MotorDream

Testes

Teste: Volkswagen Polo GTI - Compacto bem temperado

27/10/2016 16:21  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: Volkswagen Polo GTI - Compacto bem temperado

Testado no México, novo Volkswagen Polo GTI mostra que não nega as raízes esportivas

por Luis Hernández
do autocosmos.com
Exclusivo no Brasil para Auto Press
 
GTI. Três letras que compõe a sigla mais desejada pelos amantes da Volkswagen e representam a linha de veículos com apelo mais esportivo da marca. A tradição, começada nos anos de 1970 com o Golf, chega ao seu momento mais atual no Polo GTI 2017. A nova geração do compacto traz muitas semelhanças com o primeiro modelo que recebeu o “carimbo esportivo” da marca. 
 
 
Em relação ao Polo original, o GTI 2017 recebeu uma série de alterações: motor, transmissão, direção foram revistos para ter mais desempenho, assim como o design foi aprimorado e alguns quilos foram eliminados na balança, com objetivo de melhorar o rendimento do automóvel. Impressionam no Polo GTI 2017 as semelhanças com o modelo que deu vida à sigla GTI. Em comparação com o Golf GTI de 1976, o Polo GTI é apenas 27 cm maior. O design do Polo é mais esportivo, com grade em formato de colmeia – assim como no atual Golf GTI –, para-choques mais volumosos, saias laterais, faróis com detalhe vermelho, aerofólio, rodas aro 17 polegadas e saída de escape dupla.
 
 
Debaixo do capô, a tarefa de colocar o Polo GTI em movimento é do motor de quatro cilindros, 1.8 litro turbo de 190 cv e 29,5 kgfm de torque entre 1.250 e 4.200 rpm. A força é transmitida para as rodas dianteiras através da conhecida transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades, DSG. Completam o pacote de melhorias dinâmicas o conjunto de suspensão 10 mm mais baixo e bloqueio do diferencial eletrônico. As quatro rodas têm freios a disco, ventilados na frente e sólidos no eixo traseiro.
 
 
Por dentro, o Polo GTI não nega as raízes. Ele possui todos os elementos que compõem um GTI legítimo. Além dos emblemas e costura vermelha clássicos, os assentos são cobertos com o mesmo padrão de tecido escocês que equipou a primeira geração do Golf GTI. De negativo, somente a central multimídia antiquada, que não possui integração com Apple CarPlay ou Android Auto ou câmara de ré. O Volkswagen Polo GTI custa, no México, 335 mil pesos, o equivalente a R$ 57 mil. No Brasil, custaria pelo menos 50% a mais.
 
 
Primeiras impressões

Tradições de família
 
Cidade do México/México – Dinamicamente, o Polo GTI é o modelo que mantém melhor o espírito da sigla. A relação peso/potência do modelo é de 6,7 kg/cv, digna de um autêntico esportivo. Apesar de pequeno, o motor 1.8 turbo produz um som encorpado e interessante, o que aumenta ainda mais a vontade de andar sempre com o pedal direito pressionado. As acelerações são impressionantes. É surpreendente o imediatismo com que o carro responde. O “turbolag” é praticamente inexistente, o que torna a sensação de velocidade brutal.
 
 
Se tratando de um esportivo, não se pode esquecer o principal número de referência, o tempo de aceleração a zero a 100 km/h. O modelo leva 6,8 segundos cumprir a tarefa, que é alcançada com o auxílio do câmbio de dupla embreagem. São apenas dois décimos a mais que o Golf GTI e seus 30 cv extras. As trocas de marcha são suaves e extremamente rápidas. Ser esportivo não significa que o carro seja desconfortável. Algo que deixou uma sensação positiva foi o excelente equilíbrio da suspensão, que une o melhor do conforto com desempenho. O pacote formado por motor turbo e potente, transmissão automática de dupla embreagem, bloqueio do diferencial eletrônico, direção elétrica e suspensão esportiva, torna o carro a definição de diversão ao volante. O vigoroso espírito da primeira geração do Golf GTI reencarnou no Polo GTI 2017.
 
 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas