MotorDream

Indústria

Contra imprecisões, Fiat estreia câmbio Dualogic Plus

16/05/2012 09:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Contra imprecisões, Fiat estreia câmbio Dualogic Plus

Marca italiana promete mais eficácia em trocas de marchas e manobras na nova geração do câmbio automatizado

por Túlio Moreira
MotorDream


Os câmbios automatizados sempre dividiram a opinião dos usuários. Considerado uma alternativa mais viável e acessível em relação ao câmbio automático, esta transmissão mantém a embreagem, que passa a ser acionada por um sistema elétrico, eliminando a necessidade do pedal. Muitos consumidores, no entanto, reclamam de imprecisão nas trocas de marchas, manobras e arrancadas. A Fiat optou, então, por aperfeiçoar a tecnologia Dualogic, que agora é chamada de Dualogic Plus. O câmbio terá trocas de marchas mais suaves e manobras mais confortáveis, graças à nova função “Creeping”.

Este recurso é responsável por mover lentamente o veículo, sem que o motorista precise acionar o acelerador – como já é usual com os carros automáticos convencionais. Assim que o motorista retira o pé do freio, o sistema movimenta o carro lentamente para que o motorista fique encarregado apenas de manobrar o volante e controlar a intensidade do freio. Outra função é o “Auto-Up Shift Abort”, que identifica o momento exato de uma retomada de velocidade e aborta, se for preciso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada, para entregar mais torque e potência.

O câmbio Dualogic Plus estreia na linha 2013 do hatch médio Bravo, mas deve chegar aos outros modelos da marca italiana que utilizam a tecnologia. Com o câmbio automatizado, o Bravo custa R$ 59.790, na versão Essence 1.6, e R$ 66.830, na versão Absolute 1.8. O câmbio Dualogic, que estreou no Stilo, antecessor do Bravo, em 2008, também está presente em modelos como Grand Siena, Idea, Linea, Palio, Punto e Strada. Em média, o câmbio automatizado encarece em 3,5% o preço final do veículo – custa em torno de R$ 2 mil.

Veja mais: Teste: Poder do Fiat Bravo T-Jet é relativo
Veja também: Novas transmissões apontam uma marcha para o futuro

 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas