MotorDream

Indústria

Novela alemã: decisão sobre fábrica da BMW sai no segundo semestre

21/05/2012 09:00  - Foto: Divulgação
Envie por email

Novela alemã: decisão sobre fábrica da BMW sai no segundo semestre

Marca só decidirá sobre México ou Leste Europeu após palavra final sobre o Brasil

por Túlio Moreira
MotorDream


O imbróglio envolvendo o projeto de fábrica da BMW no Brasil parece não ter fim. Após o executivo-chefe da montadora, Norbert Reithofer, ter colocado os planos de uma unidade nacional em status de espera, no início de maio, a agência Automotive News Europe obteve de um porta-voz da fabricante alemã a informação de que a decisão sobre as instalações da marca em território brasileiro sai no segundo semestre.

A informação foi dada como resposta aos rumores que circulam na imprensa europeia de que a marca bávara possa cogitar uma fábrica no México, em vez do Brasil. De acordo com a fabricante premium, a possibilidade de novas instalações no país mexicano ou em algum território do Leste Europeu não será comentada oficialmente até a decisão final sobre a unidade brasileira. Com a construção de novas fábricas, a BMW espera chegar a 2 milhões de veículos vendidos anualmente a partir de 2016, ante 1,67 milhão em 2011.

Diante da decisão do governo brasileiro em aumentar em até 30 pontos percentuais o IPI para veículos importados, a BMW propôs uma flexibilização da carga tributária cobrada por seus automóveis no Brasil, a partir do argumento de que já havia mostrado interesse em instalar uma fábrica no país. Contudo, sem chegar a um consenso definitivo, a marca alemã afirma que o novo regime automotivo não consegue atender de forma “mutuamente benéfica” aos interesses da BMW e do país.

Outro problema diz respeito à estrutura de produção da fábrica. A unidade industrial brasileira ficaria responsável pela montagem, em esquema CKD, de três modelos da BMW e um modelo da marca inglesa Mini, pertencente ao grupo alemão. Neste sistema, em que componentes chegam desmontados de outros países e são apenas montados localmente, a marca bávara não conseguiria atingir os 65% de nacionalização exigidos no Brasil.

Veja mais:
Projeto de fábrica da BMW no Brasil é suspenso
Veja também: BMW defende mudança no atual IPI para carros importados

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas