MotorDream

Testes

Teste: Renault Scénic - Presença em cena

03/11/2016 18:05  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: Renault Scénic - Presença em cena

Na Europa, a Renault segue aposta em minivans com nova Scénic, mais tecnológica e maior

por Gianluca Cuttitta
do infomotori.com
Exclusivo no Brasil para Auto Press

A Renault sabe que, no universo automotivo global, os SUVs ganham cada vez mais espaço. Tanto que a marca lançou recentemente o médio Koleos e o compacto Kwid – que devem chegar em breve ao Brasil. Mas isso não significa que a fabricante francesa tenha deixado de olhar para um segmento que antes já teve seus dias de glória e que, na Europa, ainda encontra espaço para se manter na ativa: o das minivans. Prova disso foi a chegada da quarta geração da Scénic, apresentada no Salão de Genebra, em março último. O carro, que foi vendido no Brasil até 2010, cresceu. E, de quebra, ganhou uma série de itens tecnológicos.

A nova Scénic está 40 milímetros mais longa e 20 mm mais larga do que sua antecessora, totalizando 4,41 metros de comprimento e 2,13 m de largura, incluindo retrovisores. Já o entre-eixos mede 2,73 m. O desenho aposta em linhas mais esportivas, apesar da proposta familiar do veículo. Destacam-se o para-brisa inclinado, capô curto e as avantajadas rodas de liga leve – dependendo da configuração, podem chegar a 20 polegadas. Por dentro, a “cereja do bolo” é uma tela multimídia de 8,7 polegadas em posição vertical, logo acima dos comandos do ar-condicionado. Dali é possível acessar diversas informações do veículo, como os dados do computador de bordo, por exemplo.

Sob o capô, a Scénic recebe duas opções de motores a gasolina. Ambas são 1.2 litros, mas com 115 cv ou 130 cv, sempre em conjunto com transmissão manual de seis velocidades. Há ainda outras quatro opções movidas com diesel, 1.5 ou 1.6 litro, com potências máximas entre 95 e 160 cv. Nestes casos, além do câmbio mecânico, há ainda transmissão automatizada de dupla embreagem com seis velocidades.

A lista de itens de série é bem extensa. A começar pelo Hybrid Assist, um sistema que recupera a energia gerada durante as frenagens para alimentar um motor elétrico que, por sua vez, ajuda nas acelerações – disponível apenas na motorização diesel de 110 cv e com transmissão manual. É possível ainda personalizar diversos ajustes do carro, como respostas do acelerador e motor, velocidade de trocas de marchas e peso da direção, a partir de cinco modos de direção. O controle de cruzeiro adaptativo ajusta automaticamente uma velocidade e mantém a distância pré-definida para o carro na frente. A troca involuntária de faixa causa vibração no volante em velocidades de até 70 km/h e o modelo traz também sistema de estacionamento automático que procura vagas quando está até 30 km/h e assume o controle do carro nas manobras. Os preços partem de 23.900 euros na França, ou seja, o equivalente a R$ 85 mil. (colaboração de Márcio Maio/Auto Press).

Primeiras impressões

Comportamento exemplar

Bordeaux/França – De imediato, nota-se o conforto melhorado no banco do motorista da minivan Scénic. A ergonomia é garantida com o ajuste para todas as configurações possíveis. Além disso, o amplo para-brisa entrega boa visibilidade. O interior é bem moderno, com uma grande tela no console central onde é possível controlar diversas funções. A direção, bastante suave, permite manobras precisas e rápidas.

Em movimento, consegue-se apreciar a eficiência do extenso aparto tecnológico de segurança. Como o sistema que detecta pedestres – devidamente testado, reconheceu uma pessoa que atravessou sem olhar. Em curvas, nota-se um comportamento extremamente equilibrado. As respostas rápidas do freio também contribuem para a sensação de segurança. O isolamento acústico é outro ponto digno de elogios e isso vale tanto para versões com trem de força a diesel quanto a gasolina. Em resumo, trata-se de um modelo familiar notável.
 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas