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Mercedes-Benz cresce em vendas de ônibus graças à expansão dos BRTs

08/06/2016 16:04  - Fotos: Divulgação
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Mercedes-Benz cresce em vendas de ônibus graças à expansão dos BRTs

Sistema de transportes utilizado nas metrópoles latino-americanas embala novas negociações de chassis da marca alemã

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press

Os BRTs – sigla para Bus Rapid Transit, os sistemas de transporte coletivo que utilizam ônibus em faixas apartadas – ganham importância como solução para o transporte urbano nas grandes regiões metropolitanas da América Latina. Em 60 cidades da região, os sistemas BRT ou similares estão implantados ou em implantação – só no Brasil, há 14 metrópoles com novos projetos já aprovados. Não por acaso, os principais fabricantes de chassis de ônibus instalados no país estão investindo em modelos urbanos articulados, superarticulados e biarticulados, adequados ao projeto dos BRTs. A alemã Mercedes-Benz, que produz chassis de ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é uma das fabricantes que não para de crescer nesse segmento. Está presente hoje nos BRTs de Bogotá, na Colômbia, Santiago do Chile e Cidade do México, que figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo. No Brasil, nos últimos três anos, a marca comercializou mil chassis de ônibus superarticulados – 90% para a cidade de São Paulo. 

No mercado brasileiro, uma praça que atualmente tem alta demanda de modelos BRT é o Rio de Janeiro, em virtude das necessidades de evolução do transporte para atender à realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que ocorrerão na cidade em agosto e setembro desse ano. Só em 2016, a Mercedes-Benz já vendeu aos operadores cariocas 50 chassis superarticulados O-500, utilizados para ônibus que transportam mais de 200 passageiros que rodarão nos corredores Transoeste e Transcarioca. Com essa venda, os sistemas BRT da cidade terão 271 ônibus da marca em circulação. “Com 23 metros de comprimento, quatro eixos e 4º eixo direcional, o superarticulado O-500 vem se consolidando como solução para o transporte coletivo de massa em sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas. Ele facilita as manobras, assegurando conforto e segurança para o motorista e usuários. E ainda oferece alta capacidade de transporte com baixo custo operacional”, pondera Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

A linha de chassis da Mercedes para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com os superarticulados O-500 UDA Low Entry (piso baixo) e O-500 MDA (piso alto) e os articulados O-500 UA Low Entry (piso baixo) e O-500 MA (piso alto). Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas – caso do BRT carioca. 

No embalo das vendas de modelos BRT, a Mercedes-Benz também tem aumentado sua participação local nas vendas de ônibus como um todo. Apesar da atual retração do mercado brasileiro, no primeiro quadrimestre deste ano, a marca alemã manteve sua liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 53% de “share”, mais que o dobro do que foi obtido pelo segundo colocado. “Nestas seis décadas de Brasil, produzimos 670 mil ônibus. Na frota circulante nacional, de cada 10 ônibus, 6 levam a estrela de três pontas”, comemora o executivo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

 

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