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Teste: Novo Volvo V40 Cross Country - Nas trilhas do mercado

20/03/2014 16:47  - Fotos: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias
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Teste: Novo Volvo V40 Cross Country - Nas trilhas do mercado

Volvo amplia oferta do hatch V40 com a versão “aventureira” Cross Country, com tração integral

por Eduardo Rocha
Auto Press


A Volvo é uma marca de nicho. Seus automóveis não são pensados para alcançar volumes expressivos no mercado. E exatamente por isso, a montadora precisa superqualificar seus modelos. A marca sueca, que é controlada pela chinesa Geely, valoriza, então, a qualidade de acabamento, a tecnologia voltada para a segurança e a exclusividade. Como é o caso do V40 Cross Crountry.

Ele chega às concessionárias brasileiras neste final de março com a intenção de emplacar apenas 300 unidades nos nove meses restantes de 2014. Isso não dá 35 vendas por mês. É pouco, mas como cada exemplar custa a partir de R$ 141.500 – com opcionais e acessórios, ultrapassa R$ 170 mil –, o faturamento da Volvo apenas com esta versão pode passar dos R$ 40 milhões, caso a projeção se confirme. A versão CC do V40 deve responder por 40% das vendas do hatch daqui para a frente. As versões Dynamic e R-Design, um pouco mais baratas, ficariam com os outros 60%.



O pacote de atrativos que a Volvo monta para seus carros tem de incluir itens que justifiquem plenamente o fato de seu hatch médio custar até mais que rivais como BMW Série 1, Mercedes-Benz Classe A ou Audi A3 Sportback. No caso específico do CC, a tração integral permanente vocaciona o carro para enfrentar lama ou neve. Tem, inclusive, controle eletrônico de descida de rampa, que ajuda bastante em pisos de baixa aderência. Na versão trazida para o Brasil, as rodas são de 18 polegadas, contra as aro 16 originais, para dar um ar mais aventureiro ao modelo, que passou a ter 4 cm a mais de distância para o solo em relação aos modelos “civis” do V40.

No mais, o V40 CC tem umas poucas diferenças estéticas. Os para-choques foram redesenhados e na frente ele ganhou uma grade em colmeia. Os faróis ficaram mais alongados e luzes diurnas saíram da saia e ficaram mais verticalizadas. Na parte inferior entre os eixos há uma moldura de proteção e o teto recebe barras longitudinais. Carcaça dos espelhos e molduras das janelas são em preto brilhoso. Na traseira, há um difusor em prata na saia e um espoiler no teto.



Os conteúdos mais interessantes do V40 CC não são tão explícitos. Caso do motor T5, o mais forte da linha. Trata-se de um 2.0 litros com cinco cilindros soprados por turbo e gerenciado por um câmbio automático de seis marchas e com sistema start-stop. Ele rende 210 cv de potência a 6 mil rpm e 30,6 kgfm entre 2.700 e 5 mil giros. Outro exemplo são os recursos de segurança. A estrutura do V40 é feita com cinco tipos de aço – do macio até o ultra resistente, dependendo da função –, e plásticos e alumínio. Tem ainda banco com encosto ativo e o sistema city safety, que freia o carro sozinho para evitar colisões a até 50 km/h. Isso além de sete airbags e controle dinâmico de estabilidade.

No entanto, alguns recursos de segurança foram “desviados” para um pacote de opcionais, batizado de Safety, que custa R$ 15 mil e tem alguns itens até já banalizados em segmentos superiores, como sensor de ponto cego ou controle de cruzeiro adaptativo. Na lista estão, entre outros, airbag para pedestres, sensor lateral de tráfego, sensor de pedestres e ciclistas com frenagem automática e controle de faixa de rolagem. Já o pacote chamado Hi-tech, que custa R$ 10 mil, só traz equipamentos que, a princípio, já deveriam estar no cardápio de um modelo de mais de R$ 140 mil: park assist, GPS e câmara de ré. O sistema Sensor, que inclui recursos como tela touch e roteador de internet, acrescenta outros R$ 7.690.



Primeiras impressões
Dupla personalidade

Itu/São Paulo – Embora a estética do V40 Cross Country satisfaça a sanha pseudo-lameira do consumidor brasileiro, o hatch médio da Volvo é também um ótimo carro de passeio. O próprio motor tem características que o deixa à vontade em rotações mais elevadas. Mesmo que o controle do câmbio não acompanhe essa “esportividade”: as trocas sequenciais só podem ser feitas diretamente na alavanca, embora até modelos compactos de marcas generalistas já usem paddle shifts. Esse vigor, juntamente com a tração permanente nas quatro rodas, também cai bem em estradas de terra – desde que sejam razoavelmente niveladas.

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Nos buracos, a suspensão rígida rouba o conforto dos ocupantes e parte da dirigibilidade do modelo, pois ele fica excessivamente “vivo” e o amortecedor chega ao fim do curso com certa facilidade. O ganho de 4 cm de altura para o solo permite que o V40 CC enfrente ondulações mais acentuadas sem arrastar o fundo, mas não o transforma em carro de rali. No asfalto, ao contrário, a disposição do CC pode ser plenamente explorada. O ganho de estabilidade oferecido pela tração integral torna o modelo absolutamente neutro, mesmo em velocidades mais altas. O regime de giros elevado do ótimo propulsor de cinco cilindros também é bastante adequado em acelerações e retomadas.



Por dentro, o V40 CC traz o já tradicional bom acabamento da marca sueca. Bancos e volante em couro, superfícies atraentes e agradáveis, encaixes perfeitos, isolamento acústico de alto nível e design moderno. Como briga no mercado de automóveis premium, a Volvo tenta abraçar todas as vertentes. O que é graficamente representado no painel de cristal líquido configurável. Há o modo esportivo, com tons de vermelho. um modo clássico, mais sóbrio, e o modo econômico, com detalhes em verde. Em cada um, as informações se adequam ao conceito básico, como o uso da potência no esportivo ou o consumo no ecológico. Essa variedade também é um expressão da grande capacidade do V40 CC de transitar com alguma autoridade em caminhos diferentes.



Ficha técnica
Volvo V40 Cross Country

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, cinco cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor, intercooler, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.
Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 210 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 7,2 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente.
Torque máximo: 30,6 kgfm entre 2.700 e 5 mil rpm.
Diâmetro e curso: 81,0 X 77,0. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras.
Freios: Discos na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistência eletrônica.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista.
Peso: 1.634 kg.
Capacidade do porta-malas: 324 litros.
Tanque de combustível: 57 litros.
Produção: Ghent, Bélgica.
Lançamento mundial: 2013.
Lançamento no Brasil: 2014.
Itens de série: Ar-condicionado digital dual zone, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth com tela de sete polegadas colorida, oito alto-falantes, painel de instrumentos digital com tela de LCD, teto panorâmico, bancos e volante com revestimento de couro, keyless, sensor de estacionamento, chuva e luz, controle de frenagem em descida piloto automático e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Opcionais: Pacote High Tech, com GPS, câmara de ré, park assist e leitor de DVD.
Pacote Safety, com airbag para pedestre, alerta para ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de alerta ao condutor, detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, alerta de tráfego lateral, sistema digital de leitura de placas de sinalização e aviso de mudança de faixa de rolamento.
Preço: R$ 141.500.
Preço completo: R$ 166.500.

 

 

 

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