MotorDream

Testes

Teste: Renault Kadjar - No meio termo

30/11/2017 09:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Na Europa, Renault Kadjar se posiciona entre o SUV compacto Captur e o médio Koleos

por Márcio Maio
Auto Press

A Renault decidiu apostar mesmo no segmento de SUVs nos últimos anos. Já lançou no Brasil o Captur – mas com estrutura diferente da europeia e produção nacional – e se prepara para lançar por aqui, no ano que vem, o médio Koleos. Entre eles está outro, em tamanho intermediário e com tração integral, mas sem passagem cogitada para o mercado brasileiro: o Kadjar, construído sobre a mesma plataforma do Nissan Qashqai. 

Apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 2015, o modelo tem linhas externas que se alinham com a atual identidade visual da marca francesa e já presentes no Captur. A frente traz faróis protuberantes e alongados, com leds. Eles se conectam à grade com o losango avantajado da fabricante no meio. De perfil, destacam-se rodas de liga leve de 17 polegadas e vincos bem marcados ao longo da carroceria. 

O tamanho não chega a ser um grande chamariz. São 4,44 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Volante tem comandos multifuncionais para o bluetooth e o controle eletrônico de cruzeiro. Já o som tem comando-satélite atrás do volante, como acontece no Brasil com o sedã Logan e o hatch Sandero, por exemplo. Há central multimídia com tela de sete polegadas e sensível ao toque, com funções de rádio e uso de aplicativos. Os comandos de climatização ficam logo abaixo, com ar-condicionado digital de duas zonas. 

Sob o capô, o utilitário esportivo dispõe de três motores, sendo dois diesel e um a gasolina. A gama de propulsores diesel é composta pelo 1.5 litro turbocharged de 110 cv e 26,5 kgfm de torque e um 1.6 litro de 130 cv e 32,6 kgfm de torque. Na versão a gasolina, o motor é um quatro cilindros turbo de 1.2 litro, capaz de desenvolver 20,9 kgfm de torque máximo e 132 cv de potência. Entre as possibilidades de transmissão está uma automatizada de dupla embreagem e outra manual, ambas de seis velocidades. Para tentar compensar um pouco a falta de tração integral na versão a gasolina, que é sempre 4X2, a Renault oferece o opcional Grip Control, que controla o diferencial dianteiro para ganhar alguma disposição para enfrentar terrenos irregulares, como neve, areia e lama.

 

Primeiras impressões

Vantagem útil

por António de Sousa Pereira
do Absolutemotors.com/Portugal
exclusivo no Brasil para Auto Press

Lisboa/Portugal – O Renault Kadjar está longe de exibir linhas encantadoras. Mas sua aparência sóbria e discreta não chega a desagradar. Uma surpresa positiva do modelo é ser um dos raros SUVs do seu segmento com tração apenas dianteira a contar com uma evoluída suspensão independente do tipo multilink atrás. E apesar de usar a mesma base do Nissan Qashqai, é 7 centímetros mais comprido que o utilitário japonês. Com isso, se torna mais espaçoso em todos os lugares, inclusive na área reservada às pernas dos ocupantes do banco traseiro. 

O interior decepciona. O habitáculo conta com alguns plásticos de aparência inferior, o que o distancia dos outros modelos da Renault. A central multimídia e o painel de instrumentos totalmente digital e configurável, por outro lado, se destacam. A posição de direção é elevada e muito correta. Os bancos forrados com couro e tecido recebem bem os passageiros e o desempenho dinâmico é um bom trunfo do SUV. Os pisos irregulares não assustam, em função da distância generosa do solo – 20 cm. Fora de estrada, em versão sem tração integral, o Kadjar assume-se como uma das melhores propostas de seu segmento entre as que dispõem de tração dianteira, ao tirar bom partido de ângulos de ataque e saída bastante razoáveis (18° e 28°, respectivamente) e do controle de tração Grip Control.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas