o nível do compacto, principalmente na versão Titanium. Instalou seis airbags, controles de estabilidade e tração, auxílio para partida em rampa, sistema multimídia de última geração, câmbio automático, motor mais moderno, sensor de estacionamento traseiro, câmara de ré e sistema isofix. Está com sobras na categoria de sedã de entrada. Nota 9.
 
Habitalidade – A boa altura interna dá uma boa sensação de espaço no habitáculo. Mas o entre-eixos não é dos maiores – tem 2,49 metros –, e a área para joelhos, ombros e cabeça é apenas adequada. Embora haja modelos com porta-malas maior na categoria, seus 445 litros de capacidade são bastante suficientes. Nota 7.
 
Acabamento – Esta nova fase trouxe uma melhora tanto no aspecto quanto nos materiais empregados no acabamento interno. A combinação de couro com black piano e detalhe em cromado foi feita de forma elegante, sem exageros. A tela elevada no meio do painel dá um toque tecnológico. Nota 8.
 
Design – As mudanças exteriores se concentraram na frente e foram bem sutis. Em linhas gerais, o Ka sedã é simpático, mas não elegante. Os novos para-choques cheios de reentrâncias e detalhes cromados quebram a monotonia das linhas. A grade da versão tem uma certa sofisticação, com moldura e barras cromadas que engrossam nas extremidades. Na traseira, um friso cromado na base do para-choque tenta distinguir a versão, mas é sutil demais para ser notada. Nota 7.
 
Custo/benefício – A Ford lançou mão de quase todos os recursos disponíveis para os modelos feitos no Brasil para oferecer no novo Ka sedã. O carro é bem completo, mas o valor de R$ 71.600 o coloca em confronto com modelos mais sofisticados, como Volkswagen Polo e Toyota Etios, com a vantagem de ser melhor equipado. Nota 8.
 
Total – O Ford Ka sedã Titanium somou 78 pontos de 100 possíveis.
 
Impressões ao dirigir
 
Cômodo e animado
 
A melhora de conteúdo e acabamento do Ka sedã é notável. E o cuidado é ainda mais evidente na versão de topo, Titanium. A tela elevada no console central, os detalhes em cromado no lado de fora e no habitáculo confirmam a intenção da Ford de elevar o status do modelo. Mas um dos pontos altos é o novo trem-de-força do modelo. O ágil propulsor de três cilindros, 1.5 litro e 128/136 cv com gasolina/etanol acelera o modelo de 1.084 kg com muita facilidade. Não fosse o fato de o novo câmbio automático ter sido direcionado para o conforto, a aceleração do modelo seria bem superior à que obtém. O zero a 100 km/h é cumprido em 10,5 segundos. Não é nada ruim, mas poderia ser melhor em um modelo com relação peso/potência de 8 kg/cv.
No interior, destaca-se o acabamento caprichado, com revestimento em couro sintético de boa qualidade nos bancos, e a tela touch de 6,5 polegadas que se projeta na parte central do painel. A central multimídia conta com o moderno sistema de interface Sync 3  o mesmo utilizado no Mustang, por exemplo. Ele opera com facilidade através de comandos vocais e tem respostas razoavelmente rápidas. Além do que se vê, o conteúdo tecnológico do modelo é bem completo, com seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa.
Além de acelerar bem, o Ka sedã mostrou uma ótima dirigibilidade. Rodas e volante se comunicam de forma bem direta e a direção elétrica mantém o peso correto, tanto em manobras quanto em velocidades mais altas. A suspensão é firme e ponto de deixar o modelo bastante estável, mas consegue filtrar com eficiência pequenas irregularidades. O interior, embora não seja muito generoso em relação ao espaço, consegue acomodar bem quatro adultos. Ainda mais porque o modelo traz um habitáculo agradável, com boa altura de teto, acabamento correto e revestimento em couro nos bancos.  
 

Ficha técnica

Ford Ka sedã Titanium

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.497 cm³, três cilindros em linha, duplo comando variável na admissão e no escape no cabeçote e quatro válvulas por cilindro. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio automático com modo sequencial manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira e controle eletrônico de tração.
Potência: 128/136cv com gasolina/etanol a 6.500 rpm.
Torque: 15,6/16,1 kgfm a gasolina/etanol a 4.750 mil rpm.
Diâmetro e curso: 84 mm X 90 mm. Taxa de compressão: 12:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Controle de estabilidade de série.
Pneus: 195/55 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS com EBD com assistência de frenagem e de partida em rampa.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,28 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,57 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.084 kg.
Capacidade do porta-malas: 445 litros.
Tanque de combustível: 51,6 litros.
Produção: Camaçari, Bahia, Brasil.
Lançamento no Brasil: 2014.
Face-lift: 2018.
Preço: R$ 71.600.
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas