MotorDream

Testes

Teste: Range Rover Evoque conversível - Algo de novo sob o sol

18/11/2016 17:21  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: Range Rover Evoque conversível - Algo de novo sob o sol

Land Rover renova o poder de atração do Range Rover Evoque com a versão conversível

por António de Sousa Pereira
do absolutemotors.com/portugal
Exclusivo no Brasil para Auto Press


Um SUV com aptidão para enfrentar todo tipo de terreno – e conversível. O conceito não é inédito, mas faltam opções desse tipo no mercado. Não foi à toa que a Land Rover anunciou uma variante descapotável do campeão de vendas de seu line-up, o Range Rover Evoque. O cabriolet é baseado na versão cupê do modelo, que une o visual marcante do Evoque com toda a tradição off-road que a marca britânica conquistou – e com o charme inerente aos conversíveis.



O principal motivo para ter um Evoque conversível é o apelo estético do modelo. O estilo arrojado, somado à ausência do teto, surpreende. As rodas de 20 polegadas e os detalhes de acabamento ajudam a tornar impossível a tarefa de passar despercebido em qualquer lugar. Se a ideia é mesmo impressionar a vizinhança, a capota retrátil pode ser acionada com o carro em movimento (até 48 km/h) e leva 18 segundos para abrir. O fechamento é um pouco mais lento: 21 segundos.



No entanto, apesar de aparentar o propósito de ser um carro marcante visualmente, o Evoque Cabrio também pode se tornar valente para enfrentar todo tipo de terreno por conta do seu parrudo trem de força. A versão HSE Dynamic utiliza um motor 2.0 Ingenium, que rende 180 cv e 43,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de nove velocidades e tração integral. Os números são semelhantes aos de um Evoque comum. No entanto, a variante conversível sofreu um acréscimo de 300 kg em relação ao modelo convencional. O aumento na balança se deve aos reforços estruturais que o modelo precisou receber para andar sem um teto fixo.



Por se tratar da versão topo de linha do modelo, há bastante tecnologia embarcada. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de descida, controle de estabilidade, freio de estacionamento elétrico, sete airbags, ar-condicionado digital dual zone, bancos em couro com ajuste elétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e sonorização premium recheiam o pacote.



Vendida na Europa por aproximadamente 77 mil euros, aproximadamente R$ 280 mil, a versão HSE Dynamic desembarcará no Brasil, em tiragem limitada a 45 unidades e apenas com motor 2.0 turbo de 240 cv a gasolina. Em pré-venda e com previsão de entrega das primeiras unidades para março de 2017, o modelo custa R$ 292.500. Surpreendentemente, um preço bastante semelhante ao praticado para os europeus.

Primeiras impressões

Ímã de olhares

Braga/Portugal – Não há muita diferença de comportamento dinâmico da Evoque conversível em relação ao modelo convencional. Com exceção da ausência do teto, tudo se comporta da mesma maneira. A direção continua precisa e passa bastante segurança, assim como o comportamento em curvas. O peso extra dos reforços estruturais sobrecarrega o desempenho, tornando as arrancadas e retomadas mais lentas e o consumo maior. Na estrada ou no off-road, o conforto de rodagem é sempre bom, filtrando bem as irregularidades do solo e transmitindo conforto aos passageiros.



É impossível não atrair olhares a bordo do modelo. A junção de um carro com visual tão conhecido e imponente como o Evoque com a ausência do teto é infalível. Seu apelo estético é seu ponto forte e a principal motivação para sua compra. O teto retrátil pode ser acionado até os 48 km/h e leva 18 segundos para abrir. O processo para fechar leva pouco mais de 20 segundos. Mesmo com a capota aberta, o isolamento acústico e de vento é bom. O maior problema do carro, sem dúvida, fica para os passageiros do banco traseiro. Além de sofrer com o espaço quase nulo para as pernas, a tarefa de acessar os bancos exige bastante flexibilidade.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas