MotorDream

Autopeças e Insumos

Pirelli Scorpion ATR Street foca nos aventureiros urbanos

16/04/2014 17:32  - Fotos: Divulgação
Envie por email

 Pirelli Scorpion ATR Street foca nos aventureiros urbanos

Marca de pneus aproveita sucesso dos SUVs para lançar seu "cáuboi do asfalto"


por Márcio Maio
Auto Press


Só nos últimos cinco anos, a venda de utilitários esportivos cresceu mais de 21,2%. Esta prosperidade se espalha por toda a cadeia produtiva que toca no segmento. É o caso do mercado de pneus. No geral, o aumento nos mesmos cinco anos foi de cerca de 6%. Mas em relação aos modelos de pneus específicos para SUV, o índice sobe para 17,8%. Esse cenário animou a Pirelli a ampliar a linha Scorpion, direcionada para SUVs e picapes, com o lançamento do ATR Street. Ele é um pneu de uso misto, com uma proporção 70/30 entre asfalto e terra. As características do ATR Street – carcaça robusta, blocos nas regiões dos “ombros” e ranhuras nos blocos intermediários – foram planejadas para oferecer mais estabilidade também em superfícies com menor aderência.

O projeto do ATR Street veio depois de algumas constatações da empresa a respeito dessa aceitação no segmento de SUVs no Brasil. Depois de pesquisas com usuários, a fabricante de pneus concluiu que 80% dos consumidores de picapes e utilitários com design off-road rodam principalmente no asfalto. Essa constatação levou a Pirelli a criar um produto que atendesse às reais necessidades da maior parte dos consumidores. E como é um pneu primordialmente para o asfalto, pôde ter um custo menor. Para aventureiros que realmente rodam em terra batida, areia, grama, lama e terrenos rochosos, a marca mantém na linha Scorpion modelos mais adequados, como o ATR tradicional, que se equilibra entre asfalto e terra, o MTR, que é mais adequado para a terra, e o Mud, próprio para a lama pesada. Do outro lado, os modelos Zero da linha Scorpion são mais indicados para o asfalto.



Para mostrar as habilidades de seu novo produto, a Pirelli disponibilizou picapes médias com pneus Scorpion Verde que, em seguida, foram substituídos por ATR Street. Mesmo sem um comparativo com os ATR tradicionais, já se percebe que os impactos com as imperfeições do asfalto são melhor absorvidos. Sua estrutura reforçada garante uma performance razoável em estradas de terra, mas é mesmo no asfalto que seu desempenho surpreende. As trepidações notadas com uso de pneus com vocação off-road se tornam bem mais discretas. Na maior parte do tempo, aliás, ficam quase imperceptíveis. A sensação é de que o atrito com o solo é amenizado e a direção fica mais suave.

O ATR Street chega em quatro medidas, todas aro 16: 235/60, 235/70, 265/70 e 265/75. Sem a ação de autolimpeza de lama e pedras do ATR tradicional, ele custa aproximadamente 10% menos e, segundo a Pirelli, reduz a distância de frenagem em pisos secos e molhados. Por ser voltado principalmente para o asfalto, garante menor impacto contra o solo em rodovias e, com isso, proporciona maior conforto acústico para seus ocupantes. E embora não seja um pneu “verde”, se comparado ao antecessor na linha Scorpion, reduz o consumo de combustível na estrada e a emissão de poluentes.

Oferecer uma nova alternativa aos donos de SUVs e picapes, porém, também representa certo risco para a fabricante. Mais barato que o ATR, a versão Street deve roubar alguns clientes que já optavam pelos produtos da marca. A Pirelli, inclusive, já prevê uma canibalização de cerca de 30% nas vendas do ATR. Mas um dos principais objetivos é atrair o público que pode se interessar por uma opção da concorrência em função da falta de uma oferta mais em conta da própria Pirelli. Tanto que a empresa não esboça o menor interesse em oferecer o ATR Street como primeiro equipamento às montadoras.

 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas