MotorDream

Testes

Teste:Porsche 718 GTS - Cavalaria feroz

04/06/2018 19:58  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste:Porsche 718 GTS - Cavalaria feroz

 Novo motor dá mais potência e torque ao Porsche 718 GTS

POR RUBÉN HOYO, DO AUTOCOSMOS.COM
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
COLABOROU MÁRCIO MAIO/AUTO PRESS
 
Foi em 1963 que a linha GTS, da Porsche, começou a levar para as ruas tecnologias utilizadas até então apenas em pistas de corridas. O primeiro foi o 911 GTS, seguido por 924 GTS e o 928 GTS, modelos que refinaram esse conceito durante os anos 1980 e 1990. No entanto, na era moderna, foi o Cayenne quem levantou a sigla GTS, seguido pelo impactante novo 911 Carrera GTS, chamado internamente de 997. Hoje, porém, as variantes GTS tornaram-se parte integrante de praticamente toda a gama Porsche, oferecendo sempre a mesma premissa: um desempenho muito mais atlético e pacote de grande valor, mas sem ser tão radical quanto as configurações Turbo ou GT. Agora atingiu a base da pirâmide, nos modelos 718, tanto o conversível Boxster quanto o cupê Cayman. E como – pelo menos por enquanto – não há nenhuma versão GT4 ou algo do tipo, estes GTS se tornaram o topo da gama 718. 
 
Mecanicamente, o modelo ganhou um novo coletor de maiores dimensões, para melhorar o fluxo de ar e aumentar a pressão do turbocompressor de geometria variável. O propulsor é um 2.5 litros turbo que gera 365 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. Ou seja, são 15 cv a mais que o 718 S atual e 35 cv a mais se comparado ao GTS da geração anterior, que carregava um 3.4 litros aspirado – não teve jeito, a Porsche também se rendeu ao downsizing. Números que permitem hoje que o esportivo de 1.405 kg pare o cronômetro em apenas 4,6 segundos depois de sair do zero até atingir 100 km/h. 
 
Além disso, e como é habitual nas versões GTS, não há só um ganho em termos de potência. O 718 GTS incorporou uma série de tecnologias que lhe permitem oferecer um desempenho esportivo superior. Como as rodas de 20 polegadas que escondem um sistema de freio herdado do 911 Carrera, com discos dianteiros de 330 mm e traseiros de 299 mm com pinças de freio de quatro pistões. Há ainda suspensão ativa que reduz a altura em 10 mm, gerenciamento vetorial de torque com diferencial mecânico e um pacote Sport Chrono que inclui a função de controle de largada.
 
Esteticamente, as características das versões GTS também estão presentes. Como detalhes em preto na frente, na saída do escapamento e nas rodas. Por dentro, os assentos são revestidos em uma combinação de couro e alcântara, este último material também presente no volante, na maçaneta do câmbio, no teto e nos painéis das portas. No Brasil, o 718 GTS é vendido tanto em sua carroceria Cayman quanto na Boxster. A primeira parte de R$ 447 mil, valor que não inclui a pintura metálica, enquanto o conversível exige mais R$ 20 mil para sair da loja.
 
Primeiras impressões
Para puristas ou não
 
Califórnia/Estados Unidos – O percurso escolhido pela Porsche para a avaliação nos Estados Unidos aliou paisagens surpreendentes a trechos de curvas a serem encarados, prudentemente, em média e baixa velocidade. E o modelo parece desafiar não apenas a física, mas também a lógica. Ao deixar as curvas, o esportivo se mantém perfeitamente bem plantado ao chão e a aceleração é impressionante.
 
Além do trem de força com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, foi possível dirigir também um 718 GTS Cayman com transmissão manual de seis marchas. Nos primeiros quilômetros, já se percebe o quanto a caixa de marchas é precisa. Na verdade, a adoção da transmissão manual faz da direção do cupê uma experiência quase religiosa, tamanho o nível de precisão e a capacidade de resposta impressionante que o carro mantém.
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas