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Teste: Audi A3 - Leve retoque

05/11/2016 17:21  - Fotos: Divulgação
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Teste: Audi A3 - Leve retoque

Audi A3 2017 recebe pequenas mudanças para continuar atualizado

por Alexis Sanavio
do Infomotori.com/Itália
exclusivo no Brasil para Auto Press

Criado em 1996 para ser a porta de entrada da Audi no mercado automotivo, o Audi A3 sempre foi conhecido pelo seu afinado conjunto mecânico e seu visual marcante. A terceira geração do modelo, lançada em 2012 já apresentava defasagem em relação aos seus concorrentes. De olho nisso, a fabricante alemã se mexeu e deu um leve retoque no visual do modelo. As mudanças se aplicam em todas as variantes, sejam elas hatch, conversível ou sedã.



As poucas mudanças na dianteira deixam o carro com uma aparência mais robusta e esportiva. Os faróis são de xênon desde a versão básica e as versões mais completas podem trazer o conjunto ótico totalmente composto por leds. O para-choque dianteiro ganhou novo desenho, assim como o difusor traseiro. Ambos ficaram com aspecto mais agressivo. As lanternas traseiras têm design tridimensional e dão personalidade ao carro. A evolução linear, não chocante, mas talvez este é precisamente o que caracteriza o sucesso deste pequeno prémio. Os retoques foram leves, apenas uma atualização temporal.



Por dentro também ocorreram mudanças. A principal delas fica por conta do novo painel de instrumentos. O A3 incorporou o fantástico o novo Virtual Cockpit. Trata-se de uma tela digital de 12,3 polegadas com uma resolução de 1.440 x 540 pixels, instalada no cluster diante do motorista, no local onde normalmente se encontram os instrumentos tradicionais. Todas as informações cruciais para o motorista estão ali, incluindo o mapa do GPS, dados do computador de bordo, velocímetro e conta-giros. O sistema, no entanto, só vai equipar as versões mais caras do modelo. Nas com preço mais acessível, segue o mesmo painel analógico da versão anterior. O quesito segurança também foi revisto no A3 2017. O modelo agora passa a ser equipado com diversos dispositivos que visam a proteção dos passageiros. Há controle de cruzeiro adaptativo, sensor de fadiga e até um sistema que pode parar o veículo autonomamente em situações de perigo extremo.



A gama de motores do Audi A3 na Europa extensa. São três opções a diesel e outras três movidas a gasolina. Seu principal destaque fica justamente para a versão de entrada, que utiliza um 1.0 TFSI, o mesmo do Volkswagen Up, que rende 115 cv. Com ele, o A3 acelera de 0 a 100 em 9,7 segundos com velocidade máxima de 206 km/h. Além do desempenho, o propulsor alcança médias de consumo de até 20 km/l. O câmbio pode ser tanto um manual de seis marchas ou automático S Tronic de dupla embreagem.



Custando a partir de 34.300 euros na Itália, aproximadamente R$ 123 mil, o facelift do Audi A3 tem previsão de desembarcar no Brasil no início do ano que vem. Atualmente o A3 é vendido nas variantes sedã, hatch e conversível, com motores 1.4 TFSI de 150 cv e 2.0 TFSI de 220 cv.



Primeiras impressões

Simplicidade funcional

Cremona/Itália – O acerto dinâmico do Audi A3 sempre foi louvável. O da terceira geração continua excelente e afiada, em todas as versões. O comportamento do carro em curvas é preciso e firme, mas não deixa de ser confortável para os passageiros. É a típica simplicidade que funciona. Os assistentes de segurança elevam o nível de segurança do A3. O controle de cruzeiro adaptativo funciona com precisão e o sistema de fadiga aumenta a segurança em viagens mais longas.



Todas as versões possuem um desempenho justo e chamam atenção pela eficiência energética, flutuando bem entre economia e desempenho. Todas as ofertas de câmbio são divertidas e a velocidade das trocas de marcha do câmbio de dupla embreagem impressiona positivamente. Vale ressaltar a diferença de comportamento do carro, de acordo com a seleção de condução escolhida. Na opção dinâmica o A3 fica afiado. O modo conforto, como o nome diz, prioriza o conforto de rodagem. A opção Eco permite reduzir ainda mais o consumo de combustível por conta da função que desacopla o motor do câmbio.

 

TRÂNSITO LIVRE

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