MotorDream

MotorZine

Conheça a história do DeLorean DMC-12

26/11/2010 09:24  - Fotos Autocosmos/México
Envie por email

Conheça a história do DeLorean DMC-12

Famoso carro de "De Volta para o Futuro" teve design projetado por Giugiaro

da Redação
com Autocosmos/México


Vinte cinco anos depois de ser criado, o DeLorean DMC-12 ainda é famoso por conta do filme "De Volta para o Futuro", onde o Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) e Marty Mc Fly (Michael J. Fox) viajavam no tempo em uma "máquina estranha", parecida com um automóvel, mas que nada mais é que este carro lendário, uma peça importante na história dos fabricantes independentes de automóveis.

A história deste modelo começa quando um executivo da General Motors, John Z. DeLorean, desafiou a indústria automotiva quando decidiu fabricar seus próprios carros esportivos, os quais ele garantia que seriam "éticos". O local escolhido para esta aventura do mundo real foi a Irlanda do Norte, para ser mais específico a cidade de Dummurry.

Foi criado então o DMC-12. Um carro feito de aço inoxidável, polido e sem pintura. O criador do conceito era ninguém menos do que o mítico Giorgetto Giugiaro. O desenho era fenomenal, e as portas no estilo "asa de gaivota" faziam o carro parecer realmente de outro tempo, ou de outro planeta. Talvez por esta razão Robert Zemeckis tenha o colocado no filme.

A mecânica corria a cargo de um motor central de origem franco-sueca. Um PRV (Peugeot, Renault, Volvo) de seis cilindros em V de quase três litros e injeção de combustível Bosch K-Jetronic, novidade na época, mas convencional. O DMC-12 não era um foguete, seu desempenho era mediano. O carro era até muito caro para o que era oferecido.

A ironia deste automóvel, cujo criador chamou de "ético", é que foram usados alguns meios muito pouco "éticos" para salvar a companhia da falência. Inclusive John Z. DeLorean foi acusado, julgado e preso por tráfico de drogas de mais de 25 milhões de dólares, e foi absolvido em 1984. O criador do DMC-12 morreu em 2005 e, além de desafiar os gigantes do mundo automotivos nos Estados Unidos, deixou criações consagradas como o Pontiac GTO.

Na curta vida da marca - 1981 e 1982 - foram produzidas 6.500 unidades. Mas hoje se pode comprar um DeLorean DMC-12 com zero quilômetro em uma produtora independente que comprou os direitos sobre a marca em 1997.

Veja também

- Galeria de fotos do DeLorean DMC-12


- Nike vai produzir tênis inspirado no DeLorean


 

 

TRÂNSITO LIVRE

todos

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Para postar comentários é necessário ser cadastrado no nosso site. Deseja se cadastrar gratuitamente?

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas