MotorDream

Ônibus e Caminhões

Lat.Bus, Feira Latino-americana do Transporte 2018, aposta na retomada do crescimento do setor de transporte rodoviário

03/08/2018 15:24  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Fabricantes mostram inovações para o segmento rodoviário e alertam para necessidade de investimentos na mobilidade urbana

POR VICTOR ALVES
AUTO PRESS


A crise econômica dos últimos anos impactou diretamente o setor de transporte rodoviário no Brasil. Além disso, de acordo com levantamento na Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), no ano passado, em comparação a 2016, houve redução média na demanda pelos serviços de 9,5%, o que equivale a uma perda de 3,6 milhões de passageiros por dia em todo o país. Ainda segundo estudo da NTU, houve queda de 35,6% no volume de pagantes nos últimos 20 anos, o que tem como consequência o aumento das tarifas, já que há menos usuários rateando os custos de operação – a oferta de serviço não diminui na mesma proporção do declínio do número de passageiros. Mas, nem tudo é má notícia: os indicadores de 2018 demonstram recuperação no segmento de transportes. Foi com este ânimo que a Feira Transpúblico, que acontecia desde 2007 em São Paulo, ganhou novo formato e ampliar seu alcance: deixa de ser nacional e passa a ser a Feira Latino-americana do Transporte – Lat.Bus. Com a proposta de ser a feira oficial de mobilidade urbana, a mostra realizada entre 31 de julho e 2 de agosto recebeu 80 expositores e mostrou a necessidade de políticas públicas de prioridade aos serviços de ônibus e deu visibilidade a empresas que atuam na América Latina para apresentarem soluções nesse modal de transporte.

Marcas como Marcopolo, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Volare e Neobus aproveitam a Lat.Bus 2018 para exibir suas novidades. A Marcopolo exibe sua linha de rodoviários New G7 e lança o novo micro-ônibus Sênior. Já a Scania apresenta o projeto Rentabilidade Comprovada, e tem como destaque, no segmento de 15 metros, o chassi K 440 8X2, enquanto a Mercedes lança o ACC – piloto automático adaptativo –, expõe seis chassis (urbanos, superarticulados e rodoviários), e apresenta soluções em combustíveis alternativos e veículos elétricos. Empresas de autopeças e tecnologia de bilhetagem eletrônica, operadores e prestadores de serviços inteligentes de transporte e outras entidades do segmento também marcam presença.

 

Destaques da Lat.Bus 2018:

Marcopolo – O novo Sênior apareceu na Feira com mudanças em sua largura externa, que foi de 2,35 m para 2,4 m, e eliminação do rebaixamento do corredor central. Por fora, o veículo apresenta elementos que acompanham os modelos rodoviários. São diferentes configurações internas que permitem o transporte de até 32 passageiros. A marca apresenta também a linha New G7: houve melhorias na iluminação interna, revitalização nas poltronas dos modelos Executivos e Semileito e alterações na cabine do motorista, como painel de instrumentos que dispensa o desvio de atenção da estrada para ser lido, display informativo e monitor opcional que exibe imagens do salão de passageiros e da câmara de ré. Faróis com máscara negra, luzes de posição em leds e “tiara” lateral em aço inox completam o visual dos modelos.



Mercedes-Benz
– A Mercedes-Benz se espalhou em um estande de mais de 1.400 m² e mostrou seis chassis – os modelos urbanos O 500 U, superarticulado O 500 UDA e OF 1724 L e os rodoviários O 500 R, RSD 6X2 e RSDD 8X2.  Na parte tecnológica, o lançamento do ACC, piloto automático adaptativo, é a grande atração para ônibus rodoviários no estande, que amplia para 14 o número de itens de segurança ativa nos modelos O 500. Tem ainda as tecnologias EIS (sistema de desligamento automático do motor) e RKM (módulo de recuperação de energia elétrica), que reduzem o consumo de combustível e diminuem as emissões na atmosfera.

Chassi O 500 RSD

Neobus – O modelo Spectrum 325 é a nova opção da Neobus para fretamento e linhas intermunicipais. O modelo utiliza conjunto ótico com luzes em led e grade dianteira em formato de colmeia. Atrás, para-choque independente da rampa e vigia com desenho reto. Por dentro, o posto do condutor tem mais espaço lateral para as pernas, saídas de ar dos lados esquerdo e direito e revestimento do capô do motor para reduzir o ruído e vibrações. Tem até 13,2 m de comprimento e capacidade de transportar até 52 passageiros, dependendo da configuração interna e opção de poltronas. O modelo New Mega também trouxe novidades, como novos conjuntos óticos dianteiro e traseiro, sistema de refrigeração redesenhado, e melhorias na poltrona do condutor, que passa a contar com novas saídas de ar (inclusive para as pernas) e console mais ergonômico com mais espaço para movimentação e pernas.

Spectrum 325

Scania – A Scania participa da Lat.Bus 2018 com cinco modelos de sua gama, com destaque para o chassi K 440 8X2, de 15 metros. Tem também o K 360 4X2, em carroceria de 14 metros, e o ônibus movido a GNV/biometano K 280 6X2. A marca conta também com uma unidade encarroçada, na área externa, do K 360 4X2 e um K 400 IB 6X2 LD. Esses cinco modelos compõem a gama de quase 30 veículos para transporte urbano, intermunicipal, fretamento, rodoviário e turismo, com soluções também para sistemas de BRT e BRS, com adaptação para menores capacidades. Outras estratégias da marca são o programa Rentabilidade Comprovada, que permite aos potenciais clientes o teste de veículos antes da compra, e a campanha promocional de conectividade para otimização da operação das frotas.

Ônibus Scania movido a GNV/Biometano

Volare – O fabricante lança novos modelos e apresenta mudanças em sua gama de produtos Fly. Houve mudanças no desenho, com inclusão de luz diurna em led, novos para-choque e grade dianteiros e capas de retrovisor na cor do veículo. Atrás, há novo conjunto ótico e para-choque remodelado. O acesso do motorista à sua poltrona foi melhorado, e, como opcional, há câmaras de visão em 180 graus na dianteira e traseira com monitor no painel. A linha Fly é composta pelos modelos Fly 5 (que estreou a marca), Fly 6, Fly 9 e Fly 10, o de maior capacidade (36 passageiros), além do Access, totalmente acessível com piso baixo e Access E, 100% elétrico. Já a linha Attack, composta dos modelos Attack 8 e Attack 9, é opção para segmento de escolares, transporte pessoal e Rural, com unidades especiais e em versões 4X4.

Access escolar

Fly 6

Fly 9

Volkswagen CO – A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os 25 anos da linha Volksbus na Feira Lat.Bus 2018 com a apresentação dos chassis 9.160 OD Urban, 15.190 ODR, e 17.260 ODS e 18.280 OTS LE. Além disso, a marca lança seu primeiro rodoviário com terceiro eixo, o Volksbus 18.330 OT 6X2, que vai estrear com o time do Palmeiras. O modelo é equipado com motor Cummins de 360 cv e transmissão automática com retarder integrado.

Chassi 18.280 OTS LE

Volvo – A nova versão do chassi Volvo B270F é uma das atrações da marca na Lat.Bus. Preparado para receber carrocerias de até 15 metros, ele pode transportar até 112 passageiros, 50% a mais, graças à possibilidade de instalação de um terceiro eixo por empresas implementadoras independentes. Conta com suspensão a ar na configuração 4X2 com motor dianteiro e opções de layout com duas, três e até cinco portas, dependendo das especificações de cada cidade. A marca também exibe o B450R 8X2 para ônibus de 15 metros, que tem carroceria maior e permite transportar oito passageiros a mais em relação a modelos tradicionais. Além disso, a Volvo também apresenta estratégias de conectividade, segurança e produtos e serviços: a tecnologia SSA utiliza ajuda de radares e câmaras para exibir alertas e sons para evitar colisões frontais, trocas involuntárias de faixas, e freio de emergência automático em caso de colisão frontal iminente. Tem também o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade, que permite a programação de velocidades em áreas específicas, como curvas perigosas ou descidas, por exemplo.

Volvo B450R 15m

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas