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Teste: Volkswagen Touareg V6 FSI - Questão de números

14/10/2016 15:01  - Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
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Teste: Volkswagen Touareg V6 FSI - Questão de números

Idade do projeto e preço inibem as vendas do Volkswagen Touareg V6 FSI

por Fabio Perrotta Junior
Auto Press
 
Desde que o mundo é mundo, tudo precisa evoluir. Não é diferente para o Volkswagen Touareg. Ocupante do topo da gama de veículos da Volkswagen, o utilitário sofre com a falta de atualizações e um segmento onde isso é primordial para se manter competitivo em relação aos concorrentes. A idade do projeto, lançado em 2010, não esconde o visual cansado. Nem mesmo a versão de entrada do modelo, equipada com motor V6, melhora a questão do custo/benefício, visto que avança na faixa de preços dominada por Mercedes, BMW, Land Rover, Audi e Porsche. Briga complicada, com modelos já consolidados no segmento de luxo.
 
 
O problema não chega a ser o recheio ou o que o modelo pode oferecer. Em uma comparação direta, o Touareg é tão equipado e potente quanto alguns rivais premium de preço semelhante. Por exemplo, há o controle de velocidade adaptativo, sistema de som premium, teto solar panorâmico e motor de seis cilindros. No entanto, o mais importante neste segmento é a presença que o carro faz. Uma percepção de sofisticação que a marca Volkswagen sempre tentou imprimir em seus carros – com exceção do Brasil, onde sempre se encaixou em uma posição mais simples – mas nunca atingiu o nível dos compatriotas. Em resumo, pode ser pouco recompensador para o ego optar por ter um Volks na garagem, enquanto se pode escolher um BMW, Mercedes, Porsche ou Audi.
 
 
O Touareg compartilha a base com um de seus rivais. A plataforma é a PL71, mesma usada pelo Porsche Cayenne e pela geração passada do Audi Q7, duas marcas que compõem o Grupo Volkswagen. O trem de força é um desatualizado motor V6 3.6 FSI que desenvolve 280 cv a 6.200 rpm e 37 kgfm a 2.900 giros. Já a transmissão automática de oito marchas, com opção de trocas sequenciais na manopla ou através de borboletas atrás do volante, é feita pela alemã ZF. O conjunto consegue levar o utilitário da Volkswagen da imobilidade até os 100 km/h em 7,8 segundos e à velocidade máxima de 228 km/h.
 
 
A lista de equipamentos também mostra que o utilitário da Volkswagen é bem completo. Os itens de série trazem apenas o obrigatório no segmento, como seis airbags, sistema de entretenimento com GPS, bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas, Faróis bixenônio com luz de condução diurna em leds, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica, acabamento interno com detalhes em alumínio, sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, entre outros. Com isso, o Touareg V6 custa altos R$ 314.150. Mas é nos opcionais que o SUV se perde. Lá estão itens como o controle de cruzeiro adaptativo, teto solar panorâmico, sistema de som premium da Dynaudio e quatro câmaras auxiliares para manobras. Todo completo, o Touareg V6 FSI vai a absurdos R$ 364.881, custando praticamente o mesmo que um Porsche Cayenne ou um Land Rover Range Rover.
 
 
Tal valor pode ser difícil de justificar para quem ostenta um logo da Volkswagen – normalmente associado a produtos automotivos populares e não a modelos sofisticados. E que ainda tem um visual muito semelhante a veículos que custam dez vezes menos – como o Gol ou o Fox, por exemplo. Detalhes que talvez ajudem a explicar desempenho comercial um tanto tímido do Touareg. As vendas neste segmento no Brasil, evidentemente, não alcançam altos volumes, pois o foco é o reforço da imagem de cada marca e a rentabilidade de cada unidade vendida. E o grande destaque é o Land Rover Range Rover, que lidera com 509 unidades vendidas neste ano e custa a partir de R$ 381 mil. Já o Touareg teve apenas 87 emplacamentos no acumulado do ano.  
 
Ponto a ponto
 
Desempenho – O V6 de 3.6 litros e 280 cv cumpre bem o trabalho de movimentar as mais de duas toneladas do Touareg. O torque disponível logo aos 2.900 giros ajuda na sensação de força. A transmissão de oito marchas merece elogios pela suavidade e velocidade. O zero a 100 km/h é feito em 7,8 segundos, marca mais que respeitável para um veículo deste porte. Nota 8.
 
Estabilidade – O Touareg tem um surpreendente acerto, considerando suas dimensões e peso. O utilitário passa segurança em todo tipo de manobra, sem o menor susto para o motorista. A carroceria rola um pouco em curvas mais acentuadas, mas nada desesperar ou que comprometa a segurança. Nota 8.
 
Interatividade – Como qualquer carro topo de linha e cheio de equipamentos de conforto e entretenimento, o Touareg é lotado de botões. Porém, o funcionamento geral do carro é até bem simples. O sistema de som/GPS tem funcionamento intuitivo e projeta diversas informações também na tela posicionada entre os instrumentos. A visibilidade é boa, ainda mais com a ajuda das câmaras que mapeiam tudo que acontece ao redor do SUV e ajudam a estacionar o grande utilitário. Nota 9.
 
Consumo – O V6 do Touareg tem “sede”. De acordo com o InMetro, o utilitário faz média de 5,8 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada, com consumo energético de 3,50 MJ/km e obtendo nota ‘E’ no geral e no segmento. Nota 2.
 
Tecnologia – A segunda geração da Touareg usa a mesma plataforma do primeiro modelo, de 2002, mas ótimo espaço interno. O funcionamento da transmissão ZF de oito velocidades é um destaque. Mesmo se tratando de uma versão de entrada, o Touareg vem bem equipado de fábrica. Nota 8.
 
Conforto – As rodas grandes não prejudicam o conforto para o conforto ao rodar. A suspensão tem calibragem correta e absorve boa parte dos solavancos. Os bancos extremamente confortáveis e ergonômicos. O isolamento acústico é excelente e praticamente deixa o motorista alheio aos sons do mundo externo. Nota 8.
 
Habitabilidade – A Touareg é um carro alto, mas não há grandes mistérios para entrar e sair dele. Por dentro, é tudo bem localizado e há bastante espaço para guardar objetos pessoais, principalmente sob o apoio de braço. O porta-malas leva 520 litros e tem acesso simples. Nota 8.
 
Acabamento – Apesar do desenho comum, o acabamento do Touareg é bom. Há couro de boa qualidade espalhado pela cabine, além de alumínio e outros materiais agradáveis ao toque. Os bancos também têm belo acabamento e são muito confortáveis. Nota 8.
 
Design – A Touareg é imponente. O problema é que tem aquele mesmo desenho “manjado” em outros inúmeros carros da Volkswagen. Apenas a escala é diferente. E falta de exclusividade no estilo é algo que certamente depõe contra um carro de mais de R$ 300 mil. Nota 5.
 
Custo/benefício – A faixa de preço que o Touareg V6 concorre é dura. Porsche Cayenne, BMW X5 e Land Rover Range Rover e Volvo XC 90 têm motores de seis cilindros, assim como o Touareg. O utilitário é tão bem equipado quanto, mas deixa a desejar em desempenho e eficiência energética. O problema é a falta de atualização que o modelo não teve e ficou velho perante a concorrência. A ausência de exclusividade e status, atributos que a marca Volkswagen tem dificuldades para oferecer. Nota 4.
 
Total – O Volkswagen Touareg V6 FSI somou 64 pontos em 100 possíveis.
 
Impressões ao dirigir

Peso da idade
 
Não é preciso muito tempo ao volante para perceber que o Touareg é um Volkswagen diferente. Nem tanto no quesito estético, já que o visual está cansado após mais de 6 anos em linha e sem atualizações. Mas sim na parte dinâmica. O trem de força é diferenciado. O motor V6 3.6 já está desatualizado em relação aos trens de força que equipam seus concorrentes, tornando-se beberrão. Para ganhar velocidade com rapidez, o utilitário consome gasolina de forma exagerada. Pressionar demais o pé direito pode doer o bolso com a média de consumo obtida pelo modelo. De positivo, a ótima transmissão de oito marchas feita pela ZF. As trocas são extremamente suaves e, na maioria das vezes, imperceptíveis.
 
 
Um utilitário alto, largo e pesado pode deixar a desejar na hora das curvas. Mas é exatamente o oposto do que se vê na prática. O comportamento em curvas do carro é bom e passa segurança em qualquer situação. A rolagem da carroceria é aceitável para um veículo deste tamanho.
 
 
O interior traz uma pitada do que se vê em quase toda a linha da Volks, mas elevada ao nível máximo. O volante, por exemplo, é semelhante ao que está disponível no Jetta. O mesmo acontece com o painel de instrumentos, que exibe uma disposição bem simples. O resto, contudo, compensa. O modelo exibe um belíssimo acabamento, com couro, alumínio e materiais emborrachados. A oferta de equipamentos de conforto também é boa. O sistema de entretenimento com GPS é completo e simples de ser usado. Existem ainda botões para controlar a altura da suspensão e a sua rigidez, todos também bem intuitivos. 
 
 
O Touareg é um carro grande, mas a tecnologia ajuda ao motorista se “virar” nas apertadas ruas das cidades. Como opcional, o utilitário pode vir com quatro câmaras espalhadas pela carroceria que projetam as suas imagens na tela central. Na hora de estacionar, elas simulam uma visão superior do carro e facilitam bastante ao saber onde estão os limites do SUV. Na hora de superar um cruzamento, é possível usar as imagens das câmaras laterais para melhorar a visualização. Ainda há sensores de ponto cego que ajudam nas conversões de faixa. O Touareg foi um bom carro, mas parou no tempo. Tornou-se beberrão, antigo e seu preço é estratosférico, deixando o luxo como seu único atrativo em um segmento tão concorrido. 

Ficha técnica

Volkswagen Touareg V6 FSI
 
Motor V6: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.597 cc, seis cilindros em V, duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
 
Transmissão: Câmbio automático de oito marchas, com opção de trocas sequenciais na manopla e através de borboletas atrás do volante. Tração integral. Oferece controle de tração.
 
Potência máxima: 280 cv a 6.200 rpm.
 
Torque máximo: 37 kgfm a 2.900 rpm.
 
Aceleração 0-100 km/h: 7,8 segundos.
 
Velocidade máxima: 228 km/h.
 
Diâmetro e curso: 89 mm x 96,4 mm.
 
Taxa de compressão: 11,4:1.
 
Suspensão: Dianteira e traseira independentes com braço duplotransversal, amortecedores e barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.
 
Pneus: 265/50 R19 
 
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EDB.
 
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,70 m de altura e 2,89 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
 
Peso: 2.023 kg em ordem de marcha.
 
Capacidade do porta-malas: 580 litros.

Tanque de combustível: 100 litros.
 
Produção: Bratislava, Eslováquia.
 
Lançamento no Brasil: 2012.
 
Itens de série: Seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, apoio de braço individual para motorista e passageiro, assistente de subida e descida, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de velocidade, Bluetooth, direção elétrica, display multifuncional com computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico, freios com distribuição eletrônica de frenagem “EBD”, faróis bi-Xenon direcionais com luz diurna em leds, volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo, controle automático de velocidade e shift paddles, sensores de chuva e crepuscular, alarme, acesso ao veículo e partida do motor sem chave, travas, vidros e retrovisores elétricos, sistema de navegação com rádio e comando de voz, bancos em couro, rodas de liga leve de 19 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de perda de pressão dos pneus, lanterna traseira de neblina.
Opcionais: Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC”, com função de frenagem de emergência e sistema de monitoramento frontal, assistente de mudança de faixa, sistema de som Dynaudio, Area view – conjunto com quatro câmeras – e teto solar panorâmico.
 
Preço: R$ 364.881.
 
 
 
 
 

TRÂNSITO LIVRE

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