MotorDream

Indústria

Fiat Uno Mille e Novo Uno Economy são os populares mais econômicos

07/02/2012 12:00  - Fotos: Divulgação
Envie por email

Fiat Uno Mille e Novo Uno Economy são os populares mais econômicos

Quarta fase do PBE Veicular irá estampar etiqueta no para-brisa dos carros a partir de abril

por Túlio Moreira
MotorDream


O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou o 4º ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), lançado no Salão de São Paulo, em novembro de 2008. Este novo ciclo revelou que, entre os veículos da categoria ‘subcompactos’ das oito marcas testadas (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), os modelos Uno Mille Fire Economy 1.0 e Novo Uno Economy Evo 1.4 são os mais econômicos. Os dois modelos da Fiat, ambos flex e com variantes de duas e quatro portas, receberam classificação A.

O teste – que classifica os veículos com selos de A (menor consumo) a E (maior consumo) – apontou que o Uno Mille roda 8,9 km/l com etanol em circuito urbano e 10,7 km/l na estrada. Com gasolina, o popular da Fiat percorre 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. Já o Novo Uno Economy faz 8,7 km/l com etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada. O pior resultado da categoria ‘subcompactos’ ficou com os modelos Novo Uno Attractive Evo 1.4 e Fiat 500 Cult 1.4 8V, ambos com nota D.

Entre os modelos enquadrados na categoria ‘compactos’, os mais econômicos foram Fiat Siena Fire 1.0, Honda Fit 1.4, Renault Sandero 1.0 e Volkswagen Gol G4 Ecomotion 1.0, todos com selo de eficiência A. O pior resultado ficou por conta do Volkswagen Polo 1.6: nota E. Na categoria ‘médios’, o Renault Logan 1.0 foi o único a receber certificação A, enquanto o Kia Soul Flex 1.6 amargou classificação E. Entre os ‘grandes’, Ford Fusion Hybrid 2.5, Honda Civic 1.8, Renault Fluence 2.0 e Toyota Corolla 1.8 receberam nota A. O sedã médio-grande Toyota Camry, com motor 3.5 litros, ficou com nota E.

Na categoria ‘utilitários esportivos’, o resultado mais regular foi o do Renault Duster 4X2 2.0, que levou nota B. O Ford EcoSport automático com motor 2.0 litros amargou a lanterna, com resultado E. Na categoria ‘fora-de-estrada’, o Duster foi novamente o melhor. Na versão 4X4, o utilitário da Renault conquistou nota A. O contraste ficou por conta do Kia Sorento 2.4, com nota E. O Fiat Doblò 1.8 foi o único analisado na categoria “minivan”, e obteve conceito C.

Na categoria ‘comercial’, o Renault Kangoo 1.6 recebeu um A e a Ford Ranger 2.3 teve E. A veterana Volkswagen Kombi 1.4 levou C. E entre as picapes e comerciais leves enquadrados na categoria ‘carga derivado’, a Volkswagen Saveiro 1.6 8V ganhou nota A, enquanto Fiat Fiorino Furgão 1.3 obteve B. A Fiat Strada 1.4 recebeu nota C, mesmo conceito da Ford Courier 1.6. Os resultados completos de todas as categorias podem ser consultados no site do PBE.

A partir desta quarta fase do PBE Veicular, os carros vendidos no mercado brasileiro passarão a trazer, no para-brisa, a etiqueta com o selo de eficiência energética e os resultados obtidos nos testes. A nova regra começa a valer em abril. O programa tem o objetivo de permitir que o consumidor compare a eficiência energética dos veículos antes de comprá-los. Contudo, a adesão ao PBE Veicular continua sendo voluntária. Marcas como Chevrolet, Citroën, Nissan e Hyundai ainda não participam do programa.

Veja mais: Idec rejeita 11 marcas em relação à eficiência energética
Veja também: 3º PBE Veicular avalia consumo de combustível


 

 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas