MotorDream

Lançamentos

Toyota lança as séries especiais Etios Ready e Corolla Dynamic

29/09/2016 19:43  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Toyota lança as séries especiais Etios Ready e Corolla Dynamic
Ao intercambiar peças e equipamentos de outras versões, Toyota cria Etios Ready e Corolla Dynamic

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press
 
Criar séries especiais de automóveis normalmente obedece uma receita simples. Paga-se um modelo de base e troca-se algumas peças e equipamentos. Se as partes novas vieram de uma versão mais cara, trata-se de uma série mais sofisticada que a de base. Se vierem de uma mais barata, é uma série mais popular. Para enfeitar o resultado final e deixar aflorar a criatividade do marketing, tentando sensibilizar o público desejado, basta acrescentar adesivos de carroceria, cromados, novos desenhos de rodas e padronagens diferenciadas de estofamento. Dessa forma foram criados o Etios Ready e o Corolla Dynamic, as novas séries especiais criadas pela Toyota para tentar embalar suas vendas no Brasil.
 
 
A marca japonesa, por sinal, é uma das poucas que conseguiu escapar da brutal redução nas vendas de automóveis no mercado brasileiro em 2016. Até conseguiu aumentar seu “market share. E o Corolla está na sexta posição no ranking nacional de modelos mais vendidos. No acumulado de janeiro a agosto, foram 43.838 unidades vendidas, o que representa quase 52% das vendas totais no segmento de sedãs médios no Brasil.
 
 
Criadas no Centro de Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, as novas séries especiais tem objetivos diferentes e visam atingir públicos bem distintos. O Etios Ready surgiu da demanda do departamento de marketing da Toyota para criar uma versão mais jovem do compacto. Baseado na versão XS e disponível apenas na carroceria hatchback com câmbio automático, o novo integrante da família Etios chega às concessionárias em 11 de outubro, por R$ 59.600. Já o Corolla Dynamic é uma versão com visual esportivo, posicionada entre a topo de linha Altis e a intermediária XEi. Ela celebra os cinquenta anos do lançamento do Corolla no mundo e já está nas concessionárias, onde é oferecida por R$ 95.800.
 
 
Na tentativa de encontrar a “fonte da juventude” para o Etios, a Toyota recheou a edição limitada Ready com alguns itens que reforçam e elevam a sensação de conforto. Entre eles estão bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado. Já entre as novidades externas estão detalhes “emprestados” da versão topo de linha Platinum – os para-choques dianteiros e traseiros com design diferenciado e a grade frontal. Além, disso, a versão recebe frisos laterais na cor do carro e um adesivo lateral com a nomenclatura Ready. O hatch compacto estará disponível nas cores Prata Premium e Vermelho Fúria.
 
 
A edição especial Etios Ready é movida pelo motor 1.5 litro flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4 mil giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). O trem de força é completado por uma transmissão automática de quatro velocidades. Segundo a Toyota, serão produzidas 250 unidades mensais da nova série especial;
 
 
Nas cores Branco Pérola, Preto Eclipse e Prata Super Nova, a edição Dynamic do Corolla vem com luzes diurnas de leds, inéditas na família Corolla; acabamento em preto das rodas de liga leve 16’’, espelhos retrovisores externos pintados na cor Preto Eclipse e emblema Dynamic na parte traseira do veículo. Revestimento interno das portas dianteiras e assentos são em padrão couro na cor preta e os tapetes personalizados. O modelo é equipado com sistema multimídia em tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmara de ré, conexões USB para smartphones e dispositivo Bluetooth, além de reproduzir DVD e TV digital. 
 
 
 
O Corolla Dynamic é empurrado pelo mesmo motor 2.0 litros flex, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas da versão XEi. Ele rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4 mil rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol). A transmissão é CVT, com possibilidade de trocas manuais sequenciais pelas borboletas localizadas atrás do volante. A Toyota pretende produzir 400 unidades mensais da nova série especial.
 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas