MotorDream

Testes

Teste: Volvo S90 - Primeira classe

13/10/2016 14:54  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Teste: Volvo S90 - Primeira classe

Volvo S90 une segurança, tecnologia semiautônoma e luxo para conquistar os mais abastados 

por Claudio Soranzo
do infomotori.com/italia
Exclusivo no Brasil para Auto Press
 
Voltar ao segmento de sedãs grandes de luxo e honrar a tradição de fazer o sucesso que todo Volvo sempre fez. Foram esses os objetivos traçados pela marca sueca ao lançar o S90. E para reentrar em um ramo tão marcante e difícil, a Volvo não poupou investimentos: plataforma modular, sistema de direção autônoma, conectividade, muita segurança e motor híbrido foram utilizados para dar destaque ao S90 e enfrentar os tradicionais sedãs alemães. 
 
 
As medidas enganam. Com 4,96 metros de comprimento, 1.89 m de altura e 2,94 m de entre-eixos, o S90 tem porte semelhante ao de um BMW Série 7, mas suas linhas o deixam mais imponente e com a sensação de que é maior do que realmente é. O design sóbrio e elegante, como manda a receita desse segmento, com caimento suave do teto e lanternas em formato de “C”. 
 
 
A plataforma modular é a moderna SPA, a mesma que estreou no utilitário XC90 e que amplifica o aproveitamento de espaço interno do modelo. A versão topo de linha T8 é equipada com um trem de força moderno e vigoroso, que mescla a utilização de força a combustão e elétrica. Ao todo são 400 cv e 65,2 kgfm de torque, resultado da união de um motor 2.0 dual charged (turbo e compressor) a gasolina de até 320 cv e um motor elétrico com o equivalente a 80 cv. O conjunto possui ainda um gerador de 50 cv ligado ao virabrequim e está associado ao câmbio automático de oito velocidades, que coloca a toda a força no chão através das quatro rodas. Esses números levam o sedã aos 100 km/h em apenas 5 segundos.
 
 
A tecnologia embarcada no modelo é o seu principal chamariz. O destaque fica por conta do sistema de condução autônoma Pilot Assist, que mantém o sedã alinhado nas faixas de demarcação das estradas, em velocidades de até 130 km/h, controlando freios, acelerador e direção, mesmo que não haja um veículo à frente. Também presente no sedã, o sistema City Safety foi atualizado e pode reconhecer a presença de animais de grande porte, como cavalos, vacas ou alces na pista, além de pedestres, é claro. Em caso de risco, é emitido um alerta sonoro e suporte à frenagem para evitar a colisão. A ampla cabine faz jus a um sedã de luxo e possui acabamento em couro, com apliques em madeira e metal. Destaque também para a enorme tela sensível ao toque no console central de 9 polegadas, que abriga o sistema de entretenimento que possui Android Auto e Apple CarPlay. 
 
 
A Volvo planeja vender o S90 em território brasileiro, já no início de 2017, mas ainda não definiu versões ou preços de comercialização. Na Itália, o Volvo S90 custa partir de 45 mil euros, aproximadamente R$ 160 mil em conversão direta, sem acrescentar impostos, taxas de importação e frete. 
 
Primeiras impressões

Conforto ilimitado

Bari/Itália – A utilização da mesma plataforma modular do XC90 confere ao S90 um uso eficiente do espaço disponível, com estrutura, suspensão e segurança de referência na indústria automobilística. Além disso, o carro possui uma excelente maneabilidade, com movimentos dóceis e controlados. O rolamento da carroceria é praticamente inexistente e o sistema de direção elétrica se adapta, de acordo com a velocidade do automóvel. 
 
O percurso de 200 km feito pelas belas, lisas e sinalizadas estradas do “calcanhar da bota” italiana, possibilitou a utilização do assistente de condução semiautônomo. É realmente impressionante ver como o carro percorre as curvas sem qualquer tipo de intervenção no volante ou pedais de comando e até mesmo sem um veículo de referência por perto. O conjunto híbrido de 400 cv proporciona acelerações impressionantes para o porte do veículo. Não há dúvidas de que a Volvo trouxe um pouco do futuro até o presente com o novo S90.
 
 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas