MotorDream

Testes

Teste: Alfa Romeo Stelvio - Potencial elegância

10/03/2017 10:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

 

Alfa Romeo Stelvio tem dirigibilidade acertada e visual requintado e clássico da marca

por Michele Faccin
do Infomotori.com/Itália
exclusivo no Brasil para Auto Press

Além da esportividade de seus motores, a Alfa Romeo é mundialmente conhecida pelas linhas elegantes e formas refinadas que adota em seus modelos. A identidade forte é associada à assinatura do “cuore sportivo” – ou “coração esportivo” – na grade dianteira que, de longe, é a mais famosa do mundo automotivo. O esportivo Giulia Quadrifoglio, lançado em 2015 para alavancar as vendas da montadora, traduz bem a filosofia de elegância da marca. Mas, como esportivos não garantem altos volumes de venda, a Alfa Romeo investiu em algo que pudesse disparar suas participações no mercado: um SUV. E assim o fez. A casa de Arese lançou o Stelvio, que carrega todo o tradicionalismo das formas suaves da marca e tem tudo para agradar.

O interior do Stelvio exibe combinações de materiais e cores que sublinham a elegância dos produtos da Alfa Romeo. Trata-se de alumínio, madeira real, couro e tecidos que agradam tanto aos olhos quanto ao toque. A centralidade do motorista é uma característica bastante marcante para quem senta à frente do volante, onde se encontra um grupo com todos os comandos e controles. O painel de instrumentos em cores, de sete polegadas, exibe as informações essenciais para a condução. Toda a gama é equipada de série com sistema de áudio de oito alto-falantes, sendo quatro woofers e quatro tweeters – mas, se o cliente quiser, pode adicionar como opcional um subwoofer e mais cinco alto-falantes médios.

O Stelvio oferece um seletor chamado “Alfa DNA”. Essa função permite a escolha do comportamento dinâmico do veículo de acordo com a vontade do motorista. Os modos são Dinâmico, Normal e Avançado – o primeiro dá prioridade ao desempenho e capacidade de resposta, o segundo para rodagem em cidade, e o terceiro para maximizar a economia de combustível.

Além de seu estilo distinto e suas dinâmicas de condução, o Alfa Romeo Stelvio mostra toda a sua personalidade com duas opções de motores. Um deles é a gasolina de 2.0 litros, turbo, com 280 cv. O outro é diesel, de 2.2 litros, de 210 cv. Todos combinados com a transmissão automática de oito velocidades e tração integral nas quatro rodas. Os motores pertencem a uma nova geração de quatro cilindros da marca feitos em alumínio e interligados a eixos feitos de fibra de carbono.  

O trem de força a gasolina permite ao Stelvio fazer o zero a 100 km/h em 5,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 230 km/h. Já o diesel – primeiro em alumínio na história da Alfa Romeo – leva o modelo aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 6,6 segundos e atinge a máxima de 215 km/h.

Uma das características que fazem do Stelvio um carro com dirigibilidade acertada é a perfeita distribuição de peso entre os dois eixos. A relação peso/potência ideal foi alcançada por conta da utilização de materiais leves e tecnológicos. Como, por exemplo, fibra de carbono no eixo de transmissão e alumínio no motor, suspensão, capô, para-lamas e portas. Além da redução do peso total, isso contribuiu para a obtenção de uma excelente rigidez torcional, que também garante o conforto acústico e de manuseamento. Para o eixo dianteiro foi desenvolvida uma nova suspensão “double-wishbone” que, em conjunto com o eixo de direção, otimiza o efeito de filtragem e permite mudanças rápidas e precisas de direção. 

 

Na Europa, os preços do Alfa Romeo Stelvio para a configuração com motor a gasolina partem dos 52.800 euros para a versão Super, aproximadamente R$ 175 mil, e 57.300 euros para a versão First Edition, em torno de R$ 190 mil. Para as versões com motor diesel, os valores começam em 50.800 euros na variante Business, por volta de R$ 168 mil, 51.250 euros para a Super, próximo a R$ 170 mil, e 54 mil euros para a variante de topo Executive, aproximadamente R$ 179 mil. (colaboração de Victor Alves/Auto Press).

Primeiras impressões
 
Justo e acertado
 
Bolzano/ Itália – O novo Alfa Romeo Stelvio tem um comportamento bem esportivo, graças a uma distribuição equilibrada de peso, à direção direta e suspensão avançada com tecnologia Alfalink, além de uma extensa utilização de materiais leves e tecnologias. A posição de condução é extremamente moderna: o ângulo de direção elevado permite “dominar” a estrada, sem prejudicar o prazer de condução tão típico de um carro esportivo. Os assentos ergonômicos e confortáveis fazem a experiência de condução ainda mais dinâmica.
 
A performance do Stelvio é emocionante. A transmissão automática é capaz, de acordo com o modo do seletor “Alfa DNA”, de otimizar a suavidade, conforto e facilidade de condução em todos os campos de utilização. Além disso, melhora o consumo de combustível e as emissões de CO2.
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas