MotorDream

Testes

Teste: Kia Soul turbo 2017 - Alma polêmica

03/08/2017 09:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Kia Soul vem com motorização turbo e apresenta design que divide opiniões

por Victor Alves
Auto Press
 
 
O Kia Soul é um carro controverso. O desenho de formas quadradas realmente chama atenção – por ser considerado interessante ou bizarro. Isso somado à proposta inusitada, de ser algo entre uma multivan e um SUV, o torna ainda mais peculiar. O Soul agora ganhou mais um ponto de ambivalência. Depedendo da motorização, pode servir a quem apenas busca um veículo com personalidade diferente ou um comprador que deseja performance esportiva. Essa nova faceta aparece com a versão 1.6 turbo, com 202 cv de potência, vendida na Europa e em alguns mercados americanos desde 2017.
 
Por fora, o Soul turbo recebeu algumas mudanças para marcar esta nova personalidade. Os para-choques foram redesenhados e a frente exibe novas entradas de ar. Na traseira, há dupla saída no escapamento e foram adotadas novas rodas de 18 polegadas.
Em matéria de equipamento e conforto, o interior se mostra atraente e ergonômico – e bem menos “dramático” que o exterior. O sistema de info-entretenimento tem tela sensível ao toque de oito polegadas com funções de GPS e é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Outras funções do carro são câmara de ré, banco do passageiro com ajuste elétrico em oito posições, sensor de chuva, alerta de tráfego cruzado e monitoramento de pontos cegos.
Mas a grande novidade é mesmo o motor 1.6 turbo GDi. Com injeção direta de combustível, ele tem potência de 202 cv a 6 mil rpm e torque de 27 kgfm a 1.700 rpm, gerenciado por um câmbio de dupla embreagem de sete velocidades. Esse trem de força faz o carro acelerar até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em 7,5 segundos e chegar à máxima de 196 km/h.
Para completar o toque de esportividade, a Kia deixou a suspensão do Soul com um ajuste mais rígido. Outros adicionais foram os pneus de perfil baixo, 235/45 R18, e discos de freios maiores nas rodas da frente, para dar conta do novo desempenho. O Soul também dispõe de um seletor de modos de condução com as opções Normal, Eco e Sport.
Na Europa, o Kia Soul 1.6 turbo 2017 tem preço estimado em 21.400 euros – cerca de R$ 78.655. Por aqui, a montadora comercializa a versão com motor 1.6 aspirado, de 128 cv, por R$ 87.990. E como a marca anda em marcha lenta no Brasil, não há planos para a venda da versão turbo por aqui.
 
Primeiras impressões
 
Amizade cotidiana
 
por Rubén Hoyo
do Autocosmos.com
Exclusivo no Brasil para Auto Press
 
Cidade do México – O Kia Soul turbo se mostra um bom companheiro para o dia a dia. É muito ágil para se mover pelo trânsito das cidades devido ao seu tamanho relativamente reduzido, de 4,10 metros, e a altura elevada permite uma boa visibilidade.
O pequeno propulsor responde com muita força. Ele acelera com contundência, o que também é mérito da transmissão de dupla embreagem de sete marchas que realiza trocas rápidas. Não chega a ter o mesmo nível de funcionamento dos câmbios de dupla embreagem mais tradicionais, como o da Volkswagen, mas em geral opera impecavelmente bem.

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas