MotorDream

Lançamentos

Teste: Kia Rio 2018 sedã - Equilíbrio refinado

18/05/2017 11:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Kia Rio 2018 sedã entra na briga dos compactos com bom pacote de equipamentos e segurança

por Rubén Hoyo
do Autocosmos.com/México
exclusivo no Brasil para Auto Press
 
O Kia Rio é um carro muito bem definido no line-up mundial da montadora sul-coreana. Trata-se de um produto com alto grau de refinamento desde o ponto de vista estético, de equipamentos de conforto e segurança, até sua dirigibilidade. O modelo chega à linha 2018 com preços competitivos no mercado norte-americano e com ampla oferta de dispositivos de segurança e entretenimento.
Esteticamente, o Rio 2018 sedã tem a frente com o característico desenho “Nariz de Tigre”, típico da atual assinatura visual da Kia. Os faróis são “puxados” para trás e integram parte da lateral do carro, e abaixo, no para-choque, encontra-se a grade de ar bipartida do radiador. A traseira integra lanternas que ocupam a tampa do porta-malas, bastante semelhantes às do Cerato da segunda geração que foi vendida no Brasil.
O habitáculo do Kia Rio 2018 é amplo, adequado para quatro adultos de média estatura. Os acabamentos são em plásticos duros ao tato, mas com encaixes bem feitos, e as molduras próximas às janelas e ao console central são em black piano – o que ajuda a dar um aspecto mais requintado à cabine. O volante tem comandos fáceis de operar e é forrado em couro com costuras de cor branca que transmitem sensação de boa qualidade.
Ainda no interior, o Kia Rio 2018 incorpora um sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de sete polegadas compatível com as tecnologias Apple Carplay e Android Auto. A central não conta com GPS, mas isso pode ser contornado ao se utilizar a função de navegação do aparelho celular através de uma das duas interfaces compatíveis. O conjunto sonoro tem seis alto-falantes que cumprem seu papel de forma “aceitável”.
Sob o capô, o sedã da marca coreana adotou um motor quatro cilindros de 1.6 litro com injeção multiponto. Esse propulsor gera 121 cv de potência e tem 15,34 kgfm de torque, associado a uma caixa manual ou automática de seis velocidades que envia a força ao eixo frontal. A geometria da suspensão é do tipo McPherson na dianteira e barra de torção atrás.
No quesito segurança, o Rio 2018 sedã conta com seis bolsas de ar, freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e ESP e câmera de ré e sensores de estacionamento – versão EX. No México, onde é fabricado e já é vendido, o modelo parte dos 231.400 pesos (cerca de R$ 38.435) na versão LX com câmbio manual e chega aos 281.400 pesos (aproximadamente R$ 46.740) na versão de topo EX, com câmbio automático. Em outros mercados, como Estados Unidos e Europa, por exemplo, o carro terá lançamento em breve. Já no Brasil, ainda não há previsão para seu desembarque. (Colaboração de Victor Alves/Auto Press)

Primeiras impressões


Desempenho trabalhoso

Cidade do México/México - O motor do Kia Rio sedã de 1.6 litro cumpre bem a tarefa de movimentar o carro com a desenvoltura necessária na cidade e na estrada. Ou seja, anda bem, mas não tem desempenho que inspire emoção. O problema é quando o porta-malas está cheio e todos os assentos ocupados, o que dá mais trabalho ao motor para fazer o carro “sair do lugar”.
 
Segundo a Kia, no modelo com configuração automática, o consumo fica na casa dos 17,8 km/l em ciclo combinado. Uma cifra otimista, já que o carro pesa aproximadamente 1.131 kg. A caixa automática de seis velocidades funciona suavemente e é suficientemente rápida para encontrar a marcha adequada para a necessidade do momento, sem deixar cair demais o tacômetro.
 
O habitáculo tem boa vedação acústica, o que deixa as viagens mais silenciosas e agradáveis. A suspensão filtra adequadamente as imperfeições do piso e favorece a comodidade e conforto nas viagens mais longas. A direção é um ponto que precisa ser melhorado, pois transmite pouca sensação de precisão sobre o eixo frontal.
 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas