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Teste: Toyota Yaris - Na fila de espera

10/05/2018 15:06  - Fotos: Divulgação
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Teste: Toyota Yaris - Na fila de espera

 Próximo de chegar ao Brasil, Toyota Yaris é testado no México com motor de Etios e câmbio CVT

POR JORGE BLANCARTE, DO AUTOCOSMOS.COM,
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
COLABOU MÁRCIO MAIO/AUTO PRESS
 
O Toyota Yaris só será vendido no Brasil a partir do meio deste ano. Porém, em alguns mercados próximos, já circula pelas ruas há algum tempo. No México, ele chegou há seis anos e, desde então, teve cerca de 15 mil unidades comercializadas. Os primeiros modelos vendidos eram fabricados no Japão, mas atualmente são importados da Tailândia. O visual frontal do carro, no entanto, muda de mercado para mercado – o vendido na Argentina, por exemplo, tem uma grade maior. O visual do modelo que será produzido no Brasil ainda não foi confirmado, mas como o hatch estará posicionado acima do compacto Etios, deve ser um pouco mais requintado. A carroceria sedã também estará disponível, mas deve ser apresentada apenas no Salão de São Paulo.
 
No México, a versão topo de linha do Yaris, a S CVT, utiliza o mesmo trem de força que o Yaris sedã. O motor é um quatro cilindros 1.5 litro capaz de render 107 cv de potência e 14,4 kgfm de torque. Na verdade, esse é o mesmo propulsor adotado nas versões do Etios 1.5 produzidas no Brasil. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou do tipo CVT – o Etios brasileiro tem câmbio automático de quatro marchas ou manual de seis. Para o Brasil, a expectativa é de que as variantes mais caras do Yaris possam ser equipadas com o motor 1.8 encontrado nas versões de entrada do Corolla, com 144 cv e torque de 18,6 kgfm.
 
No campo da segurança, há apenas dois airbags – os frontais, obrigatórios por lei no Brasil –, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Controles eletrônicos de tração e de estabilidade não aparecem entre os itens disponíveis para o carro no México. No Brasil, estes equipamentos são itens de série no Etios e certamente estarão presentes no Yaris. O comprimento é de 4,15 metros, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O peso fica em 1.070 kg na variante mais cara e as rodas de liga leve, de 15 polegadas, recebem pneus 185/60 R15. 
 
No interior, destaca-se a central multimídia com tela sensível ao toque, que reproduz CD/DVD, MP3, rádio, entrada USB, AUX e SD e com conectividade via Bluetooth. O ar-condicionado é manual e não há opcionais disponíveis para o Yaris S CVT hatch no México. O preço parte de 269.900 pesos, o equivalente a R$ 48.700. Por aqui, no entanto, espera-se que o modelo atue em uma faixa entre R$ 60 mil e R$ 85 mil, de acordo com a configuração e o motor adotado.

 
Primeiras impressões
Plano eficiente
Cidade do México/México – Ao entrar no Toyota Yaris S CVT, os materiais – entre tecidos e muitos plásticos – aparentam ser duradouros e resistentes. A montagem, de maneira geral, se mostra bem armada e não há rebarbas ou encaixes fora do normal. Mas basta ligar o hatch e acelerar o carro para perceber o bom trabalho realizado no isolamento acústico. Quanto ao espaço, quatro passageiros podem viajar confortavelmente. Até uma quinta pessoa consegue se acomodar na fileira traseira, principalmente porque o chão plano evita que seja necessário muito esforço para encontrar uma posição adequada. 
 
A central multimídia é simples, mas capaz de atender consumidores que não exijam demais de seus carros na parte da conectividade. É que falta compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, algo que pode decepcionar alguns motoristas mais antenados com os gadgets. No rodar, quando a estrada é plana, não é difícil ultrapassar outros carros ou retomar a velocidade. Em ladeiras, no entanto, há alguma sensação de falta de força, visto que o torque máximo só chega depois de 4.200 giros. O câmbio CVT faz um bom trabalho e, nas simulações promovidas pelo modo manual, consegue garantir alguma interação com o condutor. Já na economia de combustível, sua atuação é bastante eficiente. Durante a avaliação, foi possível garantir consumo de 15 km/l na estrada sem precisar de grande esforço para isso. Para quem busca um automóvel durável, próprio para o dia a dia e econômico, o Yaris S CVT é certamente uma excelente opção.
 

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