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Teste: Nissan Frontier LE - Além do tempo

24/03/2017 09:00  - Fotos: Marcio Maio/Carta Z Notícias (exterior) e Divulgação (interior e motor)
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Apresentada em 2015 na Tailândia, nova geração da Nissan Frontier finalmente chega ao Brasil

por Marcio Maio
Auto Press

Desde 2012, o segmento das picapes ganha um lançamento atrás do outro no Brasil. De uma hora para outra, as marcas perceberam o potencial de crescimento e apostaram alto na renovação de seus modelos – algumas até em projetos totalmente novos. Faltava a Nissan, que só agora colocou em jogo no Brasil a nova geração da Frontier. Novas tecnologias foram adotadas e um desenho que mistura traços de robustez e certa elegância marcam as principais inovações no modelo, que foi apresentado mundialmente na Tailândia em 2015 e desembarca agora no Brasil importado do México, apenas na versão de topo LE, por R$ 166.700.

A 12ª geração do utilitário chega ao mercado brasileiro com novo motor diesel 2.3 com duplo turbo, mas que rende os mesmos 190 cv e 45,9 kgfm do antigo 2.5 utilizado, que pesava 10 quilos a mais que o atual. Os turbos trabalham em regimes de rotação do motor diferentes: o de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e age até a rotação estabilizar. Nesse ponto, ele se desliga e deixa o de menor pressão sustentar o propulsor em velocidade de cruzeiro. Este motor trabalha em conjunto com uma nova transmissão automática de sete velocidades, com modo sequencial para trocas manuais.

Os itens de segurança contemplam assistente de partida em subidas e descidas, sensor de estacionamento, luzes diurnas, faróis de leds, limitador de diferencial – que evita que as rodas patinem – e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. De fábrica, a picape traz ainda sistema multimídia com Nissan Multi-App, que tem 2 GB de espaço para baixar aplicativos diretamente para o equipamento, além de banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras e chave presencial – “mimos” que aproximam o interior do utilitário com caçamba ao de um SUV.

Segundo a marca nipônica, a estrutura é mais resistente que a anterior, com chassi quatro vezes mais forte, mesmo mais leve e eficiente. A suspensão traseira, que antes era de feixe de molas, agora leva sistema multilink com molas helicoidais, que trabalha em conjunto com o eixo rígido. Na frente, segue braço duplo assistido por barra estabilizadora. O sistema de tração integral é acionado a partir de um comando no console central, abaixo dos comandos de climatização, à esquerda. Ali, é possível escolher entre o modo 4X2, 4X4 ou 4X4 com reduzida.

Externamente, a dianteira se destaca pela aparência "musculosa" ressaltada nas laterais mais altas do capô. A grade está alinhada à assinatura "V Motion", adotada em todos os últimos lançamentos da Nissan, e com faróis em formato de bumerangue. A altura do interior cresceu quase 9 centímetros, o que beneficiou principalmente os passageiros de trás. Já os bancos dianteiros trazem aquecimento em dois níveis de intensidade. O painel de instrumentos traz tecnologia TFT semelhante ao dotado no SUV Kicks. Além de poder visualizar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista navega entre nove telas disponíveis, que mostram funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre consumo de combustível.

Primeiras impressões

Elegância robusta

Tuiuti/São Paulo – Demorou, mas a nova Frontier chegou ao Brasil. O avanço estético da nova em relação à anterior é inegável. Pelo menos na dianteira. As linhas estão mais elegantes, mas sem perder um ar mais robusto que normalmente é desejável nas picapes de mesmo porte. Por dentro, a lógica segue a mesma dos últimos lançamentos no segmento dos utilitários médios com caçamba em suas versões de topo: aproximar a atmosfera ao máximo à de um SUV. Mas, de cara, uma característica decepciona na hora de procurar a posição ideal de direção: a falta do ajuste de profundidade da direção. 

O acabamento não surpreende, mas também não chega a decepcionar. Há uma quantidade razoável de porta-objetos e todos se localizam em pontos de fácil acesso. O habitáculo recebe bem quatro adultos, mas um quinto elemento pode se incomodar com o porta-copos localizado abaixo do assento central traseiro. Além disso, a área é reduzida pelo túnel central protuberante e pelas saídas de ar-condicionado de trás. 

O motor turbodiesel 2.3 litros reage bem às pisadas no acelerador. Não há um arroubo de potência, porém o modelo se sai relativamente bem nas arrancadas, retomadas e ultrapassagens, principalmente por se tratar de um veículo pesado – são 1.985 kg em ordem de marcha. O câmbio automático trabalha em boa sintonia com o propulsor, mas trocas manuais são possíveis apenas a partir da própria alavanca, algo pouco instigante. A Nissan organizou um teste de off-road para demonstrar as habilidades da nova Frontier no fora de estrada. Muita terra, descidas e subidas íngremes e desníveis de solo comprovaram que a picape está mais rígida e sacoleja menos.

Ficha técnica

Nissan Frontier LE 

Motor: Turbodiesel dianteiro, longitudinal, 2.298 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo de válvulas. Injeção direta de combustível. Acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático com sete velocidades à frente e uma a ré. Tração 4X4 com bloqueio de diferencial traseiro mecânico. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 190 cv a 3.750 rpm.

Torque máximo: 45,9 kgfm a 2.500 rpm.

Diâmetro e curso: 85,0 mm X 101,3 mm. Taxa de compressão de 15,4:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo Double Wishbone, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Traseira multilink com molas helicoidais e eixo rígido, barra estabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS e EBD de série.

Carroceria: Picape média cabine dupla sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Com 5,25 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,85 metro de altura e 3,15 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.

Peso: 1.985 kg em ordem de marcha. 1.050 kg de carga útil.

Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.

Capacidade off-road: Ângulo de ataque de 31,6º, ângulo de saída de 27,2º, ângulo de inclinação máxima em subida de 23,7º e altura livre do solo de 29,2 cm.

Produção: Morelos, México.

Lançamento da geração no Brasil: 2017.

Itens de série: Abertura da tampa de combustível por acionamento interno, sensor crepuscular, acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento, aquecimento dos dois bancos dianteiros, ar-condicionado automático digital de duas zonas e com saídas traseiras, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro rebatível, chave inteligente presencial, controle de velocidade de cruzeiro, desembaçador de vidro traseiro com temporizador, painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas, retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em leds, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura, estribo lateral, faróis de neblina com acabamento cromado, faróis dianteiros de rodagem diurna em leds, protetor de cárter, protetor de tanque de combustível, protetor de motor, rack de teto, alarme com sistema imobilizador, câmara de ré, controles de tração e estabilidade, controle inteligente de descida, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas e central multimídia com conexão à internet e GPS. 

 

Preço: R$ 166.700.

TRÂNSITO LIVRE

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