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Teste com o Chevrolet Camaro

19/02/2010 17:00  - Fotos: Divulgação
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Teste com o Chevrolet Camaro

Veja como anda o " muscle car " que a GM vai trazer para o Brasil em 2011

por Rubén Hoyo
do AutoCosmos/México
exclusivo para Auto Press


O Chevrolet Camaro é um carro peculiar. Trata-se de um “ muscle car ” com motor V8, 405 cv e tração traseira. Surpreendentemente, no entanto, os engenheiros da General Motors chegaram a um rendimento prometido de 10,6 km/l em estrada, o que lhe valeu boas classificações por parte da EPA – Environmental Protection Agency, a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos. Ainda assim, este novo Camaro chega para colocar seus rivais no lugar. Tanto Ford Mustang quanto o Dodge Challenger, mesmo na versão SRT-8, são mais lentos no zero a 100 km/h.  



A antiga geração do Camaro, de 2002, era um disco voador pouco atrativo, que não atendia ao gosto dos consumidores. Foram necessários sete anos de ausência e um mercado livre para o desfrute do Mustang desde 2005 para que a GM trouxesse o Camaro de volta. Modelo que ainda se baseia em alguns elementos de desenho dos velhos Camaro para poder reinterpretar de maneira sublime o que deveria ser um “ muscle car ” do novo milênio.



O modelo testado carrega um V8 de 6.2 litros da linha L99, que entrega 405 cv e 56,4 kgfm. Este motor é dotado da tecnologia de desativação de cilindros, já aplicada em utilitários esportivos grandes, como o Suburban e o Yukon. A transmissão é automática de seis velocidades com comandos no volante. É importante salientar que o Camaro SS em sua versão manual usa também um V8 de 6.2 litros, só que essa unidade de força é da linha LS3, derivada do Corvette, com 432 cv e 58 kgfm aliada a uma transmissão de seis marchas. O L99 é um conjunto de menor compressão e rotações que o LS3.  



Evidentemente, e como não poderia deixar de ser, a tração é traseira, já que o Camaro usa a plataforma Zeta dos modelos GM australianos menos conhecidos. Claro, com uma suspensão traseira redesenhada para receber o sistema independente por braços múltiplos. O que significa que o Camaro não só está mais firme em retas, como também nas curvas, como um esportivo deve ser. A suspensão da configuração SS também é mais rígida que a das versões V6. Os pneus são enormes Pirelli P Zero – 245/40 R20 na frente e 275/40 R20 na traseira – que escondem discos de freio de 14 polegadas com pinças de quatro pistões da Brembo.



Os números do Camaro SS são bastante sérios, com um zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Uma característica importante para garantir toda estabilidade em uma curva é que as versões SS contam com um diferencial com escorregamento limitado, mas o controle de tração e de estabilidade pode ser desativado.  



O modelo tem preços nos Estados Unidos a partir de US$ 22.995 –  aproximadamente R$ 42 mil – e o SS começa em US$ 30.995 – cerca de R$ 56 mil. Tem como competidores naturais o Ford Mustang e o Dodge Challenger. A versão SS oferece 102 cv a mais que o Mustang GT, mas substancialmente menos potência que a versão Shelby. O mesmo ocorre com o Challenger, já que a versão R/T com motor V8 HEMI é menos potente, mas a SRT-8 tem mais potência.

Neste caso, a disputa é mais acirrada e, de fato, o Camaro SS é superior, tanto em acelerações como em curvas e frenagens do que o Challenger SRT-8. O novo Nissan 370Z também é um competidor para o Camaro, segundo a GM. No desempenho, seu peso e tamanho menores o permitem superar o Chevrolet. No entanto, não se trata de um “ muscle car ”. De qualquer forma, o novo Camaro se mostra como o melhor “ muscle car ” da atualidade.


Primeiras impressões


Imponência selvagem

Toluca/México – O Chevrolet Camaro 2010 é uma delícia sob qualquer perspectiva. E não só pela presença inigualável na rua. Nem Challenger e muito menos o Mustang são tão imponentes e espetaculares como o Camaro.



Claro que essa excepcional estética cobra a conta do condutor em certo sentido. A visibilidade é ruim, inclusive na frente. O proeminente capô tem uma linha tão reta que fica complicado calcular as proporções da parte dianteira. Atrás, os estilosos espelhos em conjunção com uma linha de cintura proeminente e colunas traseiras muito largas prejudicam as manobras de estacionamento – faltam sensores de obstáculos.



Uma vez superado o trauma de estacionar ou de trafegar no trânsito pesado, tudo é um desfrute. O V8 de 405 cv tem um desempenho excepcional. As acelerações são verdadeiramente supreendentes. E não importa em qual circunstância se encontra, o Camaro SS sempre tem potência de sobra. O ronronar avisa aos condutores vizinhos que embaixo do capô reside um endiabrado motor. A transmissão faz um trabalho excepcional. Em modo drive, mantém um regime amistoso com o consumo de combustível. Ao passar o câmbio para o modo manual, a caixa aguenta as mudanças tanto como exigimos.



Nas curvas, o Camaro se porta bem. A suspensão independente multilink atrás entrega um refinamento e controle que o Mustang não oferece. Inclusive, com todo esse poder sob o capô o carro está sempre na mão, mesmo com os dispositivos eletrônicos desligados. Basta uma correção na direção e o Camaro encontra o caminho correto. A direção, aliás, é muito precisa, muito mais do que sugere o superdimensionado volante. As imperfeições da pista são isoladas de maneira adequada.



No espaço, ainda que seja um cupê 2+2, os bancos traseiros não são aptos para adultos de estatura média. O espaço para as pernas e cabeças é reduzido. O porta-malas tem uma capacidade decente para acomodar bagagens de duas pessoas, ainda que tenha um vão ridiculamente pequeno. O nível de equipamento é amplo e oferece o necessário para uma viagem cômoda: vidros e espelhos elétricos, comandos de áudio e conexão Bluetooth no volante, teto solar, bancos esportivos revestidos em couro e com aquecimento. Uma rara decepção é o ar-condicionado, que não é automático.




 

TRÂNSITO LIVRE

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Comentários

Existem 1 comentários
#1 - Filipe Miranda de Melo
25/12/2010 - 13:34

Minha meta de consumo!! O melhor Muscle!!

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