MotorDream

Lançamentos

Mercedes-Benz SLK55 AMG é fúria a céu aberto

25/04/2012 10:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Mercedes-Benz SLK55 AMG é fúria a céu aberto

Mercedes renova SLK55 AMG com novo motor e promessa de mais eficiência

por Carlo Valente
do InfoMotori/Itália
exclusivo para Auto Press


A Mercedes-Benz, como de hábito, levou pouco mais de um ano para mostrar a variante mais potente do novo SLK. O pequeno conversível ganhou a preparação especial da AMG, divisão de alta perfomance da marca, para honrar a linhagem iniciada em 1996 com a primeira geração do modelo – que, por sua vez, bebe na fonte do lendário 190 SL da década de 1950. O SLK55 reúne as soluções trazidas do SLK "de rua" a um V8 com mais de 400 cv para formar um conjunto explosivo, com desempenho ainda superior aos antecessores e digno de estampar os emblemas da fabricante de Stuttgart.

As mudanças feitas no visual do SLK55 AMG deram ao conversível uma cara de mau, com spoilers adicionais, entradas de ar extras no para-choque dianteiro e capô, suspensão mais baixa e rodas maiores. A decoração externa não faz nenhuma questão de esconder o poderio do V8 instalado na frente. A versão mais forte mantém a capota rígida rebatível eletricamente que na mudança de geração ainda ganhou um interessante teto de vidro com transparência regulável. O sistema, chamado pela marca de Magic Sky Control, permite a dosagem de entrada de luz através de uma corrente elétrica que atravessa o vidro e modifica as propriedades das partículas de cristal líquido contidas na peça. Assim, a transparência pode ser alterada por um botão no console. Atrás, as quatro saídas de escape dão o tom de esportividade.



O novo carro usa um V8 biturbo de 5.5 litros calibrado para 421 cv – em outros modelos, o mesmo propulsor atinge até 571 cv. O torque chega a 54,6 kgfm e garante a performance esperada para um AMG. Segundo a Mercedes, a aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima chega aos tradicionais 250 km/h limitados eletronicamente. Ainda assim, ele conta com sistema start/stop, que ajuda na hora de conseguir a média de 12 km/l em ciclo misto, número louvável para um desempenho desse nível. O V8 também tem outro sistema que desativa quatro cilindros quando em velocidades de cruzeiro e pouca carga no acelerador, mas basta pressionar o pedal novamente que todos os oito acordem e despejem o máximo de força nas rodas traseiras.

O interior traz o máximo de luxo e sofisticação disponível para o SLK. Os bancos são revestidos em couro, que também está presente nas portas, manopla do câmbio e painel. O console é revestido em fibra de carbono e o volante ainda recebe apliques de camurça. A dotação de equipamentos é farta, com sistema de som da marca Harmann Kardon, navegador por GPS, ajustes elétricos para os bancos, além de todo o aparato de segurança necessário. O SLK55 é o único de sua categoria com um borbulhante V8 sob o capô. O modelo está previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2012 para se juntar ao recém-lançado SLK 250. Certamente custará bem mais que os 72.590 euros – cerca de R$ 178 mil – cobrados pelo carro na Alemanha.



Ficha Técnica

Mercedes-Benz SLK 55 AMG

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 5.461 cm³, oito cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão:
Câmbio automático de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 421 cv a 6.800 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,6 s.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo:
54,6 a 4.500 rpm.
Diâmetro e curso:
98,0 mm x 90,5 mm. Taxa de compressão: 12,6:1.
Suspensão:
Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 235/40 R18 na frente e 255/35 R18 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás.
Carroceria: Roadster em monobloco com duas portas e dois lugares. Com 4,13 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,30 m de altura e 2,43 m de distância entre-eixos. Tem airbags frontais, laterais e de cabeça.
Peso: 1.610 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 225 litros.
Tanque de combustível:
50 litros.
Produção: Bremen, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bancos com ajustes elétricos, apoios de cabeça com sistema anti-ricochete, ar-condicionado automático, ABS, EBD, BAS, sistema detector de fadiga, bancos com aquecimento, rádio/CD/MP3/Bluetooth, coluna de direção ajustável eletricamente, cruise control, luzes em led, controle de establidade e de tração, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cabeça.
Preço na Europa:
72.590 euros (cerca de R$ 178 mil).

Veja mais: Flagra: Mercedes CLS ganha versão perua ainda este ano
Veja também: Mercedes mostra cupê CSC em fotos e vídeo

 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas