MotorDream

Ônibus e Caminhões

Volvo unifica plataformas da gama de ônibus

17/04/2012 13:45  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Volvo unifica plataformas da gama de ônibus

Na hora de renovar a sua linha de ônibus, Volvo simplifica e unifica plataformas

por Rodrigo Machado
Auto Press


Em vez de complicar, a Volvo resolveu facilitar as coisas na renovação de sua linha de ônibus. Para se adaptar ao Proconve P7, a marca sueca eliminou os chassis que usavam dois motores diferentes para adotar uma nova plataforma que utiliza apenas um propulsor, mais abrangente e versátil. De quebra, ainda serve para ficar com o "título" de ônibus mais potente do Brasil na versão topo de linha. Nas atualizações dos urbanos, a grande novidade vai para a adição de novos equipamentos e, é claro, a adaptação às novas regras de emissão de poluentes.

A marca sueca bota muita fé na nova plataforma do chassi rodoviário. Segundo a Volvo, ela foi desenvolvida dentro de uma arquitetura global, mas pensado para atender algumas necessidades específicas do mercado latino-americano. A equipe brasileira chefiou o projeto para a América do Sul, enquanto engenheiros na Suécia e na França fizeram as adaptações para outros países e regiões continentais.

Uma das melhorias está na redução de peso. Os veículos 6X2 e 8X2 ficaram 100 kg mais leves comparados aos modelos anteriores. A suspensão também é diferente. O novo sistema permite ampliar o espaço da bagagem em um metro cúbico. Somadas, as modificações resultaram em um consumo 6% menor em relação ao chassi antigo.

Em termos de motorização, a Volvo trouxe a unidade de 11 litros que equipa seus caminhões, mas com ligeiras adaptações. Antes, os motores de 9 e 12 litros cobriam faixas de potência entre 340 cv e 420 cv. Agora, apenas um propulsor vai de 330 cv a 450 cv. São cinco configurações disponíveis. O 4X2 vem nas versões B340R e B380R – com 330 cv e 370 cv, respectivamente –, enquanto os 6X2 e 8X2 chegam nas B380R, B420R e B450R – com 370 cv, 410 cv e 450 cv. Todos são equipados de série com a transmissão automatizada de 12 velocidades I-Shift, que começou a ser fabricada no Brasil no final do ano passado, na unidade industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná.

Como manda a cartilha da Volvo, a segurança também foi melhorada. O sistema de freios inteligentes EBS é de série. Ele detecta uma freada de emergência e injeta mais pressão para os freios, o que ajuda a parar o ônibus mais rapidamente. O controle eletrônico de estabilidade é de série no 8X2 e opcional nas duas outras configurações.

Quanto aos transportes urbanos, a Volvo apenas atualizou a linha, que conta com oito configurações. Para se enquadrar no Proconve P7, todas receberam a tecnologia SCR, que usa o tanque de ARLA32 para reduzir as emissões. A fabricante sueca também resolveu introduzir novos equipamentos em sua gama. Agora, de série, os ônibus urbanos contam com a transmissão automática Ecolife, que, segundo a marca, reduz o consumo de combustível em 6%. Os chassis também passam a ser equipados com controle de aceleração inteligente, que garante que só a potência necessária seja aplicada a cada arrancada ou retomada.

A gama da Volvo entre os urbanos conta com chassis com motores dianteiros e traseiros, opções de carroceria normal, articulada ou bi-articulada e ainda com piso alto ou baixo. Tudo para ficar preparado para o BRT, sistema de corredores urbanos de ônibus que está em expansão no Brasil por conta do trânsito caótico das grandes cidades. E acelerado pelos eventos esportivos dos próximos anos.

Veja mais: Teste: Marcopolo Viale BRT encara trilhos de asfalto
Veja também: Regulamentação da profissão de motorista segue para sanção presidencial


 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas