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Brasil é o segundo no ranking de vítimas fatais em acidentes de motos

07/05/2012 11:25  - Fotos: Divulgação
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Brasil é o segundo no ranking de vítimas fatais em acidentes de motos

Taxa de mortalidade por acidentes de moto só é maior no Paraguai

por Túlio Moreira
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Um estudo inédito sobre a violência no trânsito, realizado pelo Instituto Sangari por meio da análise de 1 milhão de certidões de óbito em todo o mundo, revelou que o Brasil é o segundo país do mundo em vítimas fatais em acidentes envolvendo motocicletas, com 7,1 óbitos a cada 100 mil habitantes. O Mapa da Violência 2012, publicado pela revista Veja, mostra que apenas no Paraguai se morre mais, com 7,5 óbitos por 100 mil habitantes. A situação no Brasil e no vizinho sul-americano é bem diferente do terceiro colocado no ranking global: a Tailândia tem taxa de 4,6 óbitos por 100 mil habitantes, enquanto Colômbia aparece em quarto, com 4,2 óbitos, e Chipre fica com o quinto lugar, com 3,7 óbitos.

Como base de comparação, o índice nos Estados Unidos, o décimo colocado da lista, é de 1,7 óbito a cada 100 mil habitantes. Nos últimos 15 anos, o crescimento da taxa de mortalidade em acidentes com motocicleta no Brasil aumentou 846,5%, enquanto a de carros cresceu 58,7%. O nível da violência no trânsito é tanto que condena à morte no local do acidente cerca de 40% dos envolvidos nas ocorrências. Em 2012, mais de 13 mil brasileiros devem morrer nas ruas e avenidas do país em acidentes com veículos de duas rodas. Em 2010, foram 13.452 vítimas fatais, contra 1.421 registradas em 1996. Entre as vítimas, 75% são homens e 40% têm entre 21 e 35 anos.

Como forma de comparação, o número de vítimas fatais em acidentes com carros em 2010 foi de 11.405 pessoas, contra 7.188 de 1996. Uma das razões para este panorama é a explosão no mercado das duas rodas nos últimos 10 anos. A frota de motocicletas em circulação no país cresceu nada menos que 246% na última década, atingindo 18,5 milhões de unidades. Enquanto isso, a frota de carros apresentou crescimento menos significativo, de 65,3%, atingindo 37,2 milhões de veículos. Outras causas apontadas por especialistas do setor à revista Veja, como José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, a associação das fabricantes de motocicletas, são a ausência de uma legislação mais rigorosa com a categoria, a falta de pistas exclusivas para motos e a não obrigatoriedade de treinamento específico para trabalhadores como motoboys.

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Comentários

Existem 2 comentários
#1 - Alberto Fuga Macarini
07/05/2012 - 21:14

Vou por os pingos nos ÍS: 1/3 culpa dos motociclistas, 1/3 culpa dos motoristas de carros/caminhões/ônibus e 1/3 culpa de quem tem responsabilidade nas condições das pistas, ruas, estradas e do trânsito. Sempre parece que o motociclista é o culpado pq ele é sempre a vítima mais prejudicada e figura central nos acidentes (quase sempre como a vítima fatal). É claríssimo também que motociclistas estão nas estatisticas com mais assiduidade pq morte é sempre mais avaliada nos índices de acidente. Motorista e motociclista imperitos, imprudentes e negligentes são em igual número com a diferença que motociclistas morrem mais, parte daí os números acima.

#2 - JOSÉ WALTER DE OLIVEIRA
08/05/2012 - 08:20

Importantíssima matéria, principalmente para nós, motociclistas, que usamos este veículo como nosso meio de transporte rápido, onde encontramos dificuldades para obter segurança. O texto foi de uma clareza impar, onde foi sugerida uma reflexão em nosso modo de pilotar, bem como de buscar sintonia com o transito. Ficou claro também que a participação das autoridades está a desejar. Seria bom que todas se ombreassem na busca de uma solução para ajustar estas lacunas existentes, pois assim teríamos um transito mais seguro. É bom lembrar que a importancia da Moto, hoje em dia, é clara, pois se não fosse a sua existencia, como estaria o transito? Obrigado Túlio pelas orientações. José Walter de Oliveira - Goiânia-Go

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