MotorDream

MotorZine

Qual é o melhor carro 1.0 à venda no Brasil?

19/04/2012 21:00  - Fotos: Carta Z Notícias e Divulgação
Envie por email

Qual é o melhor carro 1.0 à venda no Brasil?

MotorDream lista os modelos e os leitores elegem o favorito

da Redação


Os modelos com motor 1.0 tiveram seu auge no Brasil na década de 1990. Porém, em fevereiro deste ano, foi anotado o menor número de vendas de carros com essa motorização desde 1995. Parte disso se explica pelo aumento do poder aquisitivo dos brasileiros. Outro fator importante foram os incentivos do governo, que, em 2003, reduziu o IPI dos veículos com motor 1.0, 1.6 e 2.0. O desconto aliado ao maior poder de compra, acabaram levando algumas pessoas a gastarem um pouco mais, mas adquirir um carro mais potente. A maior exigência do consumidor também fez com que eles fossem atrás dos carros com acabamento melhor.

Apesar disso, esses veículos ainda são escolhidos por muitos brasileiros que buscam um carro 0 km. Recentemente, a Ford provocou um rebuliço no segmento ao reduzir em exatos R$ 50 o preço básico do hatch. Com isso o Ka 1.0 se tornou o carro mais barato do Brasil. Com isso, a marca do oval azul tenta impulsionar as vendas do modelo, que sempre fica atrás dos líderes do mercado. Veja abaixo a lista dos modelos 1.0 à venda no Brasil e vote na enquete (localizada no canto inferior direito da Capa do site). O resultado será anunciado no próximo dia 27. Vale lembrar que o Kia Picanto também é 1.0, mas el ficou de fora por ter uma proposta diferente dos listados. Diferente dos concorrentes, o modelo aposta em uma lista mais completa de equipamentos, e a faixa de preços é mais elevada.


Chevrolet Celta
Lançado em 2000, o Celta mudou pouco desde então. Sua maior reestilização aconteceu em 2006. Enquanto concorrentes como o Volkswagen Gol e o Fiat Uno passaram por reformulações totais, o modelo da gravata dourada ganhou apenas um facelift no ano passado. Com isso, ele deixou de ser o terceiro modelo mais vendido no Brasil (posto ocupado em 2011) e fechou o primeiro trimestre de 2012 na quinta colocação. Os preços das versões equipadas com motor 1.0, que entrega 77/78 cv de potência, variam de R$ 26.008 a R$ 29.289.


Chevrolet Classic
Projetado em 1995 a partir do Corsa sedã, o modelo foi remodelado em 2010. Segundo a Chevrolet, o objetivo era conquistar a “nova classe média” brasileira. Apenas uma versão do sedã está disponível no Brasil. O Classic animado pelo 1.0 flex que gera os mesmos 77/78 cv do Celta é vendido atualmente no país por R$ 27.537


Chevrolet Prisma
Cotado para ser o substituto natural do Classic, o Prisma foi lançado em 2006. Assim como o Celta, ele foi renovado no ano passado. Ele é vendido em duas versões, mas apenas uma conta com motorização 1.0. A variante equipada com o 1.0 flex é comercializada por R$ 31.235.


Fiat Mille
Com preços partindo de R$ 23.650 e chegando a R$ 26.090, o Mille com seu motor de 66/65cv ajuda a impulsionar as vendas do Uno. O modelo é baseado no Uno original de 1983, que passou por uma profunda reestilização em 2004. Ele foi mantido pela Fiat como modelo de entrada. Este ano, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou que entre os “subcompactos” das oito marcas testadas (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), o Uno Mille Fire Economy 1.0 é um dos mais econômicos.


Fiat Palio
Lançado em 2006, o modelo foi o principal rival do Volkswagen Gol na liderança do mercado. A situação mudou em 2010, quando o novo Uno entrou na briga. A apresentação da segunda geração em novembro do ano passado deu novo fôlego às vendas, mas não pôs o modelo de volta ao seu “lugar original”.  O Palio Fire, versão de entrada do modelo e baseado na primeira geração, continua a ser vendido. Os preços variam de R$ 25.790 a R$ 31.290.


Fiat Siena
O modelo foi apresentado pela primeira vez em 1997 na Argentina, ele chegou ao Brasil no mesmo ano. Apesar de ter saído do mesmo estúdio de design que o Palio, o sedã não fez tanto sucesso quanto o compacto. O preço do sedã parte de R$ 30.680 e chega a R$ 34.030. A terceira geração do modelo, batizada de Grand Siena foi apresentada este ano.


Fiat Uno
Apresentado em 2010, o modelo conseguiu fechar o mês de março na frente do Gol. É a terceira vez ao longo de sua história que o modelo da Fiat alcança a façanha. Com o bom desempenho, o modelo ficou com o primeiro lugar do acumulado do primeiro trimestre do ano também. Os preços do Uno impulsionado pelo motor 1.0 variam de R$ 26.880 a R$ 30.990


Ford Ka
A linha 2012 chegou com leves alterações no desenho e equipada com um 1.0 RoCam de 73/69cv. As mudanças nas linhas e o reposicionamento não foram suficientes para melhorar o desempenho de vendas como a Ford queria. Por isso, agora o hatch é vendido por R$ 23.600 (preço posterior à redução de R$ 50). O valor foi escolhido para ficar abaixo do preço cobrado pelo Mille.


Ford Fiesta
O Fiesta é equipado com motor 1.0 tanto em sua versão hatch (que sai por R$ 26.900) quanto na versão sedã (R$ 28.990), amboa da quinta geração. Atualmente, essa geração do é chamada de RoCam para não confundir com o New Fiesta, que desembarco uno Brasil em 2010 na variante sedã, e em 2011 na versão hatch.


Effa M 100
O modelo desembarcou no Brasil em 2008. Os R$ 22.980 fizeram dele o carro mais barato na época. A linha 2010 chegou ao mercado custando R$ 23.480, preço menor que o da linha anterior, porém, atualmente o preço é maior. Ele é vendido nas concessionárias da Effa por R$ 24.980. Produzido na China em uma fábrica da joint-venture entre a Changhe e a Suzuki, o carro ganhou melhorias graças à japonesa. Em 2010, a nipônica tomou as rédeas da fabricação e, de cara, trocou os fornecedores de vários componentes do modelo.


Nissan March
Lançado em setembro do ano passado na tentativa de deixar a Nissan mais popular, o modelo conseguiu bons índices de venda e alavancou os números da marca no Brasil, o que ajudou a nipônica a ter seu melhor ano desde que chegou ao país. A versão 1.0 vem de série com airbags, computador de bordo e banco ajustável. Para levar um desses para casa é preciso desembolsar de R$ 27.790 a R$ 33.390.


Renault Clio
Ele foi lançado em 1999 para rivalizar com as versões mais equipadas do Gol e do Palio. O último facelift aconteceu em 2003. Com a chegada do Sandero e do Logan, que se tornaram líderes de venda da marca, o Clio foi “rebaixado”. A manobra foi positiva e o compacto se tornou um sucesso de vendas em seu nicho. Os preços do modelo vão de R$ 25.300 a R$ 26.800.


Renault Logan

As versões com motor 1.0 custam entre R$ 28.610 e R$ 30.220. Entre elas está a 1.0 16V Expression (a mais cara para a motorização). Nessa variante, o modelo conta com câmbio automático de quatro velocidades que já havia aparecido por aqui em modelos da segunda geração da linha Mégane.


Renault Sandero

Primeiro carro mundial da marca produzido fora da Europa, ele chegou ao Brasil em novembro de 2007 e logo conquistou um lugar entre os hatches de entrada. Em meados do ano passado ele passou por um facelift. Apesar de pequenas, as mudanças deram ares quase europeus ao hatch. Nas concessionárias da marca, o preço do Sandero 1.0 vai de R$ 29.230 a R$ 31.590.


Volkswagen Gol G4

Essa é a linha mais acessível da marca. Seus preços variam de R$ 26.715 a R$ 30.685. Essa é a geração anterior à atual, chamada de “novo Gol”. Suas vendas também são registradas pela Fenabrave na hora de contabilizar as unidades emplacadas pelo compacto da marca alemã.


Volkswagen Gol
Para afastar a ameaça representada pelo uno no primeiro trimestre do ano, a Volkswagen promoveu um festival de descontos e condições especiais de financiamento para a linha Gol. Com isso, o preço da Gol da chamada quinta geração (lançada em 2008) passou de R$ 30.685 para R$ 28.190. Com isso, o modelo fechou a primeira quinzena de abril na frente do carro da Fiat.


Volkswagen Fox
O modelo foi lançado em 2003 e chegou à sua segunda geração em 2009. Disponível nas versões de duas ou quatro portar, o Fox custa de R$ 32.405 a R$ 33.960. O Fox foi outro modelo que, ao passar por um leve facelift ganhou ares similares aos de alguns automóveis europeus.


Volkswagen Voyage
A Volks vende apenas uma versão do sedã compacto no Brasil. Ela está disponível por R$ 32.895. Lançado em 2008, o Voyage compete com vantagem em relação a alguns de seus rivais, graças ao visual mais atual. Mas ano passado novos modelos entraram na briga e o sedã da alemã tem novos desafios para encarar.

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Existem 3 comentários
#1 - Moacyr Cunha Neto
19/04/2012 - 21:40

Olá, senhores! Como sempre o site muito bom e tal... mas... vocês colocaram a carroça (risos) do Effa e esqueceram de um 1.0 muito bom que é o novo Kia Picanto Flex! Um abraço a todos!

#2 - Nassim de Almeida Rosemberg
20/04/2012 - 07:18

Carro 1.0 é a maior vergonha ,deveria ser banido de fabricação, só as fabricantes lucram e o consumidor fica iludido achando que fez um bom negocio, A diferenca de 1.0 para 1.4 ou 1.6 não chega a 10% so que os fabricantes empurram no modelo 1,4 e 1.6 um monte e acessorios que eleva o preço, e ilude o consumidor .

#3 - marco A. h.Dias
26/01/2013 - 12:59

Boa Tarde , gostaria de saber se o carro JAC 3 TURIN é um bom carro , pode comprar ?

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas