MotorDream

Testes

Teste: Land Rover Discovery Sport Nacional - Marketing nativo

05/10/2016 18:01  - Fotos: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias
Envie por email

Teste: Land Rover Discovery Sport Nacional - Marketing nativo

Land Rover cria expedição para comprovar a qualidade de seus utilitários feitos no Brasil

por Eduardo Rocha
Auto Press

A Land Rover quer ir aonde a aventura está. A marca britânica criou um projeto, em conjunto com o Canal Off, da Globosat, para mostrar na prática a capacidade off-road de seus modelos nacionais, o Discovery Sport e o Range Rover Evoque. O projeto, batizado de "Filhos Desse Solo", consiste em quatro expedições realizadas em regiões emblemáticas do país: no Jalapão, no litoral do Rio Grande do Norte, na EStrada Real e na parte central do Rio Grande do Sul.

Cada trecho percorrido pela equipe de gravação terá um tema, que será representado por um personagem. No caso do percurso entre Palmas, no Tocantins, e Barreiras, na Bahia, que vai atravessar o Jalapão, a estilista cearense Maihara Marjorie vai mostrar os trabalhos de artesãos da região. No Rio Grande do Norte, o personagem que vai acompanhar a expedição será o dono de agência de viagens paulista Ruy Carlos Tone, que busca desenvolver em seus roteiros projetos que envolvam preservação ambiental.

O terceiro roteiro contempla a região Sudeste, mais especificamente em torno da Estrada Real, que ligava Diamantina e Ouro Preto a Paraty e Rio de Janeiro, por onde os portugueses, na época do Brasil Colônia, escoavam ouro e pedra para seus navios. A temática, no caso, será uma busca pela herança culinária, que foi se transformando com o tempo. O personagem em foco será o fotógrafo e cozinheiro descendente de húngaros Felipe Gombossy. O último trecho, entre Porto Alegre e Chuí, será protagonizado pela etnóloga carioca Luciana Whitaker, autora do livro "11 Anos no Alaska".

No projeto de marketing está previsto que estas expedições serão também compartilhadas nas redes sociais e buscarão sempre colocar os modelos da marca em condições bastante rústicas para valorizar os recursos de Discovery e Evoque para enfrentar qualquer tipo de terreno. Como se tratam de modelos nacionais, a motorização é sempre a 2.0 turbo a gasolina com 240 cv. As versões diesel de Evoque e Discovery produzidas em Itatiaia, no Sul Fluminense, só devem chegar no final deste ano. 

Impressões ao dirigir

Trilha do ouro

Caminho Real, RJ-MG – A expedição com o Land Rover Discovery Sport começou em um hotel no Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Boulevard Olímpico e à Igreja da Candelária. Seguiram-se pela Linha Vermelha, Serra de Petrópolis, Juiz de Fora, Barbacena até entrar para Ouro Branco. Até esse ponto, o motor 2.0 turbo se mostra beberrão, apesar das nove marchas, com médias rodoviárias em torno de 6 km por litro numa condução parcimoniosa. E o consumo dali para a frente só vai aumentar, pois o asfalto começa a desaparecer da estrada com uma frequência cada vez maior.

Volta e meia, a estrada é trocada por uma trilha, como a que levou ao Mirante de Ouro Branco, cravejada de antenas de comunicação. Depois chega a vez do Mirante do Marão, que em certos pedaços nem trilha tem. A noite começa a chegar e a expedição toma rumo de Lavras Novas, povoado vizinho a Ouro Preto. 

O Discovery Sport encarou todas os obstáculos com absoluta elegância. Foi tão fácil que parecia que qualquer carro poderia fazer igual. Mas no dia seguinte ficou claro que não é assim. Em certas situações, era preciso até desligar o controle de tração, para que a potência do motor não fosse abafada na hora de superar determinado trecho – o que ocorre quando a roda gira em falso.

Depois de uma rápida passagem por Ouro Preto, a expedição alcançou a antiga estação ferroviária de Rodrigo Silva. Entre ela e a estação de Agrives, todos os trilhos e dormentes foram arrancados, o que criou uma estrada apertada, plana, de curvas longas e bem medidas, por onde o trem passava antigamente. Dali foi chegar ao asfalto e tomar o rumo de Belo Horizonte. Foram pouco mais de 500 km em que o Discovery pôde mostrar que se dá bem tanto no asfalto quanto na terra ou na trilha.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas