MotorDream

Motos

Yamaha lança a nova geração da scooter Neo com 125 cc

21/09/2016 19:05  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Yamaha lança a nova geração da scooter Neo com 125 cc

Yamaha aposta no custo/benefício da nova geração da scooter Neo

por Márcio Maio
Auto Press
 
Em tempos difíceis, apostar em segmentos que se mantém firmes ou com possibilidades de crescimento é sempre uma estratégia válida para amenizar as perdas ou, quem sabe, se destacar. A Yamaha percebeu o potencial das scooters de baixa cilindrada no momento atual brasileiro – tanto que lançou, há quatro meses, a NMax, de 160 cc. E tratou de trazer de volta ao mercado a velha conhecida Neo, vendida por aqui entre 2005 e 2012. Mas totalmente reformulada, com 125 cc e, principalmente, uma boa vantagem no custo/benefício frente às concorrentes de cilindradas próximas.
 
 
A aposta no segmento é facilmente entendida. Entre janeiro e agosto de 2016, o mercado de duas rodas caiu 16,8%, de acordo com dados da Fenabrave. O desempenho entre as scooters de 100 cc a 200 cc também fica nesta faixa: retração de 15,4%. Mas uma lacuna deixada pela Honda tende a ser disputada pelos modelos de 125 cc: a marca japonesa vem desinvestindo na produção da Lead 110 ao longo deste ano, pois o modelo não se adequa às novas regras de emissão de poluentes do Promot, em vigor a partir do próximo mês de outubro. Só no ano passado, o modelo da Honda respondeu por 7.024 emplacamentos.
 
 
O motor da nova geração da Neo é monocilíndrio, com duas válvulas e refrigerado a ar. A potência é de 9,8 cv e o torque máximo chega a 0,9 kgfm. O câmbio é CVT – típico dos veículos dessa categoria – e surpreende o baixo peso da nova Neo: apenas 96 kg, já em ordem de marcha. Os freios são combinados – o acionamento do traseiro também coloca em funcionamento o dianteiro – e o descanso lateral desliga o motor. A suspensão dianteira leva garfo telescópico com curso de 90 mm e na traseira é monochoque fixado no cubo de freio com 80 mm de curso.
 
 
Nas lojas a partir de meados de outubro, a Neo 125 tem piso plano e conta com facilidades que, segundo a marca, serão capazes de despertar atenção especial do público feminino. Há dois porta-objetos, alça para pendurar bolsas e espaço sob o banco para um capacete. A Yamaha já promete uma série de acessórios dispostos a tornar o modelo mais charmoso e funcional. Caso, por exemplo, de bagageiros e bauletos.
 
 
Esteticamente, a scooter tem faróis triangulares duplos de led, com luzes de setas dianteiras embutidas e lentes fumês. Lanternas também são em led e as rodas de liga leve, pintadas em preto. No painel, uma luz verde incentiva a pilotagem econômica. Mas para os ligados em “gadgets” ou consumidores mais tecnológicos, falta uma simples entrada USB para carregar dispositivos móveis.
 
 
A carenagem contará com três cores disponíveis: vermelho metálico, branco metálico e cinza fosco. Com preço sugerido de R$ 7.990 – sem incluir o frete –, o modelo tem outros atributos para atrair quem busca um impacto menor no bolso. As revisões até os 30 mil quilômetros – são sete no total – têm preço fixo. Além disso, os compradores ganham assistência gratuita 24 horas pelo período de 12 meses, para serviços como reboque, socorro mecânico, chaveiro, troca de pneus, pane seca, hospedagem, táxi e despachante. Em tempos de vacas magras, qualquer benefício capaz de chamar a atenção dos interessados é bem-vindo.
 
 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas