Teste: Harley-Davidson Softail Deluxe 2016 - Clássico moderno
01/10/2016 09:04
- Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Harley-Davidson Softail Deluxe 2016 ganha tecnologia mas mantém visual retrô
por Eduardo Rocha
Auto Press
A linha Softail representa uma espécie de reserva estética para a Harley-Davidson. Especialmente o modelo Deluxe. As linhas limpas, simples e tradicionais fazem dela a motocicleta de desenho mais retrô da marca. O visual clássico começa nas rodas raiadas com pneus de banda branca, passa pela profusão de cromados, pelo tanque em gota e pelos faróis redondos e chega à engenhosa suspensão traseira oculta. A ideia de esconder os amortecedores visa simular o sistema suspensivo utilizado pela Harley até os anos 1950, o chamado hardtail – ou “rabo duro” –, que consistia apenas em molas sob o selim para aliviar as imperfeições do caminho, como em bicicletas. Tudo no design do modelo valoriza a conexão com a herança de marca. Mas, na parte de engenharia, a Harley busca se afastar cada vez mais da ideia de motocicleta à moda antiga. A linha 2016 da Deluxe, por exemplo, ganhou um motor mais forte e potente e passou a contar com controle de cruzeiro.

A Deluxe, assim como os demais modelos da linha Softail, passou a contar com o motor 103 ou 1.700 cc, no lugar do antigo, de 96 polegadas cúbicas ou 1.600 cc, gerenciado por um câmbio de seis marchas. O motor Twin Cam 103 High Output se beneficiou de algumas evoluções trazidas pelo Projeto Rushmore, que tinha o objetivo de aprimorar a tecnologia da marca, exatamente para afastar a ideia de marca que parou no tempo. Mas a motocicleta não recebeu toda a tecnologia disponível. Ficou de fora a refrigeração com o sistema Twin Coller, que incluiria arrefecimento líquido do cabeçote. Talvez para não interferir demais no visual clássico do modelo. Mesmo assim, este propulsor gera 12,1 kgfm de torque a apenas 3 mil rpm. A potência é estimada em 120 cv – a Harley não divulga o número oficial.

A Deluxe sai da concessionária por R$ 69.900 sem muitos equipamentos de série: apenas com chave de proximidade com alarme automático, freios ABS e o controle de cruzeiro. O painel tem um desenho clássico, com um grande relógio para o velocímetro. Em um pequeno visor digital traz hodômetro e duplo parcial. Ali pode-se navegar entre relógio, indicador de marcha, conta-giros e indicador de autonomia. Já a lista de acessórios é interminável. A combinação de preço e poucos itens de fábrica fez o modelo sofrer a pressão de um mercado em retração. Em 2014, o modelo tinha, em média, 30 unidades emplacadas por mês. Esse número caiu para 22 no ano passado e para 13 nos oito primeiros meses de 2016. Mas nem por isso a Harley pensa em retirar a Softail Deluxe do catálogo Brasil. Afinal, é o modelo que melhor encarna a centenária história da marca.

Impressões ao pilotar
Requinte retrô
O ronco mais poderoso do motor certamente aumentou o poder de atração da Deluxe. Mas o principal chamariz do modelo é mesmo o visual clássico. Ainda mais com algumas combinações bem requintadas que a marca selecionou para a linha 2016, caso da púrpura com roxo do modelo testado. Junto com a enorme quantidade de detalhes cromados, o banco de couro em duas alturas e os para-lamas envolventes emprestam ao modelo um ar luxuoso, bem de acordo com o nome. As linhas são limpas, há poucos acessórios e ainda assim transmite a ideia de sofisticação.

Numa época de economia crítica, os consumidores acabam supervalorizando a relação custo/benefício em detrimento de qualidades mais perenes e transcendentes, como charme, beleza ou tradição. Esse, certamente, não é o melhor ambientee conômico para a Deluxe. Ainda assim, em uma análise mais pragmática a Deluxe se sai bem. A posição de pilotar oferece um conforto incomum. A pequena altura do assento em relação ao solo facilita a movimentação e o controle sobre a moto que pesa 330 kg em ordem de marcha.

A Deluxe, na verdade, surpreende pela facilidade que oferece para manobras. O guidão é ligeiramente largo, mas não a ponto de atrapalhar andar entre os carros em um tráfego mais lento. O motor 103 também mostra agilidade, além da tradicional elasticidade dos modelos da marca. Já o câmbio de seis marchas gera uma certa preguiça. As marchas são duras, pouco precisas e acertar o ponto morto de primeira requer muita familiaridade. A suspensão, de curso bem curto – apenas 86 mm na traseira –, sofre um pouco nas irregularidades do asfalto urbano. Por essas e outras que a Deluxe fica mais à vontade na estrada. Mas é o caso de passar na butique da concessionária e mandar instalar um para-brisa, pois em trajetos longos e velocidades acima de 100 km/h, o vento incomoda um bocado.


TRÂNSITO LIVRE
- 26/04/2018 22:39 - A evolução do Jac T40 na RAP 207
- 26/04/2018 19:58 - Toyota Yaris ganha site especial para pré-venda
- 26/04/2018 18:03 - Volkswagen Amarok V6 turbodiesel ganhará versão mais potente
- 26/04/2018 15:39 - Mini mostra novos modelos no Salão de Pequim
- 25/04/2018 19:33 - Teste: Porsche Panamera Turbo Sport Turismo - Perigosa perua
- 25/04/2018 04:56 - Teste: Ford Cargo Power 2019 - Rota de ataque
- 24/04/2018 19:56 - Teste: Jac T40 - Reinvenção nos detalhes
- 24/04/2018 11:03 - Teste: Yamaha Ténéré 700 WR - Aventura planejada
- 23/04/2018 19:44 - Teste: Kia Rio - Pequeno de topo
- 23/04/2018 08:19 - Teste: Peugeot 2008 - Sopro de ânimo
- 22/04/2018 13:07 - Ford testa tecnologia considerada o futuro da conectividade
- 22/04/2018 11:04 - Fábrica da Nissan em Resende completa quatro anos
- 22/04/2018 08:01 - Brasil reciclou 10 milhões de filtros em seis anos
- 22/04/2018 04:06 - Maxi-Cosi lança cadeirinha infantil com airbag
- 21/04/2018 19:51 - BMW anuncia investimento de R$ 29 bilhões em carros elétricos e autônomos
- 21/04/2018 17:03 - Ford anuncia recall
- 21/04/2018 15:42 - Audi A6 Avant fica maior
- 21/04/2018 13:59 - Chevrolet S10 Midnight chega em abril
- 21/04/2018 12:04 - BMW inicia pré-venda do Série 1 2019 no Brasil
- 20/04/2018 19:11 - Ministério Público alemão faz busca e apreensão em escritórios do grupo Volkswagen
- 20/04/2018 17:06 - Volkswagen terá nova logomarca
- 20/04/2018 14:07 - Empresa conhecida pelos airbags mortais tem venda concluída
- 20/04/2018 11:23 - Mercedes-Benz apresentará novo Classe CLA no Salão de Pequim
- 20/04/2018 08:12 - Volkswagen anuncia mais um SUV para o mercado brasileiro
- 20/04/2018 04:01 - Lexus lança LS 500h
- 19/04/2018 19:56 - Honda Civic 10 Si Turbo chega ao Brasil
- 19/04/2018 17:11 - BMW começa pré-venda do novo M5
- 17/04/2018 14:17 - Teste: Volvo XC40 - Forma e conteúdo
- 17/04/2018 07:57 - Teste: Porsche Cayenne - História reinventada
- 17/04/2018 04:11 - Teste: Militem RAM 1500 RX - Sofisticação brutal

Comentários
Não há comentários para este artigo.
Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?
- Já sou cadastrado! Esqueci minha senha
- Não sou cadastrado Quero me Cadastrar gratuitamente