MotorDream

Indústria

A difícil missão de um estreante na Índia

08/02/2012 09:05  - Fotos: Divulgação
Envie por email

A difícil missão de um estreante na Índia

Renault Pulse emplaca apenas 746 unidades em seu mês de estreia no mercado indiano

por Túlio Moreira
MotorDream

Lançado em novembro de 2011, o Chevrolet Cobalt alcançou a 9ª colocação entre os automóveis mais vendidos no mês passado, colocando a Chevrolet no topo do mercado nacional. Já na Índia, os consumidores não são tão adeptos de novidades. Os modelos estreantes no aquecido mercado indiano geralmente encontram resistência na tradição que prevalece entre os compradores locais. O exemplo mais recente é o Renault Pulse, versão do Nissan March feita exclusivamente para o país asiático. O compacto emplacou apenas 746 unidades em seu primeiro mês de vendas por lá.

No caso do Pulse, o desempenho baixo também se justifica pela presença tímida da Renault no mercado indiano. A marca francesa conta com apenas 40 concessionárias por lá e emplacou somente 800 unidades de todos os modelos ao longo de 2011. Ou seja, em apenas um mês, o Pulse registrou volume semelhante ao total comercializado pela fabricante em todo o ano passado. A meta da Renault é lançar mais três modelos na Índia em breve e chegar a 100 concessionárias até o fim deste ano. Em 2013, a francesa quer emplacar nada menos que 100 mil unidades no país.

Para tanto, terá que enfrentar a longa primazia do Maruti Suzuki Alto. Lançado em 2000, o compacto feito em parceria por uma fabricante local e pela japonesa Suzuki é o mais vendido do país há sete anos consecutivos, consolidando a liderança de mais de duas décadas do joint venture. Os últimos desafiantes do Alto não se deram muito bem na empreitada. O Tata Nano é um dos maiores fracassos da história da indústria automobilística mundial e o Hyundai Eon, lançado em outubro com a promessa de emplacar 11 mil unidades mensais, anotou pouco mais de 7 mil em janeiro.


Hyundai Eon: promessa de 11 mil unidades/mês e apenas 7 mil vendas em janeiro

Veja mais: Nissan March ganha nacionalidade francesa e vira Renault Pulse
Veja também: Hyundai Eon vende abaixo do esperado na Índia

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas