MotorDream

Motos

Aprilia Shiver 900 é testada no México

06/12/2018 05:00  - Fotos: divulgação
Envie por email


Aprilia Shiver 900 tem atributos tanto para uso urbano quanto em pistas
 
do Motorette para Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
 
   As motos naked costumam ser uma variante mais amigável das versões esportivas. Elas são menos carenadas e têm uma posição de pilotagem mais erguida, o que proporciona uma ergonomia melhor para o uso em circuito urbano. Com essas características, a Aprilia Shiver 900 se destaca com muito estilo e bom desempenho, capaz de proporcionar boas doses de alegria mesmo nas pequenas voltas do dia a dia.
   Em relação ao desenho, esse é o quesito em que os italianos ficam bem à vontade. Basta observar a combinação de cores e texturas da naked Shiver 900, que vão desde as tampas do motor até o chassis tubular e chegam, claro, aos defletores que acompanham tanque e rabeta. O escapamento vai abaixo do assento e oferece saída dupla sob a luz traseira – um detalhe que caiu muito bem e que poucas marcas experimentam. O quadro é de treliça de tubos em aço, com subquadro desmontável.
   Mecanicamente, as coisas ficam interessantes. O motor é um V2 de 900 cc, compatível com o programa de emissões Euro 4, que desenvolve 95 cv de potência e entrega um torque de 9,17 kgfm numa faixa de rotação média (aproximadamente 6.500 rpm). A caixa de marcha é de seis velocidades e a capacidade do tanque de combustível é de bons 15 litros. A suspensão dianteira tem curso de 120 mm e garfo invertido de 41 mm, enquanto a traseira tem 130 mm de curso e braço oscilante em liga de alumínio com amortecedor hidráulico único.
   Como é tendência nas motos de alta gama da atualidade, a tecnologia não pode ser esquecida. Na Shiver 900, o painel de instrumentos é uma tela digital de 4,3 polegadas que pode ser controlada no punho esquerdo e fornece as funções clássicas de informação, além da possibilidade de regulagem dos modos de condução e do controle de tração. O conta-giros é um detalhe que fica à parte. Com preço sugerido de 9.500 euros para o mercado europeu (cerca de R$ 41.800 em conversão direta), as cores disponíveis por lá são cinza, branco e verde. (Colaborou Victor Alves/Auto Press)
 
 
 
Primeiras impressões
 
Fora dos padrões

Cidade do México/México – O trabalho da suspensão da Shiver 900 é firme, mas sem chegar a ser incômodo. De fato, é possível enfrentar o trânsito cotidiano com tranquilidade. Até mesmo pelas dimensões não tão exacerbadas, que permitem passar entre os carros sem maiores problemas. As manetes de embreagem e freio são duras, o que contrasta um pouco com outras motos no segmento de naked - não que seja um problema, até porque permite uma maior sensibilidade. A caixa de marcha é exata e corta para priorizar a aceleração. O som do motor da Shiver 900 faz qualquer um sorrir. 
   A moto conta com modos de condução, controle de tração e ABS. Os dois últimos podem ser desativados caso o condutor precise deixar a moto mais “analógica”, numa volta em pista, por exemplo. Nas estradas, o rodar é cômodo e o peso da motocicleta, de 218 kg, proporciona bastante estabilidade, apesar de ser um dos “pecados” do modelo para a realização de curvas. O motor está sempre disponível para retomadas: sem dúvidas, um bom aliado para uma direção mais dinâmica em pistas e estradas mais sinuosas.
   Em se tratando do peso, apesar de parecer pouco, ele faz com que o piloto tenha que trabalhar mais o corpo nas situações de curva em velocidade. Não é tão ruim, mas não é algo comum entre as naked. Em geral, a Shiver 900 se mostra segura e sólida, com um caráter rude de condução, sem comprometer a comodidade e o dinamismo no uso diário.
 
    
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas