MotorDream

Motos

BMW Motorrad mostra a motocicleta-conceito Vision NEXT 100

14/10/2016 07:05  - Fotos: Divulgação
Envie por email

BMW Motorrad mostra a motocicleta-conceito Vision NEXT 100

BMW Motorrad antecipa o próximo século com o conceito Vision Next 100 

por Fabio Perrotta Junior
Auto Press

A BMW aproveitou as comemorações pelo centenário da marca para liberar a imaginação de seus projetistas. No caso da divisão de duas rodas Motorrad, a criação foi de uma motocicleta-conceito futurista para responder às necessidades dos consumidores de daqui a 30 anos. As soluções baseiam-se na hipótese de que a mobilidade deverá se tornar cada vez mais diversificada e conectada. E assim surgiu o conceito Vision Next 100, durante a exposição “Impulsos Icônicos: A Experiência Futurista do BMW Group”, em Los Angeles.

O chamativo quadro, em forma de triângulo, do Vision Next 100 faz uma referência clara à primeira motocicleta BMW, a R32, concebida em 1923. No protótipo, no entanto, o formato foi reinterpretado para dar origem a uma escultura funcional que liga as rodas dianteira e traseira por meio de arcos dinâmicos. Rolamentos e junções são ocultados pela forma como a estrutura do quadro é completamente integrada. Visto de perfil, o conceito lembra uma moto de estilo naked, graças à sua ergonomia. De acordo com a fabricante, o mecanismo chamado de Autoequilíbrio irá permitir que qualquer pessoa, independente da experiência com motos, possa guiar o modelo.

No centro do quadro, encontra-se uma referência histórica: o motor boxer, característica marcante da BMW e mantido até hoje em seu modelo mais vendido, a GS 1.200 R. Neste caso, trata-se de uma unidade motriz zero-emissões. Sua aparência externa muda de acordo com as circunstâncias. Quando está em repouso, o motor exibe formas compactas, que se amplia lateralmente quando entra em operação. Com isso, ganha eficiência aerodinâmica, melhora a refrigeração e protege as pernas do piloto em caso de queda. O bloco expansível é em alumínio e embeleza bastante o modelo.

O principal e mais intrigante atrativo do conceito é um sistema de segurança desenvolvido pela engenharia. Ele não só antecipa as situações de perigo como alertam o condutor sobre a necessidade de intervir. Além disso, podem atuar para proteger os passageiros durante algum imprevisto. Esse dispositivo promete aposentar o capacete e os trajes de proteção para motociclistas. Em algumas situações, o sistema de assistência ativo do futuro vai equilibrar automaticamente a motocicleta, esteja em movimento ou parada.

A aparência do conceito é bem minimalista. Integrado à parte frontal do quadro, logo acima da roda dianteira, está um grande refletor de metal que incorpora dois elementos em U, que compõem as luzes diurnas. Elas atuam também como um defletor de ar que, em conjunto com um pequeno para-brisas, integrado, ajudam a melhorar o rendimento aerodinâmico da moto. Elementos da carroceria como assento, parte superior do chassi e os para-lamas são feitos de carbono de olho no peso. As lanternas traseira e setas trazem lâmpadas vermelhas debaixo do assento e que lembram a forma característica, em duplo “C”, das luzes traseiras das motocicletas BMW Motorrad atuais. Os pneus não apenas possuem função de amortecimento como seu perfil variável se ajusta de forma ativa a todo tipo de terreno. Isto garante uma ótima aderência em qualquer piso.

 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas