MotorDream

Testes

Teste: BMW X2 - Esportivo e pessoal

05/07/2018 19:52  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: BMW X2 - Esportivo e pessoal

 BMW X2 é SUV com vocação menos familiar e mais focado no desempenho

por Rubén Hoyo, do Autocosmos.com
exclusivo no Brasil para Auto Press
colaborou Márcio Maio/Auto Press
 
As preferências dos consumidores de carros estão mudando drasticamente. A maioria deseja um SUV, a ponto de os sedãs enfrentarem um processo talvez parecido com o que as peruas encararam no passado, ou seja, de uma possível extinção. A BMW é uma fabricante cuja reputação é boa, ancorada na credibilidade e no desempenho de seus carros, e até poderia se preocupar com essa tendência. No entanto, está longe de renunciar aos seus hatches, sedãs, cupês ou à combinação de ambos. Ao contrário: segue aperfeiçoando sua linha, como ficou provado na nova geração do Série 5, um sedã simplesmente excepcional. Ao mesmo tempo, porém, não fecha os olhos para o que está ao seu redor. Tanto que vem desenvolvendo SUVs cada vez mais robustos e refinados. Caso do novo X2, que compartilha a plataforma com X1, Série 2 Active Tourer e praticamente toda a família Mini. Ou seja, a tração é dianteira e, em alguns mercados – não no México, onde a avaliação foi realizada, e nem no Brasil –, há opção de integral. 
 
O BMW X2 carrega um design agressivo e dinâmico, com proporções mais próximas até às de um hatch do que propriamente às de um SUV. Há elementos visuais que trazem frescor, como emblemas nas laterais, em uma homenagem aos cupês icônicos do passado da marca alemã. O interior é tipicamente bávaro, com muitos botões e uma grande tela flutuante na parte central com 6,5 polegadas de série ou, opcionalmente, 8,8 polegadas. Há uma luz em led que percorre a parte de baixo da moldura central e continua nas portas. Alguns outros elementos, como o head up display, teto solar panorâmico e compatibilidade com o Apple CarPlay e BMW App, que permite interagir com o sistema de entretenimento, também aparecem.
 
Mecanicamente, há apenas uma opção disponível para o motor. Trata-se de um quatro cilindros 2.0 litros turbo que entrega 192 cv e 28,6 kgfm de torque, associado à transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, que traciona a força para o eixo da frente. Há aletas atrás do volante para trocas manuais e o modelo é oferecido no Brasil em duas versões distintas: a sDrive20i GP, por R$ 211.950, e a sDrive20i M Sport X, que custa R$ 246.950. 
 
A versão top de linha traz no visual o pacote M Sport X, com tomadas de ar triangulares nas extremidades do para-choques dianteiro, moldura que a BMW chama de Frozen Grey na tomada de ar frontal e saias laterais em cinza. A traseira exibe o spoiler M sobre a tampa do bagageiro e o para-choques também é mais encorpado. O exterior ainda conta com rodas de liga leve M Sport, com 19 polegadas e raios em “Y”. A variante mais cara também traz teto com revestimento em Anthracite, enquanto os assentos recebem forração de couro Dakota. Entre os itens de série, destacam-se bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, volante forrado em couro, ar-condicionado automático digital com climatização em duas zonas individuais, chave presencial e espelhos retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento.  
 
Primeiras impressões
Agressividade premium
 
Cidade do México/México – Manusear o BMW X2 é bem divertido e a experiência a bordo é claramente premium. Para quem busca um SUV com comportamento esportivo neste segmento, a escolha lógica é o X2. Em geral, a qualidade dos materiais e montagem é boa, com alguns detalhes que dão uma personalidade jovem ao carro. Como a luz de led em seu interior. Além disso, o console central é extremamente prático para o condutor e seu desenho exclui um pouco o passageiro do lado no controle dos botões que estão localizados ali.
 
De maneira geral, há poucos espaços para armazenar objetos e eles também são pequenos. Um aspecto que denota uma vocação mais pessoal e menos familiar no modelo. Em qualquer caso, isso não significa que tenham sido feitos sacrifícios em termos de espaço para os ocupantes, uma vez que quatro adultos podem viajar confortavelmente.
 
Em movimento, o X2 se comporta muito bem: é ágil, bem plantado ao chão e com respostas precisas. A direção é rápida e o ajuste da suspensão é mais duro, realçando a vocação esportiva do carro. Principalmente quando o modelo recebe as rodas opcionais de 20 polegadas, montadas em pneus de baixo perfil.

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas