MotorDream

Motos

Teste - Scooter Piaggio MP3 300 LT Yourban ganha segurança e conforto através de recursos eletrônicos

28/09/2017 16:31  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste - Scooter Piaggio MP3 300 LT Yourban ganha segurança e conforto através de recursos eletrônicos

 

por Márcio Maio
Auto Press
 
Muitos são os fatores que favorecem as scooters no mercado nacional. Caso, por exemplo, das discussões sobre mobilidade urbana e da preocupação com emissões de poluentes. Acrescentar escudo de proteção e lugar para bagagem às características de praticidade e agilidade típicas das motos já aumenta o poder de atração desses veículos, a promessa de maior conforto, pela presença de uma segunda roda na dianteira – que dispensa a necessidade de colocar o pé no chão mesmo parado – fez da Piaggio MP3 300 LT um fenômeno no mercado europeu. 
 
 
O lançamento da MP3 aconteceu em 2006, reconhecida como a primeira scooter de três rodas do mundo. O motor tem 300 cilindradas e o a MP3 300 é encontrada em duas plataformas, longa e curta. As maiores são representadas pelas versões Sport e Business, com carroceria de 2,22 metros. Já os modelos Yourban LT e Yourban LT Sport têm 2,04 metros de comprimento. O visual tem apelo mais esportivo e, fazendo jus à tradição da Piaggio, o design ressalta a imponência e a elegância características da marca. 
 
Destaca-se na MP3 300 o alto nível de segurança. A começar pelos sistemas ABS e ASR, de antitravamento e de controle de tração das rodas, respectivamente. De acordo com a Piaggio, graças aos dois conjuntos de rodas e pneus dianteiros, a scooter é capaz de entregar o dobro da capacidade de frenagem em comparação a uma moto convencional, além de maior estabilidade nas curvas, melhor aderência lateral e menor risco de derrapagem.
 
 
O motor, de 300 cm³, traz sistema de injeção eletrônica de quatro válvulas de quatro tempos, com um único cilindro, que entrega potência máxima de 23 cv a 7250 rpm e torque máximo de 2,45 kgfm a 5.750 rpm. É mais do que entrega as versões Business e Sport, que pesam 25 kg a mais que os 217 kg da MP3 300 LT Yourban e atingem apenas 21 cv e 2,29 kgfm. 
 
Para melhorar o conforto do condutor, o banco conta com um amortecedor de choque para absorver os impactos de qualquer tipo de terreno. Duas pessoas podem se acomodar e, abaixo do assento, um compartimento com iluminação interna e tapete ressaltam a ideia de sofisticação que a Piaggio tenta impregnar no modelo. Segundo a fabricante, dois capacetes ou um laptop podem ser transportados no espaço. O dispositivo tem acionamento elétrico e, caso necessário, pode ser aberto por meio de um sistema mecânico.
 
 
O pacote multimídia traz conexão do smartphone ao sistema eletrônico de bordo, o que permite exibir dados como velocidade, rotação, potência do motor e torque em tempo real. Também é possível checar dados da maneira de conduzir do piloto, como aceleração em linha reta, inclinação nas curvas, consumo de combustível e velocidade média, entre outros dados. O telefone ainda pode ser usado para exibir mapas e rotas ou para localizar, por exemplo, postos de gasolina ou serviços de suporte mais próximos.
 
Impressões ao pilotar

Frente de vanguarda 

por Paolo Covassi
do Infomotori.com/Itália
exclusivo no Brasil para Auto Press
 
Itália - O motor da Piaggio MP3 300 Yourban LT oferece um desempenho brilhante em termos de consumo e emissões. O propulsor, quando utilizado pela mais leve das MP3s disponíveis na gama, garante a aceleração necessária para se mover com segurança e agilidade no trânsito.
 
A redução de peso também é sentida, especialmente em manobras de estacionamento, quando o modelo parece ser sempre fácil de manusear. Obviamente, o ponto principal da MP3 continua sendo o eixo dianteiro, com o sistema de suspensão dianteira articulado e a roda dianteira dupla, elementos únicos que fazem a Piaggio MP3 propiciar uma experiência completamente revolucionária no que diz respeito à estabilidade em curvas. Claramente superior a qualquer scooter convencional e excelente na estrada, mesmo em asfalto úmido ou com condições baixas de aderência.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas