MotorDream

Institucional

Como muitas boas ideias, MotorDream surgiu de um sonho: criar uma publicação automotiva com uma proposta editorial verdadeiramente moderna e inteligente.

MotorDream foi elaborado pela empresa jornalística Carta Z Notícias - a mesma empresa que, em 1992, lançou o noticiário Auto Press. Atualmente, Auto Press é o conteúdo editorial automotivo mais lido do Brasil e abastece mais de 30 jornais e revistas, que somam uma tiragem superior a um milhão de exemplares, além de 12 portais.

Desde que foi ar ar pela primeira vez, em 28 julho de 2009, MotorDream trabalha para unir a agilidade e a versatilidade da internet ao foco permanente no interesse do consumidor brasileiro de automóveis. Tudo isso apoiado nos princípios do bom jornalismo e também na ampla rede de acordos editoriais internacionais com veículos especializados como InfoMotori (Itália), AutoCosmos (México), MegaAutos (Argentina), AutoAnuario (Uruguai) e AutoMotriz (Venezuela).

Além de informações mais globalizadas, quentes e confiáveis, outro resultado dessas parcerias é que MotorDream é o veículo de comunicação brasileiro que mais publica testes de veículos - em média, um veículo testado por dia útil. Boa parte desses testes é publicada em MotorDream em primeira mão imprensa especializada nacional. É também o site nacional que mais produz conteúdo editorial sobre indústria automotiva - média de 15 notícias por dia útil.

Como qualquer bom portal jornalístico, MotorDream também busca publicar as notícias na frente dos concorrentes e privilegia a exclusividade das informações. Mas considera igualmente importante reafirmar a ideia de contextualização e aprofundamento da notícia para atrair o leitor/internauta pensante, que procura um jornalismo automotivo de alto nível.

Para permitir maior interatividade com esse público tão exigente, a opção é fazer de MotorDream um portal do gênero “comunidade online”, onde cada internauta pode opinar livremente sobre todas as notícias publicadas - basta se cadastrar. Todo o comentário deve ser identificado, o que também contribui para elevar o nível de qualquer crítica ou debate.

O conteúdo editorial está dividido por áreas de interesse. Por isso, o leitor de MotorDream sempre encontra pautas selecionadas dentro de critérios jornalísticos lógicos e modernos, que valorizam o tempo e a inteligência de quem busca informação qualificada. A intenção é que cada uma das seções - Acessórios, Autopeças e Insumos, Indústria, Lançamentos, Ônibus e Caminhões, Motos... - funcione como se fosse um site independente, que ofereça cobertura específica, atualizada e completa sobre cada tema. Afinal, não dá para perder tempo “separando o joio do trigo” na internet.

Enfim, MotorDream tem como objetivo oferecer um jornalismo ao nível da melhor imprensa automotiva mundial, que atraia o internauta que exige informação qualificada. E, em consequência disso, se tornar uma mídia online cada vez mais eficaz.

 

Linha do tempo

28 de julho de 2009MotorDream vai ao ar pela primeira vez. A primeira matéria publicada é a reportagem "A coceira dos dezessete", sobre a tensão que toma conta de muitos adolescentes brasileiros às vésperas de tirar a carteira de motorista.

Janeiro de 2010MotorDream se torna site parceiro de UOL Carros, a editoria automotiva do UOL. Atualizado 24 horas por dia, sete dias por semana, o UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet. Segundo o Ibope, o portal é líder no país, alcançando uma audiência superior a 34,3 milhões de visitantes únicos e mais de 4,9 bilhões de páginas vistas por mês. 

28 de julho de 2010No primeiro ano de MotorDream, segundo o Google Analytics, a audiência total foi de 2,22 milhões de visitas (com 4,08 milhões de pageviews e 1,08 milhão de visitantes únicos).

Janeiro de 2011 - Para facilitar a missão de se tornar um portal de referência, MotorDream passa a contar também com as matérias do noticiário Auto Press.

28 de julho de 2011No segundo ano de MotorDream, a audiência dobrou em relação ao primeiro ano. Foram 4,34 milhões de visitas (com 7,45 milhões de pageviews e 2,26 milhões de visitantes únicos).

5 de abril de 2011 - a reportagem "Pequenos parceiros de grande valor", escrita pelo jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira e publicada em 28 de fevereiro de 2011 em MotorDream, foi premiada como Destaque na Internet da quinta edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.  

1 de janeiro de 2012 - Em 2011,  MotorDream  registra um crescimento de audiência de 116,5% em relação a 2010. Em dezembro de 2011, segundo informações do Google Analytics,  MotorDream totalizou 1.150.671 visualizações de página, 687.617 visitas e 485.951 visitantes únicos, que se configuram no recorde de audiência do portal automotivo.

2 de maio de 2012 - É publicada a reportagem "Renault mostra novo teaser do Clio IV", que se torna a notícia número 10.000 em MotorDream.

Junho de 2012MotorDream torna-se parceiro do BOL, o serviço de e-mail grátis pioneiro no país, com mais de 3,7 milhões de contas ativas. O portal ainda reúne canais de notícias e entretenimento, com atualização diária. O BOL tem aproximadamente 550 milhões de páginas vistas por mês, incluindo páginas de notícias, fotos, vídeos, webmail, bate-papo e parceiros.

28 de julho de 2012 - No terceiro ano de MotorDream, a audiência aumentou 39,59% em relação ao segundo ano. Foram 6,15 milhões de visitas (com 10,38 milhões de pageviews e 3,56 milhões de visitantes únicos).

1 de janeiro de 2013 - Em 2012,  MotorDream  registrou um crescimento de audiência de 17,47% em relação a 2011. Totalizou 10.151.968 pageviews durante o ano. 

Abril de 2013 MotorDream passa a oferecer, para download e acesso gratuito, a publicação "Auto Press - 20 Anos em Revista", que comemora as duas décadas de existência do noticiário automotivo da Carta Z Notícias e inclui um panorama automotivo brasileiro dos período entre 1993 e 2012.

 

Missão

Informaranalisar e contextualizar de forma ágil e objetiva tudo o que de mais importante acontece no Brasil e no mundo dentro do amplo universo automotivo - indústria, produtos, serviços, mercado, negócios e marketing.

Valores

Busca permanente da elevação dos padrões de qualidade jornalística e da absoluta confiabilidade das informações.

Motor Dream
MotorDream - Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º Andar - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22220-080
Telefone: (21) 2286-0020 - Fax: (21) 2286-1555

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.
GEO: -22.932985, -43.176320
Webroom Soluções Interativas