MotorDream

Indústria

Negociações entre Brasil e México avançam, mas sem acordo

01/03/2012 15:15  - Foto: Divulgação
Envie por email

Negociações entre Brasil e México avançam, mas sem acordo

Brasil tem pressa, porém ainda não apresentou uma proposta definida

por Alyne Bittencourt
MotorDream


A segunda rodada de negociações entre Brasil e México para revisar o acordo automotivo assinado pelos dois chegou ao fim sem acordo. A necessidade de revisão surgiu do desconforto gerado pelo déficit na balança comercial com o México. Outro fator que influenciou foi a suspeita de que fabricantes chinesas, europeias e norte-americanas estejam usando o México como plataforma de exportação para o Brasil, como forma de escapar ao aumento do IPI.

Isso porque o IPI para carros com menos de 65% de componentes nacionais foi aumentado em 30 pontos percentuais. Já no México, os carros precisam ter apenas 30% de componentes feitos no país. A porcentagem menor de peças nacionais estaria sendo usada pelas fabricantes para escapar da cobrança do imposto brasileiro reajustado. O Brasil quer restringir as importações, o que desagrada ao México, que quer ver o fluxo de mercadorias ser intensificado. Contudo, os mexicanos já teriam acenado positivamente para a inclusão de caminhões e ônibus no acordo.

Uma possível solução apontada pelos negociadores brasileiros é a adoção do sistema “flex”, o mesmo usado no acordo entre Brasil e Argentina. Nesse sistema, o volume de exportações fica condicionado pelo total que ele importar do país parceiro. Outra possibilidade é criar um sistema de cotas de importação.

O governo brasileiro quer que a renegociação se dê em breve, apesar de ainda não ter apresentado uma proposta bem definida sobre as mudanças no acordo. As renegociações vão continuar e não têm uma data limite para acontecer. Mas a presidente Dilma Rousseff pode decidir cancelar o acordo a qualquer momento.

Veja mais: Rompimento de acordo com México não tem volta, afirma Valor Econômico
Veja também: Balança comercial de veículos está desequilibrada com México e Argentina

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas