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Teste: Mercedes-Benz C 300 Sport - Com tudo em cima

07/06/2017 09:00  - Fotos estáticas: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias – Fotos em movimento: Malagrine Estúdio
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Mercedes-Benz lança no Brasil o novo C 300 Sport para ser o novo "top" da linha Classe C

por Luiz Humberto Monteiro Pereira 
Auto Press
 
Não foi por acaso que a quinta geração do Classe C foi escolhida para ser o primeiro modelo produzido na fábrica brasileira de automóveis da Mercedes-Benz, inaugurada em março de 2016 na cidade paulista de Iracemápolis. Lançado na Europa em março de 2014, o novo Classe C chegou ao Brasil e logo tomou do BMW Série 3 o lugar de líder em vendas nacionais no segmento dos sedãs premium. Para aumentar ainda mais sua competitividade em relação à concorrência – composta pelos germânicos BMW Série 3 e Audi A4, o sueco Volvo S60 e o britânico Jaguar XE –, a marca de estrela acaba de lançar no Brasil o C 300 Sport da quinta geração. Trata-se do novo “top” da linha Classe C – acima dele existem apenas as derivações AMG C 43 e C 63 que são transformadas pela AMG, preparadora de veículos e motores esportivos alemã vinculada à Mercedes-Benz. Produzido em Iracemápolis, o C 300 Sport incorpora novas tecnologias e acabamentos da AMG Line, além de um poderoso motor de 245 cv e 37,7 kgfm.
A motorização turbo de 2 litros com injeção direta de terceira geração é inegavelmente uma das maiores atrações do C 300 Sport. Segundo a Mercedes-Benz, ela leva o veículo da inércia aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos e permite ao sedã esportivo atingir 250 km/h, limitados eletronicamente. O sistema de injeção direta utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo. A tecnologia de injeção direta é complementada pela “ignição múltipla rápida”, que possibilita maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional, para gerar maior desempenho com menor consumo e menos emissões. A função start/stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente, reforça esse aspecto. 
O “powertrain” incorpora outra novidade, que passa a estar presente em todas as versões do Classe C: o câmbio 9G-Tronic, com nove velocidades. A alavanca da transmissão fica em uma haste à direita do volante. Três programas de condução – Comfort, Sport e Sport+ – permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Segundo a Mercedes, é a primeira transmissão automática do segmento premium com conversor de torque hidrodinâmico, que contribui para um comportamento ainda mais dinâmico, ao mesmo tempo em que aumenta significativamente o conforto de rodagem e a eficiência energética. De fato, na avaliação do InMetro, o modelo obteve nota A em emissões e em consumo dentro da categoria. 
Lançada na Europa em março de 2014, a quinta geração do Mercedes-Benz Classe C logo foi apelidada de “Pequeno Classe S”, por ser considerada uma “versão compacta” do sedã grande “top” da Mercedes, onde normalmente as novas tecnologias são introduzidas na linha da marca. O estilo dinâmico e elegante é basicamente o mesmo, mas o C 300 Sport se diferencia das outras versões do Classe C em aspectos estéticos que valorizam a esportividade. Por fora, o acabamento AMG Line aparece em frisos e soleiras e o pacote Night incorpora revestimentos em preto na parte inferior do para-choque e da grade e nas carenagens dos retrovisores. As rodas AMG de 18 polegadas têm cinco raios e fundo preto brilhante. 
Por dentro, impera o estilo sóbrio tradicional da marca, com acabamento AMG. Se destacam as cinco entradas redondas de ar – três na coluna central e duas nas extremidades –, velocímetro e conta-giros também redondos no painel, um elegante relógio analógico e o volante com a parte de baixo reta. Como em todos os Classe C, há um curioso contraste com o aspecto austero reinante no habitáculo: a tela de entretenimento de 8,4 polegadas, que parece estar pousada sobre a coluna central, como se fosse um pequeno tablet. Como a tela não é touchscreen, no centro do console há uma espécie de mousepad giratório que permite comandar o sistema de entretenimento e o GPS. Um charme especial é a possibilidade de escolher, por meio do sistema Dynamic Select, entre escutar músicas praticamente sem notar o ruído do motor no trânsito urbano ou, numa estrada sinuosa, ouvir pelo mesmo sistema a instigante sinfonia sonora do motor de 245 cv.
Entre os vários sistemas de assistência ao condutor, o C 300 Sport conta com o Esp Curve Dynamic Assist, que melhora a dirigibilidade em curvas, o Cross Wind Assist, que evita que o veículo seja empurrado por golpes de vento, e o Attention Assist, que detecta a fadiga do motorista. Para que a distância de frenagem seja diminuída, o pré-carregamento mantém as pastilhas dos freios automaticamente em contato com o disco e o Brake Drying diminui a umidade dos discos, de modo que a potência de frenagem esteja sempre disponível. Tanta tecnologia cobra um preço. O C 300 Sport custa R$ 241.900. Na linha Classe C, abaixo dele estão o C180 flex (nas versões Avantgarde e Exclusive, ambas por R$ 171.900) e o C250 Avantgarde (R$ 199.900). 


Ponto a ponto
 
Desempenho – Na novíssima versão de topo do Classe C, o funcionamento do motor 2.0 turbo de 245 cv impressiona pela desenvoltura. O torque máximo de 37,7 kgfm fica disponível entre 1.200 a 4 mil rpm e se expressa em uma oferta permanente de força. A transmissão 9G-Tronic, de nove marchas, entrega trocas rápidas e certeiras. Para quem prefere o acionamento manual das marchas, as borboletas atrás do volante são uma opção divertida. Nota 10.
 
Estabilidade – A suspensão tem um ajuste muito bom. O C 300 Sport encara curvas em alta velocidade com um equilíbrio impressionante. A tração traseira e boa rigidez torcional do conjunto tornam o sedã esportivo um carro bastante instigante. E os sistemas eletrônicos ajudam a manter tudo sob controle. Nota 10.
 
Interatividade – O GPS e o sistema de entretenimento da versão C 300 Sport, com seu visor de 8,4 polegadas, tem funcionamento um tanto confuso. A tela de 8,4 polegadas não é touchscreen e o touchpad no console central não é tão intuitivo. A haste para acionamento do câmbio se projeta à direita da coluna de direção – ou seja, ocupa um local normalmente destinado ao acionamento dos limpadores de para-brisas, que no C são acionados por uma haste no lado esquerdo. Os destaques positivos são as manoplas para acionamento manual das marchas, que tem funcionamento fácil, e o volante, que proporciona ótima pegada. Nota 8.
 
Consumo – Segundo as avaliações do InMetro, o consumo na cidade ficou em 9,6 km/l, o consumo na estrada bateu em 13,0 km/l e a emissões de CO2 apontaram 125 g/km. Nota A em emissões e A em consumo dentro da categoria. Nada mau para um esportivo de 245 cv. Nota 9. 
 
Conforto – Apesar da "pegada" esportiva, o C 300 Sport é um veículo com rodar suave. A suspensão absorve eficientemente os impactos. Os bancos de couro são confortáveis e aconchegantes. O espaço interno dá para levar quatro pessoas com conforto. Se for preciso três no banco traseiro, o conforto da viagem é um pouco comprometido. Nota 9.
 
Tecnologia – O C 300 Sport é generoso nesse aspecto. Além de um trem de força sintonizado com o que a Mercedes-Benz oferece de mais moderno, há sistema start/stop, Bluetooth, GPS com tela de 8,4 polegadas, sensores de chuva, crepuscular e de monitoramento pressão dos pneus e faróis com leds adaptativos, além de uma fartura de sistemas eletrônicos de segurança. Também estão lá airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro dianteiro e windowbags para condutor, passageiro dianteiro e passageiros do banco traseiro. O assistente ativo de estacionamento com Parktronic também está presente. O GPS e o sistema de entretenimento poderiam ser mais interativos e seguir a lógica touchscreen, herdada dos celulares, que aparentemente está se tornando hegemônica no setor automotivo. Nota 9.
 
Habitabilidade – No interior do C 300 Sport existem espaços eficientes para guardar diversos tipos de objetos. O porta-malas leva 480 litros. Os acessos pelas portas dianteiras e traseiras são corretos e é simples achar uma posição cômoda nos bancos. Nota 8.
 
Acabamento – O habitáculo do C 300 Sport é revestido com materiais refinados, de toque agradável e bem manufaturados. Os céticos de plantão terão de aceitar o fato de que o padrão de qualidade do interior do mais novo Classe C “made in Brazil" nada deixa a desejar em relação aos Mercedes importados. Nota 10.
 
Design – O C 300 Sport se destaca por seu design esportivo. A dianteira é dinâmica, com a estrela no centro da grade e os faróis full led.  Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam leds. Os vincos frontais e laterais dão ao sedã um aspecto másculo e contemporâneo. Por dentro, os revestimentos são elegantes e o aspecto geral transmite percepção de qualidade e harmonia. A exceção é a tela do sistema de entretenimento e GPS, que destoa do conjunto e parece um tanto improvisada. Nota 8.
 
Custo/benefício – Trata-se de uma versão esportiva do Classe C, carregada de tecnologias e com um trem de força moderníssimo. O preço de R$ 241.900 parece um tanto elevado, mas é competitivo em relação aos modelos concorrentes similarmente equipados. Nota 6.
 
Total – O novo Mercedes-Benz C300 Sport obteve 87 pontos dos 100 possíveis.


Primeiras impressões

Força e inteligência

Campos do Jordão/SP - O C 300 Sport disponibilizado para o teste de apresentação era na cor Branco Polar, com um vistoso estofado vermelho. Foi avaliado num trajeto de cerca de 400 quilômetros, no caminho que liga a capital paulista a Campos do Jordão. O percurso inclui a sinuosa e íngreme estrada que leva à badalada cidade serrana, sob medida para o C 300 Sport provar o equilíbrio de sua suspensão. E o novo esportivo da Mercedes efetivamente pode mostrar, na prática, a eficiência de seu “powertrain”, a segurança que oferece nas manobras mais dinâmicas e todo o prazer ao dirigir que é capaz de proporcionar.
O trajeto também permitiu utilizar todas as opções oferecidas pelo Dynamic Select, que permite que o condutor escolha um dos três modos de condução – Comfort, Sport e Sport+ –, além de reproduzir o ronco do motor no sistema de som. Em cada um dos modos, o C 300 Sport disponibiliza diferentes respostas de acelerador e de direção. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-Tronic pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade. As nove marchas da transmissão 9G-Tronic permitem uma condução otimizada em baixas rotações, com trocas suaves e reduzidos intervalos entre as marchas. E a suspensão do C 300 Sport desempenha papel importante na dirigibilidade e permite uma condução mais esportiva. Em curvas feitas acima dos limites da prudência, o sedã deixa escorregar um pouco a traseira – mas sem jamais dar sensação de insegurança. Nas frenagens fortes, a suspensão também esbanja equilíbrio e reforça a sensação de estabilidade. 

Ficha técnica
 
Mercedes-Benz C 300 Sport
 
Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. 1.991 cm3. Acelerador eletrônico e injeção direta.
Transmissão: Automática com nove marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência: 245 cv em 5.500 rpm
Torque: 37,7 kgfm entre 1.200 e 4 mil rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h: 5,9 s.
Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente.
Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo four-link, com barra estabilizadora e traseira do tipo multi-link com subchassi em alumínio e barra estabilizadora. Amortecedores a ar nas quatro rodas controlados eletronicamente e controle automático de rigidez e altura.
Peso: 1.530 kg.
Pneus: 225/45 R18 na frente e 245/40 R18 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS de série.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,68 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,45 m de altura e 2,84 m de distância entre-eixos. Oferece airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro dianteiro e windowbags para condutor, passageiro dianteiro e passageiros do banco traseiro.
Capacidade do porta-malas: 480 litros.
Tanque de combustível: 66 litros.
Produção: Iracemápolis, São Paulo, Brasil. 
Itens de série: Start/stop, Tirefit, Dynamic Select, adaptive brake lights, interior AMG Line, exterior AMG Line, pacote de estacionamento, pacote de espelhos, pacote antifurto, pacote Night, pneus run-flat, sistema de escape esportivo, ajustes elétricos de 4 vias para lombar, tapetes AMG, câmera traseira, assistente ativo de estacionamento com Parktronic, banco do passageiro com ajustes elétricos e memória, relógio analógico, espelhos retrovisores antiofuscantes, antena para GPS, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, sensor de chuva, teto solar elétrico, controle de cruzeiro com limitador Speedtronic, touchpad, monitoramento da pressão dos pneus, suspensão esportiva, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, acabamento do teto em tecido, Comand Online, alarme antifurto, ar-condicionado automático de 2 zonas, iluminação ambiente nos retrovisores externos, faróis full LED, painel com acabamento madeira black ash open-pore, kit visual AMG, alargamento da caixa de roda para rodas AMG, rodas AMG de liga leve de 18" com 5 raios pretos, DVD player, pacote de iluminação interna, sensor interno de presença, função de partida Keyless-Go, Attention Assist, conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia, controle de temperatura automático independente para motorista e passageiro dianteiro, freios adaptive brake (ABR), controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio dos freios (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida na subida (HSA), pré-carregamento (Priming), Brake drying e função Hold, Isofix, soleira das portas com logomarca “Mercedes-Benz”, volante multifuncional esportivo com base achatada de 3 raios com 12 botões
Preço: R$ 241.900. Não há opcionais disponíveis.

 

TRÂNSITO LIVRE

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