MotorDream

Lançamentos

Ford exibe o Ka FreeStyle, versão “SUV” do compacto que será vendido em 120 países

06/02/2018 10:03  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Ford exibe o Ka FreeStyle, versão “SUV” do compacto que será vendido em 120 países

por Eduardo Rocha
Auto Press

Quando lançou o EcoSport no início do milênio, a Ford estava, sem saber, criando um divisor de águas. Na época, já existiam no mercado SUVs compactos, como o Suzuki Jimny ou o Mitsubishi TR4, mas nenhum que se aproximasse tanto dos carros de passeio, tanto no comportamento dinâmico quanto no preço. A partir dessa invenção, cada vez que uma montadora apresenta um modelo que mistura características de dois segmentos diferentes, os chamados crossovers, insiste na ideia que está inaugurando um novo segmento. A própria Ford faz isso agora, com a apresentação da versão SUV do pequeno Ka, o Ka FreeStyle, ao qual definiu como CUV, de compact utility vehicle, ou veículo utilitário compacto.

O protótipo foi mostrado na quarta-feira, dia 31 de janeiro, primeiramente na Índia e oito horas depois no Brasil. Isso porque o modelo será vendido primeiramente no Brasil e Argentina – produzido na fábrica em Camaçari –, depois segue seu caminho por 120 países, começando pela Ásia, onde se chamará apenas FreeStyle, e paulatinamente será oferecido em outros mercados. O atual Ka hatch já é oferecido, por exemplo, na Europa, onde recebe o nome de Ka+.

 

O Ka FreeStyle é uma versão repaginada do compacto, com mudanças marcantes nos para-choques, que ganharam reentrâncias em formato de meia-lua nas extremidades e uma parte central mais proeminente. O modelo tem moldura de proteção que contorna todo o carro – caixas de roda e base das portas e dos para-choques. Sob os para-choques há paineis de proteção pintados de prateado. Há ainda detalhes como faróis com máscara negra com moldura cromada e rack de teto de alumínio. A grade é em formato de colmeia, os retrovisores externos têm luzes de direção embutidas e as rodas ganharam um novo desenho.

Apesar de ser apresentado como SUV, ele traz pneus para asfalto. A cor Marrom Trancoso apresentada no protótipo – na verdade, um ocre metálico – é outra novidade. A Ford não liberou informações sobre as características técnicas do modelo, mas, a princípio, a distância livre para o solo será quase 1 cm menor que o Ka Trail, por conta do pneu de perfil mais baixo – 185/60 contra 185/65. Apesar de ser definido como compacto utilitário, o habitat do Ka FreeStyle seria mesmo a cidade. A designação como SUV é mais uma açãode marketing que uma expressão das capacidades do modelo.

Pelo desenho de produto que a Ford apresentou, o Freestyle entra provavelmente como modelo de topo da gama Ka. Inclusive porque internamente ele vai receber tecnologias que a marca adotou recentemente no EcoSport, como sistema multimídia Sync 3 e tela flutuante no centro do painel. Isso indica que sistemas de auxílio dinâmico, como controle de estabilidade e tração, presentes na versão SEL, também devem ser incluídas. Com isso, o preço deve bater nos R$ 60 mil com a motorização 1.5, o que coloca o Ka FreeStyle para brigar numa faixa intermediária do segmento de compactos. No caso, enfrentaria  modelos derivados como Chevrolet Onix Active, Hyundai HB20X, Vokswagen Fox Xtreme e Renault Sandero Stepway. O Ka FreeStyle deve chegar ao mercado brasileiro apenas no segundo semestre deste ano.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas