MotorDream

Motos

Teste: Triumph Tiger Sport 1050 - Voracidade máxima

19/10/2016 19:21  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: Triumph Tiger Sport 1050 - Voracidade máxima

Triumph adota postura agressiva para emplacar a tecnológica Tiger Sport no Brasil

por Eduardo Rocha
Auto Press
 
A Triumph quer brigar com unhas e dentes no segmento de motos Adventure. A marca inglesa promoveu uma forte evolução na Tiger Sport para que ela encarasse com boa vantagem as rivais japonesas, como Kawasaki Versys 1.000, Yamaha Super Ténéré 1.200 e a futura Honda African Twin, e ainda pudesse ameaçar modelos de luxo como alemã BMW S1000 XR e italiana Ducati Multistrada 1.200. Para isso, a Triumph se armou com uma boa dose de tecnologia e também um preço para lá de competitivo. Os R$ 52.990 a deixa mais barata que as japonesas e com tecnologia comparável à das rivais europeias.
 
 
Uma das principais mudanças está na adoção do acelerador eletrônico ride-by-wire. A partir daí, todos os demais sistemas de controle dinâmico puderam ser implementados ou aprimorados, como o controle de tração, controle de cruzeiro e os modos de pilotagem para chuva, estrada e uso esportivo. No modo Sport, as respostas ao acelerador são mais brutas e imediatas. Já no modo Rain, as reações são bem mais suaves – a potência, inclusive, é reduzida dos 126 cv normais para cerca de 100 cv.
 
 
Além de ganho na eletrônica, a parte mecânica também evoluiu. O propulsor tricilíndrico de 1.050 cm³ recebeu melhoramentos na câmara de combustão, por exemplo, que foi redesenhada para ganhar eficiência. O escape também foi reprojetado para melhorar o fluxo – o que melhorou o consumo e criou um ronco bastante charmoso. Por fim, a Tiger Sport ganhou uma embreagem com escorregamento assistido, ou slip-assist, que reduz o esforço de acionamento e suaviza os engates do câmbio de seis marchas.
 
 
Para marcar as mudanças, uma série de refinamentos estéticos foi também introduzidas. O símbolo e o logo da Triumph aparecem em diversas peças de acabamento, como no assento em relevo, nas tampas do motor, nas pedaleiras, na tampa de combustível. O para-brisa passa a ter ajuste manual. Espelhos e protetores de mão ganharam um visual mais moderno e o painel de instrumentos foi redesenhado.
 
A Triumph acredita que a nova Tiger Sport vai ajudar a suavizar um pouco mais a crise no segmento de motos de alta cilindrada. A marca perdeu 4,4% de vendas enquanto o mercado se retraiu 18,6%. Essa diferença acabou provocando um aumento na participação da marca, de 8,9% para 10,5%. E essa situação deve se manter, caso a marca confirme sua previsão de comercializar 180 unidades do modelo por ano, ou 15 a cada mês.
 
Primeiras impressões

Rugido de fera

São Paulo/SP – Os números não ficaram assim tão diferentes da Tiger Sport anterior. A potência subiu 1 cv, para 126 cv, e o torque saiu de 10,6 para 10,8 kgfm. O que mudou foi a forma mais progressiva como a moto acelera e ganha velocidade. Mas o que vai mais chamar a atenção na nova Tiger Sport é mesmo o ronco rascante, grave e nada discreto que se projeta do novo escapamento.
 
 
A motocicleta ficou nitidamente mais sofisticada. Tanto no design quanto no material utilizado. Vários detalhes e acessórios em alumínio ou em metal polido emprestam requinte e valorizam o bom acabamento geral do modelo. E os recursos são fáceis de utilizar. Desde o computador de bordo e os modos de condução até o para-brisa de altura regulável. A boa ergonomia e altura do assento, de 83 cm, também ajudam a tornar o modelo inglês mais amigável.
 
Em movimento, a Tiger Sport faz valer o nome. Ela ganha velocidade rapidamente e tem muita força para retomadas vigorosas. O curtíssimo test-drive, com cerca de 15 minutos, só permitiu que fosse explorada no seu lado mais touring, em condições de estrada. Ali, o para-brisa não foi muito eficiente na hora de desviar o fluxo de ar que ataca o piloto. Em compensação, a estabilidade da moto em retas é impressionante. De qualquer forma, a Tiger Sport se mostrou vigorosa, mas dócil. E o novo acelerador eletrônico permite um controle bem mais refinado do seu comportamento.
 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas