MotorDream

Motos

Kawasaki Versys-X 300 - Na média da aventura

23/03/2017 09:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Kawasaki Versys-X 300 tem proposta off-road e grandes chances de chegar ao Brasil em breve

por Márcio Maio
Auto Press

O mercado de duas rodas pode até seguir em má fase no Brasil. Mas tem crescido no cenário global e com atenção especial aos modelos de média cilindrada. Primeiro, porque aposta em clientes que estão começando no universo das motos. Mas também porque se situam entre os modelos de baixa e os de alta cilindrada, o que pode fazer com que clientes de qualquer um dos dois lados possam se sentir tentados a experimentar. A Kawasaki lançou no último Salão de Milão a Versys-X 300, uma aventureira que usa o mesmo motor da esportiva Ninja 300 e da naked Z300, ambas já encontradas no mercado nacional. E, por isso, já é grande a expectativa de que a marca japonesa promova o lançamento do modelo no Brasil em breve, embora ainda não haja uma confirmação oficial.

Trata-se de um propulsor de dois cilindros e 296 cc, com refrigeração líquida. No modelo, no entanto, ao contrário do que acontece na Z300 e na Ninja 300, o motor passou por algumas alterações que priorizam o funcionamento em baixos e médios giros, favorecendo sua proposta off-road. A potência segue em 39 cv, mas aparece em 11.500 rpm – na Z300, é em 11 mil giros – e o torque máximo é de 2,6 kgfm em 10 mil rpm, 0,2 kgfm a menos que na Z300. De acordo com a fabricante nipônica, essas mudanças deixaram o trem de força mais eficiente, garantindo autonomia de cerca de 400 quilômetros com seu tanque cheio, capaz de armazenar 17 litros de gasolina. A transmissão é de seis velocidades. 

As semelhanças com as outras motocicletas de 300 cc da Kawasaki acabam aí. Chassi e suspensões precisaram ser feitos especialmente para a proposta aventureira do modelo, assim como seu visual. Na frente, a Versys-X 300 usa suspensão telescópica de 41 mm, enquanto atrás o sistema é composto por link inferior Uni-Trak, com amortecedor a gás e ajuste de pré-carga. Já os freios trazem disco de 290 mm na dianteira e disco de 220 mm, com pinça de duplo êmbolo nos dois eixos. 

O quadro é feito em aço de alta resistência e as rodas têm 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás. São 2,17 metros de comprimento, com 86 cm de largura e 1,39 m de altura. A distância ao solo é de 18 cm e o assento tem altura de 84,5 cm. Já o peso, em ordem de marcha, é de 168 kg – 170 kg quando com ABS opcional. Entre os acessórios, ficam disponíveis protetores de mãos, malas laterais, protetor de motor e faróis de neblina, entre outros equipamentos. O painel de instrumentos tem um tacômetro analógico central, ladeado por um indicador de mudança de marchas e tela LCD multifunções. 

 

A Kawasaki Versys-X 300 pode ter cor verde ou cinza e seu preço nos Estados Unidos é de US$ 5.400 sem ABS e US$ 5.700 com ABS, ou seja, cerca de R$ 16.680 e R$ 17.600, respectivamente. Uma Ninja 300 sem ABS custa US$ 5 mil lá, próximo a R$ 15.445. Aqui, o mesmo modelo parte de R$ 19.990. Caso a Kawasaki traga mesmo a Versys-X 300 para o Brasil, o mais provável é que a marca cobre algo em torno dos R$ 22 mil pelo modelo, se seguir a mesma lógica utilizada no mercado estadunidense.

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas