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Teste: Volvo XC60 - Ofensiva nórdica

23/08/2017 09:00  - Fotos externas estáticas: Luiz Humberto Monteiro Pereira/ Carta Z Notícias – Fotos de interior, motor e dinâmicas: divulgação
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Segunda geração do Volvo XC60 chega ao Brasil disposta a ganhar espaço entre os crossovers de luxo

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press

Quando surgiu, no Salão de Genebra de 2008, o XC60 já deixou claro que não era um carro qualquer. De lá para cá, emplacou mais de um milhão de unidades no mundo. Produzido na fábrica de Torslanda, na Suécia, chegou ao Brasil em 2009 e já vendeu por aqui mais de 18 mil unidades. Chegou a liderar as vendas de crossovers e utilitários esportivos de marcas de luxo no Brasil até 2012, quando a liderança foi assumida pelo Evoque, da Land Rover. Em 2013, foi apresentado um facelift do XC60, em 2014 o motor 2.0 T5 Drive-E e, em 2016, surgiu uma inédita versão diesel. Em setembro, chega às concessionárias brasileiras a segunda geração, construída sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma usada no SUV grande XC90, no sedã S90 e na perua V90. O novo XC60 desembarca em três opções de acabamento – Momentum, Inscription e R-Design –, todas com motor a gasolina. Motorizações híbrida e diesel ficarão para 2018.

A segunda geração do XC60 desembarca por aqui com uma missão ambiciosa: se tornar a nova referência no segmento de crossovers e SUVs de marcas premium. Para tal, o crossover da marca sueca mudou muito, embora tenha preservado a identidade – o característico design escandinavo ainda é um destaque, mas surge agora em uma versão mais contemporânea e refinada. Dentro da proposta de oferecer dirigibilidade superior como diferenciais, diversas tecnologias automotivas de última geração foram incorporadas e, segundo a Volvo, posicionam o XC69 entre os mais modernos que a indústria automotiva já produziu. O novato "pegou emprestado" do XC90 alguns recursos avançados de segurança e dirigibilidade para se posicionar no patamar superior de seu segmento.

As dimensões do XC60 mudaram pouco, mas o suficiente para dar ao modelo um aspecto sutilmente mais dinâmico e mais assemelhado a uma perua que a um SUV – está 4 centímetros mais comprido, 5 centímetros mais baixo e 11 centímetros mais largo. Já o entre-eixos aumentou 9 centímetros, algo que se reflete no espaço interno, principalmente para os joelhos de quem senta no banco traseiro. Esteticamente, a proposta do novo XC60 é ser a expressão do moderno design escandinavo, que valoriza a robustez com um visual leve e elegante. O capô alongado, os para-lamas alargados e os vincos de linhas ascendentes ressaltam a imponência do veículo. 

Na frente, o sistema de iluminação full led expressa bem a evolução estética e tecnológica proposta pelo novo XC60. Desenhadas no interior do farol em formato “T” – que o marketing da Volvo criativamente batizou de “Martelo de Thor” – as luzes de posição diurna contribuem para a visualização do veículo, mesmo em dias claros. Os faróis incorporam quatro funções: são auto-direcionais, tem dispositivo anti-ofuscamento, nivelamento automático e acendimento automático. Os faróis de neblina também são em leds. Na traseira, a lanterna recebeu feixes de leds e o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante, que se prolonga na tampa do porta-malas.

Por dentro, detalhes em madeira, metais e detalhes esculpidos estão em harmonia com o discreto e elegante design escandinavo. O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. Navegação, conectividade e entretenimento estão disponíveis a pouquíssimos toques ou por comando de voz. A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O sistema integra uma versão atualizada do Volvo On Call – um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Por meio do smartphone, é possível controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação. As versões Inscription e R-Design vem com painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas. 

O novo XC60 é movido por uma versão renovada motor T5 Drive-E, apresentado em 2014. Com 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades, ele produz agora 257,5 cv de potência máxima – antes eram 245 cv – e os mesmos 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Dentro da proposta de proporcionar ao consumidor a experiência mais prazerosa de direção, o XC60 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive) em todas as versões, sempre amparado por um controle dinâmico de estabilidade e tração. São cinco diferentes modos de condução, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção. O Eco privilegia economia de combustível, o Confort prioriza suavidade nas reações, o Off-road é transitar em estradas de terra, o Dynamic é adequado uma condução mais esportiva e o Individual permite personalizar a configuração. A função Start/Stop, que desativa o motor quando o carro está parado, também é de série em todas as versões. 

A Volvo tem longa tradição em termos de segurança automotiva e o novo XC60 chega ao Brasil equipado com uma versão atualizada do City Safety, que inclui um assistente de direção que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não é suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente, seja um veículo, ciclista, pedestre e até animal de grande porte. As versões Inscription e R-Design oferecem outros dois recursos semiautônomos para a segurança. Um deles é o “Oncoming Lane Mitigation”, que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h. O outro é o “Blind Spot Information System”, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo. O modelo também disponibiliza como itens de série sistemas de alerta de mudança de faixa, de proteção em saída de estrada, de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, de alerta de colisão frontal e de monitoramento de pressão dos pneus. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda à lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com alerta de tráfego cruzado em marcha ré e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h. Além de todos esses recursos, o XC60 oferece a função Hands-Free, que permite a abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

Em junho, o novo XC60 entrou em pré-venda no Brasil com preços especiais por R$ 239.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design. A partir de setembro, com a chegada do modelo às 29 concessionárias Volvo, passará a ser oferecido por R$ 239.950, R$ 259.950 e R$ 269.950, respectivamente.

 

Ponto a ponto

Desempenho – Um motor turbinado vigoroso, um câmbio automático de oito velocidades bem escalonado e uma tração integral inteligente. Essa bela trinca confere uma performance notável ao novo Volvo XC60. Os 257,5 cv de potência máxima e os 35,7 kgfm de torque proporcionados pelo conjunto resulta em belas arrancadas e retomadas mais que satisfatórias. O torque máximo está disponível já a partir das 1.500 rotações, algo que se reflete em um motor sempre esperto e que proporciona respostas ágeis às solicitações expressas através do pedal da direita. Na versão R-Design, os paddle-shifts no volante permitem a troca das marchas sem tirar as mãos do volante – algo que pode tornar o passeio ainda mais divertido para quem gosta de pisar forte no acelerador. Segundo a Volvo, o zero a 100 km/h pode ser feito em 6,8 segundos. Nota 9.

Estabilidade – A Volvo sempre deu muita atenção à segurança de seus veículos. Com a nova suspensão, a tração AWD e os sistemas de segurança embarcados, o comportamento do crossover se mostra impressionante em curvas e retas. Mesmo em altas velocidades e em trechos sinuosos, o XC60 parece estar sempre totalmente sob controle. Nota 10.

Interatividade – O design escandinavo se expressa dentro do XC60 em uma agradável combinação de um sóbrio requinte com muita praticidade. Apesar de numerosos, os comandos estão dispostos de forma elegante, sem poluição visual. Os comandos são intuitivos. Os sistemas de direção autônoma, que freiam o modelo na iminência de uma colisão ou o devolvem à faixa certa, em caso de mudança de faixas não sinalizada, são efetivos e podem fazer a diferença e evitar acidentes. O display do sistema de entretenimento e conectividade recebeu atualização gráfica para tornar o uso ainda mais natural e intuitivo. Nota 9.

Consumo – O XC60 T5 Drive-E AWD R-Design recebeu a classificação “B” em sua categoria e "D" no geral no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com médias de 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l em estrada. Em emissões, levou nota "A". Nota 7.

Conforto – Nesse aspecto, o novo XC60 se sai melhor que o anterior. Todos os ocupantes têm bom espaço para cabeças. Na frente e atrás, há um bom vão para as pernas. A nova suspensão filtra bem os buracos e o isolamento acústico é eficiente. Nota 9.

Tecnologia – Certamente é o ponto forte do carro. O novo XC60 traz seis airbags, controle avançado de estabilidade, controle dinâmico de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O Volvo On Call oferece assistência 24h, incluindo auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. E os sistemas de segurança semiautônomos ainda freiam o modelo automaticamente na iminência de uma colisão e o devolvem para a faixa correta em caso de mudança inadvertida. Os sistemas de conectividade e entretenimento são funcionais e fáceis de interagir. Nota 10.

Habitabilidade – As portas são amplas e fazem que todos os acessos sejam facilitados. Os porta-objetos são bem distribuídos e práticos e os do console central têm porta escamoteável. Teto solar panorâmico elétrico é item de série em todas as versões e amplia a percepção de espaço interno. O porta-malas de 505 litros está de acordo com o segmento. Nota 9.

Acabamento – Outro aspecto onde houve evolução em relação ao modelo anterior. O cuidado com o acabamento no crossover da Volvo, que já era bom, agora é excelente. Os revestimentos internos são de bom gosto e bastante agradáveis ao toque. O XC60 é um ambiente bastante aconchegante para se estar. Nota 9.

Design – Os tempos em que a Volvo fazia carros quadradões ficaram definitivamente no passado. O novo XC60 é um carro de aspecto moderno e estiloso, com uma elegância refinada que escapa da rusticidade comum aos utilitários esportivos. Na versão R-Design avaliada, repleta de detalhes que justificam seu nome, o estilo é obviamente reforçado. E bem arrematado pelas rodas aro 21 Matt Black Diamond, que são belíssimas. Nota 10.

Custo/benefício – A partir de setembro, com a chegada do modelo às concessionárias, os preços serão de R$ 239.950 na versão Momentum, R$ 259.950 na Inscription e R$ 269.950 na R-Design. Valores com certeza elevadíssimos, mas compatíveis com os cobrados pelos concorrentes Audi Q5, BMW X3, Mercedes-Benz GLA Sport e GLC e Land Rover Discovery Sport e Evoque. Em termos de tecnologia, o representante sueco está "up to date" e nada deixa a desejar em relação à concorrência alemã e britânica. Nota 6.

Total – O Volvo XC60 T5 Drive-E R-Design somou 88 pontos em 100 possíveis.

 

Primeiras impressões

Volvo XC60 R-Design

Consistência com estilo

Dourado/SP - Na vistosa cor Fusion Red, a estilosa versão de topo de linha R-Design do crossover da Volvo foi avaliada em circuito de mais de 600 quilômetros. Realizado em dois dias e quase sempre sob chuva, o teste de avaliação partiu de São Paulo para atravessar trechos asfaltados e serpentear por estradinhas estreitas até a pequena cidade paulista de Dourado, no centro geográfico do estado, para depois retornar à capital paulista, incluindo alguns trechos em trilhas de terra.

O marketing da Volvo não gosta de admitir, mas não seria de todo errado afirmar que novo XC60 é um “pequeno XC90”. As tecnologias automotivas anteriormente apresentadas no SUV grande da marca sueca foram meticulosamente incorporadas ao crossover médio. E deixaram o veículo em condições de encarar tecnologicamente rivais bem preparados da Audi, BMW, Mercedes-Benz e Land Rover.

Depois de mostrar desenvoltura nos trechos paulistanos iniciais do circuito, o XC60 chega à Rodovia dos Bandeirantes. Lá, o comportamento do veículo se revela admirável, tanto em retas quanto em curvas de alta velocidade. A tração integral AWD, aliada aos diversos sistemas eletrônicos, transmite ao motorista a sensação de que nada é capaz de tirá-lo do bom caminho. O XC60 demora muito a revelar os seus limites e, mesmo quando o motorista exagera demais na pressão ao acelerador, o carro reage sempre de forma elegante, sem alarde. As rodas Matt Black Diamond que equipam a versão R-Design, além de belíssimas, são aro 21, o que reforça ainda mais a estabilidade. A versão Inscription tem rodas aro 20 e a Momentum vem com aro 19.

As trilhas por onde o XC60 circulou eram discretas, sem nada radical. Nelas, o crossover da Volvo também esbanjou desenvoltura e vitalidade. A suspensão, com sistema Double Wishbone na frente e Integral link atrás, filtra bem as imperfeições do piso. Em movimento, tanto no asfalto quanto na terra, o XC60 transmite sensação de leveza e nem de longe aparenta seus 1.926 kg. A proposta da Volvo de proporcionar ao motorista uma experiência mais prazerosa de direção foi atingida. Elegante e eficiente, o novato tem tudo para dar trabalho à concorrência. 

 

Ficha técnica

Volvo XC60 T5 Drive-E 2018

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.969 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e turbocompressor. Injeção direta e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de oito marchas à frente e uma a ré. Tração integral (AWD).

Potência máxima: 254 cv a 5.500 rpm.

Diâmetro e curso: 82,0 mm X 93,2 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.

Aceleração 0-100 km/h: 6,8 segundos.

Velocidade máxima: 220 km/h.

Torque máximo: 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.800 rpm. 

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente com braços múltiplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 235/55 R19 na versão Momentum, 255/45 R20 na versão Inscription, e 255/40 R21 na versão R-Design.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS e EBD.

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,68 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,86 m de distância entre-eixos.

Peso em ordem de marcha: 1.926 kg.

Capacidade do porta-malas: 505 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: Ghent, Bélgica.

Lançamento no Brasil: 2014.

Preço: R$239.950 na versão Momentum, R$259.950 na versão Inscription e R$269.950 na versão R-Design.

 

 

TRÂNSITO LIVRE

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