MotorDream

Motos

Inauguração da fábrica brasileira da BMW Motorrad, em Manaus

26/10/2016 19:12  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Inauguração da fábrica brasileira da BMW Motorrad, em Manaus

BMW Motorrad inaugura no Brasil a primeira fábrica 100% de motos fora da Alemanha

por Márcio Maio
Auto Press

A queda acentuada nas vendas de motocicletas no Brasil não diminuiu o entusiasmo das marcas premium para investirem no país. Pudera. O mercado nacional, por mais que ande um tanto recuado nesse segmento, ainda está bem acima de outros mundo afora. A BMW Motorrad, por exemplo, traçou uma ambiciosa meta de vender 200 mil unidades de motos em 2020. E garante que, para isso, conta com uma boa participação do Brasil e do resto da América Latina. Tanto que a marca iniciou oficialmente a operação de sua nova fábrica, em Manaus, nesta quinta-feira, 20 de outubro. Trata-se da primeira unidade da fabricante bávara destinada exclusivamente à construção de motos fora da Alemanha. E o primeiro modelo escolhido para sair da nova linha de produção foi a F 700 GS.
 
 
A nova unidade fabril contou com investimento de cerca de 10,5 milhões de euros – cerca de R$ 35 milhões – e inicia a fabricação de outros oito modelos ainda em 2016: F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR e S 1000 XR. O décimo da lista já está escolhido e deve começar a ser vendido a partir do início do ano que vem. Trata-se do novo modelo de entrada da marca, a G310 R, que ainda não tem preço definido por aqui. Mas, ao que parece, é forte a expectativa por parte dos executivos da fabricante para acentuar o crescimento da BMW entre as marcas premium no Brasil com essa novidade.
 
 
A inauguração da fábrica brasileira é uma peça importante para alcançar a meta de fechar 2020 com 200 mil motos vendidas em todo o planeta. Em 2015, o número global chegou a 136.963 unidades e já representou um crescimento de 10,9% em relação a 2014. Deste total, o Brasil foi responsável por 7.745 exemplares, uma redução de 1,29% em comparação ao ano anterior, quando foram registrados 7.847 emplacamentos da marca no país. E, embora a fabricante não chegue a estabelecer uma previsão de quanto esses números podem crescer com a sua linha de produção própria no Brasil, a capacidade inicial é de construir, anualmente, 10 mil motocicletas no único turno em funcionamento atualmente. Para isso, a fábrica tem mais de 175 colaboradores e já estabeleceu parcerias com mais de 45 fornecedores locais. Números que, fatalmente, aumentarão de acordo com o crescimento da demanda. “O BMW Group vem expandindo sua produção de motocicletas globalmente, visando o crescimento sustentável de nosso negócio. O Brasil segue como um mercado importante para esta estratégia e vemos um ótimo potencial no médio e longo prazo. Por isso escolhemos Manaus para a construção dessa primeira fábrica de motocicletas 100% BMW Group fora da Alemanha”, garante Stephan Schaller, presidente da BMW Motorrad.
 
 
A unidade levou cerca de nove meses para ficar pronta e foi erguida em uma área de aproximadamente 10 mil m². Mas a cautela antes de traçar expectativas para um possível crescimento nas vendas se justifica pelo fato de que a BMW já tinha uma produção local antes. Entre 2009 e até alguns meses atrás, essa fabricação era feita a partir de um acordo entre a marca bávara e a Dafra. Mas um empecilho prejudicava a continuidade desta união: a Dafra queria concentrar essa produção em menor escala, enquanto a BMW tinha planos de expansão para o Brasil. 
 
 
O acordo foi encerrado recentemente. Quase todos os modelos que serão produzidos na nova planta são herdados da linha de produção com a parceira brasileira. E os executivos da BMW garantem: a unidade tem capacidade de produzir qualquer um dos modelos de duas rodas disponíveis no catálogo global da marca. Mas já se espera reservar a maior parte de sua capacidade para a G310 R e também garantir sua exportação para outros países da América Latina a partir do Brasil.
 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas